A história do Passat

Como tudo começou

A história do Passat começa bem antes do seu lançamento. No fim dos anos 60, a VW adquiriu a NSU (Neckarsulm Strickmaschinen Union), fábrica também alemã. Com a compra desta montadora, a VW assumiu um projeto que a NSU possuía para substituir seu moderno modelo Ro 80, criando o K70, sedã de tração e motor dianteiro refrigerado à água, algo ainda inédito para a VW. Porém, o modelo não obteve um bom número de vendas e a VW precisava de um novo sedã médio.

História do Passat - Volkswagen K70
Volkswagen K70

A Audi, já incorporada ao grupo VW, produzia um carro médio, 3 volumes, de linhas mais harmoniosas que K70. Este era o Audi 80. A VW, então, entregou a Giorgio Giugiaro, um dos mais conhecidos designers de automóveis do mundo, a missão de modificar o desenho do Audi 80 para que a própria VW produzisse um modelo feito sob a mesma plataforma. Giugiaro modificou a parte traseira da carroceria, criando um fastback . E assim surgiu o Passat. O nome, assim como Bora, Scirocco e Santana, é de um vento que sopra na Europa (neste caso, de leste para oeste), dando idéia de velocidade. Em 1973 o Passat chegava ao mercado alemão, iniciando sua história de sucesso.

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Audi 80 1972Painel do Audi 80 – semelhança clara com o Passat

 

A história do Passat no Brasil

Em junho de 1974, apenas um ano após o lançamento na Alemanha, o Passat chegava ao Brasil. Inicialmente foi oferecido apenas com duas portas, nas versões básica, L (Luxo) e LS (Luxo Super). Refrigerado a água, tração dianteira, estrutura monobloco (que até então só existia na Kombi), o Passat ia de encontro a todas as características básicas dos VW brasileiros até então. O circuito de freios, por exemplo, atuava em sistema duplo diagonal. Caso um dos sistemas falhasse, uma roda de cada eixo (em lados opostos) ainda se manteria funcionando, evitando a perda dos freios do mesmo eixo. O motor 1.5, única opção, proporcionava 65 cv de potência.

História do Passat - VW Passat L 1974
Passat L 1974

No fim de 1974, a versão 4 portas foi lançada (já como modelo 75), ampliando o leque de opções ao comprador. Porém, a aversão do consumidor brasileiro aos carros de 4 portas não fez dessa versão de carroceria um sucesso de vendas, sendo hoje um modelo raro de ser encontrado. Neste ano, o Passat conquistou o seu primeiro título de “Carro do Ano”, pela revista Auto Esporte.

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Passat LS 4 portas 1975Carro do Ano de 1975

O ano de 1976 foi um marco na história do Passat. Neste ano, ocorreu o lançamento da versão TS (Touring Sport). A versão esportiva do Passat tinha motor 1.6, de 80 cv, carburador Solex duplo alemão e frente de quatro faróis redondos. Uma faixa preta cruzava a lateral do TS, um pouco abaixo das maçanetas, e dava o toque esportivo de acordo com os padrões da época. No interior, detalhes como o volante esportivo e o console com voltímetro, relógio de horas e manômetro de óleo. No painel, onde nas versões mais simples existia o relógio de horas, havia o conta-giros. Foi um sucesso, sendo o sonho de consumo dos jovens da época. Se tornou o esportivo da VW, apressando o fim do saudoso SP-2.

História do Passat - Passat TS 1976
Passat TS 1976

A versão de 3 portas foi lançada também em 76, nas versões L e LS. Com uma enorme tampa traseira e possibilidade de rebater o banco traseiro, o Passat tinha sua capacidade de carga aumentada para 610 litros (até a borda inferior do vidro traseiro) ou 1010 litros (até o teto).

Duas versões foram lançadas em 78: a LSE (Luxo Super Executivo) e a Surf. A primeira foi durante muitos anos o carro mais luxuoso da VW. O LSE tinha a mesma frente de quatro faróis redondos do TS, além do motor 1.6. O interior recebia um melhor acabamento, detalhes como um apoio de braço central no banco traseiro, o mesmo console do TS e ar-condicionado. A versão Surf, ao contrário da LSE, era uma versão bastante simplificada do Passat. Com pára-choques, espelho lateral, maçanetas e frisos pretos, o Passat Surf lembrava as versões SE que a Chrysler fabricou para o Dart e Dodge 1800.

