Home / Cobertura de eventos / Nacionais e Internacionais / 5º Encontro Nacional do Passat

5º Encontro Nacional do Passat

Exatamente as 9 horas da manhã do dia 12 de setembro de 2014, as portas do Parque das Águas em Caxambu se abriram para receber um evento inédito na cidade: o 5º Encontro Nacional do Passat. O evento, em parceria com o grupo AGMH do Rio de Janeiro, que simultanemente promoveu o 5º Encontro AGMH de Veículos Antigos, trouxe algumas novidades, como a duração de três dias e a possibilidade de deixar o carro no local do evento durante a noite, evitando a necessidade de deslocamento para o hotel. Além disso, os 40 anos do lançamento do Passat foram celebrados, a começar pelo logo do evento.

Antes mesmo do horário marcado para a abertura dos portões, dois Passat vindos da serra fluminense já haviam chegado e aguardavam o início do encontro. Aos poucos, mais amigos chegavam, vindo de cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os irmãos Cazuza e Nilson chegaram no final do dia, a bordo dos seus GTS Pointer 1986 e a rara versão LM 1975, vindos de Brasília em uma viagem sem qualquer problema. Tivemos a disposição quase toda a área com cobertura e ali reunimos modelos variados, como o raro Surf 1978 do Edison Viggiani e o L 1975 de 4 portas do Fernando Vieira, recém-contemplado com as placas pretas, para que o público tivesse a oportunidade de ver naquele espaço uma reunião das mais diferentes versões que o Passat teve ao longo de sua produção. Assim, ali tivemos também versões LS e TS de diferentes épocas, chegando aos desejados esportivos TS e GTS Pointer.

O sábado, como era esperado, levou o número máximo de Passat ao evento, já que muitas pessoas saíram durante a madrugada ou início da manhã pra chegar cedo em Caxambu e poder aproveitar o dia todo. Assim, ao longo da manhã os participantes foram chegando, incluindo uma carreata com aproximadamente 15 Passat que vieram de São Paulo. Carros com placa preta, rebaixados, rodas originais ou aro 17″… Vários estilos de Passat chegavam a todo momento. Com o núnúmero de carros aumentando, reservamos um espaço no gramado para que todos pudessem se posicionar. No balanço final, contamos com a presença de 53 Passat. Um ótimo número, levando em consideração que o evento foi realizado em um final de semana sem feriado prolongado e a uma distância de cerca de 300km das capitais mais próximas.

Além dos Passat, os participantes e o público em geral também tiveram a oportunidade de ver diferentes modelos de carros antigos. Além do “irmão” Santana, que marcou presença com dois impecáveis exemplares, modelos bem raros como um Renault Caravelle 1964 (com detalhes marcantes para a época, como freio a disco nas 4 rodas) e um imponente El Camino 1971, também puderam ser apreciados. E assim como admiramos estes carros, a recíproca foi verdadeira: vários proprietários de outros modelos que participaram do evento elogiaram a variedade e o alto nível dos Passat em exposição, o que só ajuda a fortalecer a participação do Passat nos eventos de antigos e também a divulgação de sua história, evitando que a mesma fique restrita aos seus proprietários.

Como vem ocorrendo nas últimas edições, a mídia também esteve presente para cobrir o encontro. Além do Portal Maxicar, que participou do evento ao longo de todos os 3 dias e publicou uma bela cobertura, a UOL enviou um repórter para conhecer o evento, o que resultou em um belíssimo álbum publicado em seu editorial Carros.

Na tarde de sábado foi realizada uma cerimônia de premiação, onde homenageamos o grupo AGMH pela parceria, amizade e possibilidade de realização do evento, e também o Portal Maxicar, pelo eterno apoio a tudo o que preza os Passat. Também premiamos os participantes, em diferentes categorias, como o Passat que rodou a maior distância pra chegar ao evento, o Passat mais antigo e mais novo (por número do chassi), o dono de Passat mais novo e mais “antigo”, entre outros. Destaque para o Sr. Roberto Gomes que, com 83 anos de idade e esbanjando saúde, veio do Rio de Janeiro dirigindo seu Passat GTS Pointer 1988. A única mulher inscrita, Ana Alice Macedo, de Niterói, também foi justamente homenageada com um troféu. Uma comissão formada por integrantes do AGMH, a nosso pedido, selecionou um Passat como destaque do evento e premiou o belíssimo GTS Pointer 1988 do Edivaldo Moreira. A lista completa dos premiados e categorias pode ser visualizada ao final do texto. Vale também o registro de uma homenagem recebida pela Home-Page do Passat, pelos seus 18 anos de criação, através de uma belíssima placa que foi presenteada pelos amigos do Passat Clube – RJ. Além disso, o Passat Clube – RJ recebeu placas de homenagem do AGMH e também do Nictheroy Clube de Veículos Antigos, pela realização do evento. Durante o coquetel realizado pelo AGMH na noite de sábado, o Passat LM 1975 do Nilson foi consagrado como um dos destaques do 5º Encontro AGMH de Veículos Antigos, levando mais um troféu pra casa.

No domingo foi dia de fazer as malas, mas não sem antes uma diversão: Passat e demais antigos se uniram em uma carreata pelas ruas principais da cidade e, em um buzinaço, arrancaram sorrisos dos moradores. Antes de ir embora, uma pausa pra conferir os carros e limpar alguns giclês entupidos, garantindo uma viagem tranquila. Na bagagem, a vontade de logo termos outro evento pra rever os amigos de longe…

A Home-Page do Passat e o Passat Clube – RJ agradecem a todos pelo esforço em estarem presentes, pela amizade e companheirismo, que proporcionaram um ambiente agradável e um evento que certamente ficará guardado na lembrança de muitos passateiros.

Relação dos homenageados e premiados

Homenageados
Grupo AGMH
Portal Maxicar
Categoria Proprietário/Carro
Maior distância percorrida Nilson e Cazuza, LM 1975 e GTS Pointer 1986 (Brasília – DF)
Passat mais antigo (pelo chassi) Cláudio Mazzoni, L 1974 (Barbacena, MG)
Rodrigo Souza, LS 4 portas 1975 (São Paulo, SP)
Passat mais novo (pelo chassi) Paulo Souza, GTS Pointer 88/89 (São Paulo, SP)
Passateiro mais jovem Bruno Lara, 20 anos, LSE 1986 (Rio de Janeiro, RJ)
Passateiro mais “antigo” Roberto Gomes, 83 anos, GTS Pointer 1988 (Rio de Janeiro, RJ)
Única mulher inscrita Ana Alice Macedo, GL Village 1988 (Rio de Janeiro, RJ)
Destaque do evento Edivaldo Moreira, GTS Pointer 1988 (Belo Horizonte, MG)
Único a ir de Passat a todas as edições André Simas, LS 79/80 (Petrópolis, RJ)

Galeria de fotos

Deixe uma resposta