VI Blue Cloud

A Home-Page do Passat esteve presente no VI Blue Cloud, o encontro anual dos veículos DKW-Vemag, realizado entre os dias 06 e 09 de novembro na cidade mineira de Caxambu. Sob o tema “O DKW e seus descendentes”, foram convidados a participar os veículos Puma (já convidados em 2007) e, pela primeira vez, em 2008, os Passat.

O evento, que teve o apoio oficial da Audi, contou com a participação de aproximadamente 40 veículos DKW, além de 15 Puma e um menor número de automóveis de outras marcas, como Dodge Dart, Maverick e Fusca. Os Passat marcaram presença com 17 carros em exposição, que mostraram ao público visitante a evolução do modelo ao longo de seus 14 anos de produção, desde um modelo LS 1974, o Passat mais antigo do evento, até um GTS Pointer 1988 dos últimos meses de fabricação, passando por modelos raros ou signicativos como Surf 1980, TS de diversos anos, 4M 1978, L, LS, alguns GTS Pointer – incluindo um raro modelo 1984, o primeiro ano do Passat com motorização 1.8 -, que vieram dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

 A exposição foi realizada no Parque das Águas, principal atração turística da cidade. Possuindo cerca de 210.000m² de área e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o parque conta ainda com 12 fontes de águas minerais com diferentes propriedades, além de piscina, lago, teleférico e outras opções de lazer.

 A chuva forte que caiu sobre a cidade na quinta-feira chegou a assustar os presentes. Na sexta-feira, apesar de não chover com muita intensidade, o mau tempo continuou durante boa parte do dia. Mesmo assim, já era possível admirar verdadeiras raridades, como os DKW Belcar, Vemaguet, Fissore e Pracinha, Malzoni, Puma DKW, Puma GT 4R (um dos 3 sorteados pela revista Quatro Rodas no final dos anos 60), entre outros. Entre os Passat, já marcavam presença versões como o belo (e atualmente raro) Surf, TS 1978 e um LS 1974, da primeira “safra” e absolutamente original. À noite, tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra sobre os 100 anos da Audi, preparada por Peter Kober (Audi Tradition – Alemanha) e apresentada por Flávio Gomes, um dos organizadores da festa. A palestra abordou a história de cada uma das quatro “argolas” da Auto Union (Horch, Wanderer, Audi e DKW), passando pela fusão das marcas e chegando aos dias atuais. Após a palestra, foram apresentadas fotos do maior encontro de DKW’s do mundo, realizado na Alemanha, além de ser oferecido um coquetel aos participantes.

No sábado, São Pedro colaborou e o sol brilhou no Sul de Minas! O número de carros aumentou na área de exposição, com participantes chegando de diversas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante a tarde, foram realizadas palestras pelo ex-piloto carioca Amauri Mesquita, que recebeu durante os anos 60 o troféu de “Esportista Auto Union”, oferecido aos pilotos que se destacavam competindo com carros da marca. A palestra seguinte foi apresentada por Kiko Malzoni, que falou sobre a restauração do protótipo Malzoni de competição construído pelo seu pai – ainda em chapa – e que foi encontrado no interior de São Paulo bastante descaracterizado. Kiko aproveitou para citar outros projetos de seu pai, incluindo o quase desconhecido Passat Malzoni, que teve pouquíssimas unidades produzidas. Após as palestras, foram chamados à mesa nada menos que os ex-pilotos Bird Clemente, Marinho e Jan Balder, além do antigo chefe dos mecânicos da equipe Vemag de competições, Miguel Crispim. Eles prestaram uma emocionante homenagem a Jorge Lettry, chefe da equipe Vemag, falecido no início do ano em Campinas. Sua filha também esteve presente à mesa, recebendo as homenagens.

Ainda na tarde de sábado, grande parte dos carros em exposição participou de um passeio à cidade de Baependi, distante poucos quilômetros de Caxambu. A carreata de DKW, Passat e Puma chamou a atenção dos pedestres por onde passava. Afinal, era impossível ficar indiferente ao característico som dos motores 2 tempos dos DKW ou ao colorido especial que os carros antigos proporcionaram nas ruas e estradas por onde passavam. Um coquetel de encerramento a noite, realizado no Hotel Palace, integrou ainda mais os participantes. As esposas foram presenteadas com brindes oferecidos pela Nação DeKaWeana de Brasília.

No domingo pela manhã os carros antigos podiam ser vistos na frente dos hotéis, com seus proprietários arrumando a bagagem no porta-malas, protagonizando cenas que não são comuns a 20, 30 ou 40 anos. Aos poucos os carros foram deixando Caxambu em direção a suas cidades, levando ótimas lembranças e a vontade de que 2009 chegue logo trazendo o VII Blue Cloud.

A Home-Page do Passat agradece aos organizadores do Blue Cloud, Hélio Marques, Flávio Gomes e Paulo Renato o convite feito aos Passat e a todos os proprietários de DKW presentes ao evento pela excelente recepção que tivemos. Aos “passateiros”, gostaríamos de agradecer a todos que colocaram os carros na estrada e mostraram ao público modelos que já não são vistos a tanto tempo, e em excepcional estado de conservação e originalidade. É assim que se preserva a história!

Confira abaixo o vídeo do evento e as galerias de fotos!

Exposição no Parque das Águas

Passeio a Baependi

Palestras

Viagem – Rio de Janeiro

Viagem – São Paulo

Vídeo do evento

Deixe uma resposta