Sendo uma versão mais acessível, com toque esportivo, a versão Surf tinha o mesmo motor 1.5 das versões básicas e alguns acessórios como bancos com encosto alto e pára-brisas verde. Em contrapartida, os cintos de segurança eram de dois pontos e o painel era mais simples. As rodas eram cinza-grafite e os bancos tinham desenhos em vermelho, azul e preto.

História do Passat - Passat LSE 1978
Passat LSE 1978

A primeira reestilização veio em 1979, quando, seguindo a tendência do Audi 80 lançado em 1976 (como se vê nas fotos abaixo), os faróis redondos cederam espaço aos grandes faróis retangulares e as setas passaram dos pára-choques para as extremidades dos faróis. Os pára-choques ganharam ponteiras plásticas, padrão da época. O estofamento também mudou e o volante passou a ter um diâmetro menor. A versão TS agora tinha a faixa preta lateral abaixo dos vidros e, assim como a versão LSE, passou a ter a mesma frente das outras versões. Logo surgiu a versão à álcool, fazendo do Passat a segundo carro movido por este combustível no Brasil.

Em 1980, o Passat conquista pela segunda vez o título de “Carro do Ano” pela revista Auto Esporte.

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Passat 1979 – 1ª reestilizaçãoAudi 80 1976

A segunda reestilização ocorreu em 1983, quando o Passat teve sua frente novamente alterada, passando a utilizar quatro faróis quadrados. As setas retornaram aos pára-choques, sua posição de origem, e olhos de gato na cor âmbar passaram a ocupar as extremidades onde antes ficavam as setas. O motor 1.5 foi aposentado, ficando o novo 1.6 MD-270 como única opção disponível. O lendário TS foi substituído pelo GTS (Gran Touring Sport). A versão GLS (Gran Luxo Super) foi lançada e ficou por pouco tempo no mercado.

As versões foram rebatizadas em 1984, passando a se chamar Special, LS Village, LSE Paddock e GTS Pointer. No meio do ano, o Passat GTS Pointer recebia, enfim, o motor 1.8, se tornando, assim como foi o TS, um dos mais cobiçados esportivos nacionais.

História do Passat - Passat GTS Pointer 1984, ainda com o motor 1.6
Passat GTS Pointer 1.6 1984

Novas mudanças em 1985: o Passat ganhava pára-choques envolventes e novas lanternas, ficando com uma aparência mais moderna. Por dentro, um novo painel. O câmbio passou a ter 5 marchas. As versões de 3 portas e LSE Paddock foram extintas. Em 1986, os motores 1.6 MD-270 foram substituídos pelo AP-600 e o AP-800 deu lugar ao AP-800S.

Em junho de 86, um excedente de unidades do Passat LSE que eram destinadas ao Iraque foi oferecido ao mercado nacional. Apesar de possuir características diferentes do gosto brasileiro, como o estofamento vermelho na maioria das unidades e quatro portas, a aceitação pelo modelo foi muito boa, pois ele contava com itens de conforto como bancos Recaro e ar condicionado de série, por um bom preço.

O motor era o antigo MD-270 e o câmbio possuía quatro marchas, medidas para facilitar a reposição de peças no Iraque. Como exigências do deserto, radiador de cobre e quatro ganchos de reboque (um em cada extremo dos pára-choques). O “Passat Iraquiano”, como ficou conhecido, foi vendido no Brasil até o ano de 1987.

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Passat GTS Pointer 1985Painel do Passat LSE “Iraque”

Mas infelizmente a VW não dava mais a devida atenção ao Passat, destinando esse privilégio a linha BX e Santana. Aliás, para a VW, o Passat deveria ter saído de linha já em 1985. Isso só não ocorreu em decorrência do contrato de exportação firmado com o Iraque na época. Aos poucos a montadora deixava clara sua posição de abandono ao Passat, o privando, por exemplo, de equipamentos já comuns na época, como vidros elétricos e direção hidráulica. Melhorar o Passat seria roubar consumidores dos outros carros VW, e isso não interessava.

