3º Encontro Nacional do Passat

Pela terceira vez a cidade de Curitiba tornou-se a capital brasileira do Passat. Com a organização do Passat Clube de Curitiba e o apoio da Home-Page do Passat, além de um grupo de proprietários de diferentes regiões do país, o 3º Encontro Nacional do Passat reuniu carros que vieram de diversos estados do país, firmando-se como um evento cada vez mais fortalecido, além de obrigatório para qualquer proprietário ou admirador do Passat.

O evento aconteceu no pátio do supermercado Carrefour da Av. Marechal Floriano, o mesmo local da 2ª edição, e nem o clima frio dos dias anteriores, com temperaturas por vezes inferiores a 10ºC, e a possibilidade de chuva durante o sábado afastou os “passateiros”. Pelo contrário, a edição de 2009 do encontro teve número recorde de Passat, contando com cerca de 100 exemplares ao longo do dia.

Era possível encontrar quase todas as versões produzidas, incluindo algumas séries atualmente raras, como Surf, 4M e Flash. Além disso, o encontro teve a participação de uma das unidades do Passat Julia, modelo fora-de-série construído a partir do Passat durante os anos 80 no Rio de Janeiro. Nas rodas de conversa, a variedade de sotaques deixava claro que muitos vieram de longe para participar da festa.

Carros dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além do interior do Paraná pegaram a estrada rumo à Curitiba. O recorde de distância ficou com os participantes de Brasília, Lellis Greco e os irmãos Joseílson e Nilson Cavalcanti, que rodaram cerca de 1400km desde a capital federal a bordo de dois impecáveis GTS Pointer.

Mesmo antes do encontro, os Passat já chamavam a atenção por onde passavam. Na estrada, os comboios que se formaram recebiam olhares curiosos dos ocupantes de outros carros, que chegavam a fotografá-los. Nas paradas nos postos de gasolina, a curiosidade não era diferente. Já em Curitiba, a gerência do hotel onde participantes de Brasília, Londrina e dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo se hospedaram e ocuparam parte da garagem com 8 belos Passat, solicitou aos proprietários que alinhassem os carros na frente do estabelecimento para que fossem fotografados para recordação.

A presença de modelos convidados também atraiu a atenção dos participantes e do público. O TL Clube, mais uma vez presente, levou 2 exemplares de 1973, sendo um deles o raro TL Personalizado, com suas faixas na carroceria e acessórios que o diferenciavam da versão normal. Já o Clube da Kombi de Curitiba participou com o famoso modelo 1975 no estilo “California Surf Bus”, que faz sucesso em eventos e também já participou de comerciais de uma operadora de celular.

Ainda na linha VW, tivemos a presença de alguns modelos Gol, incluindo a cobiçada versão GT e um modelo LS ainda com motor refrigerado a ar, com cerca de 30.000 km rodados e pneus originais de fábrica. Em uma área à parte estavam expostos os carros da coleção do Fernando Almeida e amigos, que levaram dois Passat GTS Pointer e um LSE “Iraque”, além dos Gol GTi que já se tornaram lendários na internet.

A diversidade dos modelos convidados também se fez presente com algumas bicicletas em exposição, como um pequeno reboque repleto de modelos Caloicross que fizeram muitos dos participantes voltarem no tempo, lembrando da infância. O sócio do Passat Clube de Curitiba, Ingo Dittmar, deixou seu Passat LS 1979 no evento e voltou em casa para trazer, pedalando, sua bicicleta Adler de 1913, na família a quase 80 anos e totalmente restaurada, e ainda demonstrou o funcionamento do farol à carbureto.

O encontro também recebeu a visita de jornalistas que vieram cobrir o evento. O jornal Gazeta do Povo publicou uma matéria no seu suplemento de automóveis, destacando os participantes que vieram de longe. Já a RIC TV, afiliada Record da região, também entrevistou proprietários e gravou duas matérias que foram ao ar nos jornais RIC Notícias e Paraná no Ar. Ambas as reportagens podem ser assistidas após a galeria de fotos do evento.

Nesta edição do evento o público presente também teve a oportunidade de assistir a diversos vídeos que foram exibidos em um telão. Além de um video preparado pelo Passat Clube de Curitiba mostrando a sua participação em diversos eventos, ainda foram exibidos videos de restaurações de Passat, comerciais veiculados na TV, uma matéria sobre o Passat LSE “Iraque” exibida no programa “Limite”, da ESPN Brasil, além de filmes mostrando como foram o 2º Encontro Nacional de Passat e o VI Blue Cloud, ocorrido recentemente.

Diversos brindes oferecidos pelas concessionárias Copava e Luson, e pelo sócio do Passat Clube de Curitiba, Gustavo Loeffler, foram sorteados entre os expositores. Além disso, prêmios especiais foram oferecidos aos participantes que vieram rodando da cidade mais distante, ao Passat mais antigo do evento e também aos passateiros “mais antigos”.

Ao final do dia, os últimos participantes que deixaram o local do encontro seguiram para uma churrascaria, onde participaram de mais uma confraternização antes da viagem de volta. Na bagagem, boas lembranças que não serão apagadas e a certeza de estarem presentes no 4º Encontro Nacional de Passat.

  

Prêmios especiais concedidos aos participantes

CategoriaProprietário / Carro
Maior distância percorridaJoseíson Bezerra, GTS Pointer 1986 (Brasília – DF)
Léllis Greco, GTS Pointer 1988 (Brasília – DF)
Participantes mais “antigos”Mauro da Silva, 63 anos, LS 1977 (Curitiba – PR)
Milton Alegretti, 56 anos, LSE 1986 (Curitiba – PR)
Passat mais antigo do eventoPassat LS 1974 (Joinville – SC)

  

Fotos do encontro

Fotos diversas

Fotos das viagens dos participantes

Reportagem exibida pelo jornal RIC Notícias – 1ª edição

 

Reportagem exibida pela RIC TV – Paraná no Ar

Deixe uma resposta