Finalmente, no dia 02 de dezembro de 1988, a Volkswagen suspendia a produção do Passat no Brasil, deixando saudades na sua imensa legião de fãs. Algumas unidades ainda chegaram a ser produzidas como modelo 89. Nos seus 14 anos de produção, 897.829 unidades foram fabricadas, incluindo as destinadas a exportação. Para o mercado interno, foram destinadas 676.819 unidades.

 

Outra gerações do Passat

Mas a história do Passat não parou por aí. A terceira geração, nunca comercializada oficialmente no Brasil, foi lançada na Alemanha em 1988, com um visual bastante agradável, sem a grade frontal. O ar entrava no motor por baixo do carro e em volta do símbolo VW. A partir desta geração, apenas a versão 3 volumes (somente 4 portas) e perua estariam disponíveis.No Brasil, apenas as duas primeiras gerações do Passat foram produzidas.

A segunda geração é o nosso Santana, que nunca levou o nome Passat (cogitou-se essa possibilidade quando da reestilização do modelo em 1991). A primeira geração do Passat, com carroceria conhecida como “tipo 32”, foi produzida na Alemanha até o fim de 1980, quando sofreu grande reestilização e tomou as formas do nosso primeiro Santana. Lá, além da versão 3 volumes e perua que tivemos no Brasil, havia ainda a versão hatchback (chamada Quantum), com desenho mais parecido com a primeira geração.

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A segunda geração: o nosso SantanaA terceira geração do Passat

Em 1993 foi lançada a quarta geração, novamente com a grade frontal. A quinta geração apareceu em 1998, com linhas bem mais suaves e maior comprimento. Mais de 3 décadas depois, essa história de sucesso ainda parece longe de terminar…

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Passat 1995Passat 2002

24 comentários

  1. Boa tarde galera,
    Tenho um passat 82 e a frente dele esta com os quatro faróis (do modelo 83) ao invés de dois (modelo 82), sou o terceiro dono, e o dono anterior é o tio da minha namorada então ja sei a procedência do mesmo. E ele conta que retirou da concessionaria da VOLKS ja com os quatro faróis. Gostaria de saber se chegou a sair alguma produção deste modelo ainda no ano de 82, e se saiu provavelmente foi no final do ano, estou correto?
    Alguém pode me ajudar?
    Obrigado pela atenção e compreensão de todos.

    • Boa tarde, André!

      Esse modelo começou a ser produzido em setembro de 1982, porém já como modelo 83. Se o seu carro está como 82/82 no documento (e não 82/83), pode ser uma falha do registro, o que era comum. A forma mais fácil de saber se de fato ele foi produzido assim é pelo chassi. Até o ano/modelo 82, o chassi do Passat começava com BT (2 e 3 portas) ou BU (4 portas). A partir dos modelos 83, o chassi começou a sair iniciando com 9BWZZZ32 + a sigla de 3 números conforme o ano/modelo (ZDP para 1983) + a sequência numérica da carroceria.

      A tabela a seguir pode ajudar: https://hpdopassat.com.br/tabela-anomodelo/

      Veja se assim consegue desvendar o mistério.

      Abraços!

      • Opa Andre, Realmente foi alterada a frente do meu passat, o chassi se inicia com BT. Então pelo jeito não foi só isso alterado, provavelmente o console também foi. Estou restaurando ele, vou comprar a frente original e deixar ele do jeito correto.
        Vocês são de Curitiba, estou certo? Gostaria de começar a comparecer em encontros mas sou de SP. Não tenho muitos contatos que tenham o mesmo gosto que eu. Por ter 21 anos todos amigos preferem carros novos, mas nao troco o meu passat por um carro zero. Obrigado pela ajuda Andre. Logo que terminar a restauração irei mandar fotos de antes e depois pra vocês.
        Abraço!

      • Opa! Sou do RJ. Mande as fotos sim! Aliás, participe do nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/hpdopassat/

        Lá o pessoal também vai gostar de ver o antes e o depois e qualquer ajuda que precisar, tem bastante gente pra tentar esclarecer as dúvidas.

        Abraços!

    • Tenho um Passat 83 modelo SPORT , no qual a VolksWagem fabricou apenas 1200 unidades …
      Ele saía com teto solar , Bancos Recaro painel com Conta Giros e os acabamentos todos na cor preta !!!
      Carro sensacional , e realmente raro de se encontrar … Vale a pena mencionar essa série limitada na descrição da história !!! Forte abraço amigos !!!

  2. Achei um que estava procurando a tempo, mas o cara esta afirmando que tem ar de fabrica , um villge 84, alguem ai sabe se houve algum, pelo que sei, ar condicionado iniciou no iraquiano em 86.

    • Bom dia! O ar-condicionado começou a ser oferecido nos Passat em 1975. Inicialmente colocado em determinadas concessionárias e posteriormente (creio que já em 1976 ou 1977) vindo instalado de fábrica.

    • O LSE 84 vinha com ar condicionado opcional. Tem um exemplar aqui na cidade que era da equipe de engenharia da VW, um LSE 4 portas com ar condicionado de fábrica. Pode ter sido uma encomenda de fábrica. Precisaria verificar o tipo do compressor. Se for similar ao do Landau (quadrado, esqueci a marca), grandes chances de ser original.

  3. estou para comprar um passat ls 1980 porém ele possui quatro farois quadrados, procede a infosmação ou ja foi modificada a frente? desde já agradeço à todos. obrigado!

  4. Estou realizando um sonho, pegando um Passat iraquiano 86 todo original. A coisa mais lida. Até a pintura está original, porém não sei se eu mande pintá, pois está muito queimada e tem um pouco de funilaria pra fazer. Mais é algums amassado, mais pouca coisa é arranhões nas caixas traseiras.

    • Pessoal curiosidade aqui também… Tô pegando um Passat Village 84/84 o câmbio era para ter quatro marchas mas tem cinco e segundo eu li o passat só passou a yer cinco marchas no modelo de 1985… Alguém sabe dizer? Talvez seja o mesmo caso do farol do nosso amigo

  5. ola boa noite adorei o artigo parabens, me tira uma duvida , um amigo dis ter um painel do passat com relogio de vacuo ,eu gostaria de saber de qual ano pertençe , e se o painel é raridade como ele diz rsrsrsrsrs

  6. tenho um passat 1980 modelo ghls que modelo e esse

  7. Bom dia a relatos de passat 1989 ou não porq nunca tive chance de velos nem aq na net

    • Bom dia! Como o próprio texto esclarece, o Passat teve sua produção encerrada em dezembro de 1988. Portanto, não houve Passat 89/89. Há alguns 88/89 que foram faturados em 1989 e constam como 89/89 nos documentos, por erro de cadastro. Mas todos foram produzidos, com certeza, ainda em 1988.

  8. Paulo R. C. Marques

    Também sou um apaixonado por Passat. Há 39 anos tive um Passat Surf 1979 Bege. Era um carro mais simples próprio para minha idade sem muitos recursos financeiros para comprar um Passat mais equipado. Então coloquei rodas de magnésio Mangels, saia frontal, 2 faroletes de um lado só do parachoque dianteiro ( moda na época ), surdina Kadron, toca-fitas CCE, amplificador Tojo GR 100A. Era uma loucura. Até hoje lembro com saudades. Mas então surgiu o Monza que foi considerado nos anos 80 o maior sonho de consumo do brasileiro superando, inclusive o sonho da casa própria, e tive que me render e adquiri dois Monzas nos anos seguintes que também foi minha paixão. Mas o Passat pra mim é um amor eterno. Carro muito bom em tudo: posição pra dirigir, mecânica confiável, econômico, confortável, ágil. Foi um carro fantástico.

  9. Boa noite pessoal! Tirem uma dúvida minha eu tenho um passat 87 monocromático, no documento consta que ele é versão gl só que eu já pesquisei e até agora não encontrei nenhuma versão de Passat gl alguém tem alguma informação sobre isso?

  10. LUIZ WALDEMAR DE OLIVEIRA

    PARABÉNS PELO TEXTO. ESTÁ DIRETO E BEM RESUMIDO. PRECISO DE UM SITE COM AS ESPECIFICAÇÕES DOS MOTORES.

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