7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos – Águas de Lindóia

A Home-Page do Passat esteve presente no 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos, realizado na cidade de Águas de Lindóia entre os dias 21 e 24 de abril de 2022. Após dois anos sem a realização do evento, estima-se que esta edição recebeu mais de 1500 veículos antigos ao longo dos seus quatro dias de duração.

7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos
7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos

  

O público também lotou o espaço do encontro e as ruas do entorno, especialmente no sábado. Os presentes puderam ver de perto exemplares raros, como o Cord 1938, a belíssima station wagon Rambler Ambassador 1959, o curioso e um tanto estranho Zimmer Quicksilver 1986 (que só teve 170 unidades produzidas, sendo que duas delas estão no Brasil), entre outros. A elegância ficou a cargo de modelos de marcas como Packard, Hupmobile, DeSoto e o incrível Alfa Romeo 6C 2500 1950, um dos três encarroçados pela Boneschi, e possivelmente o único remanescente no mundo.

Hupmobile 1923 - 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos
Detalhe do enfeite do capô do Hupmobile 1923.

  

A área destinada aos Alfa Romeo, inclusive, foi um dos destaques do evento, com modelos nacionais e italianos. Desde os modelos mais conhecidos, como o nosso 2300 até o FNM Furia GT, passando por exemplares de competição, pelo simpático utilitário A12 e alguns modelos italianos dos anos 80 e 90, a história da marca foi muito bem representada em um espaço próprio no gramado da Praça Adhemar de Barros. Muitos destes exemplares fazem parte da coleção Carros no Brasil e a mostra foi uma homenagem ao falecido colecionador Fábio Steinbruch, fundador do Clube do Alfa Romeo e autor de livros sobre o tema, entre os quais está Memória Sobre Rodas, que integra o nosso pequeno acervo pessoal.

Alfa Giulia SS 1964 - 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos
Alfa Giulia SS 1964 – Um dos destaques entre os Alfa Romeo no 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos

  

E não deixaríamos de falar dos Passat, claro. Em número, não tivemos uma grande presença. Mas em qualidade, todos estavam em impecável estado de conservação. Foram 5 exemplares que tivemos a oportunidade de ver na área de exposição, sendo dois Passat TS 1978. Um deles, na cor Amarelo Java, é nosso velho conhecido dos encontros nacionais em Curitiba e permanecia lindo. O outro exemplar tinha a cor Verde Mantiqueira e era impossível passar por ele e não admirá-lo. Próximo aos TS, um raro e belo Passat Plus 1984 com todas as suas características originais. Havia também um Passat LS 1983 igualmente impecável e ostentando as rodas de liga leve que estreavam como opcional naquele ano.

Passat TS 1978 - 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos
Passat TS 1978: um dos belos exemplares na exposição.

  

Por último, deixamos pra falar um pouco sobre o raríssimo Passat Dacon 180T ano 1980 na cor vermelha que repousava sobre o gramado da praça. Este exemplar apresenta um alto grau de originalidade e acessórios que não poderiam faltar, como as polainas que aparentavam ser retráteis e as rodas de liga. Este mesmo Passat foi matéria da Garagem do Bellote em 2020. Além destes, vimos outros Passat durante os 4 dias de evento, sendo alguns deles na área de vendas e outros nas ruas do entorno, sendo boa parte destes com placa de venda.

Passat Dacon 180T 1980 - 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos
Passat Dacon 180T 1980: alto grau de originalidade.

  

Os demais carros nacionais também estiveram muito bem representados. Desde os modelos mais antigos, como Simca Chambord e Jangada, até exemplares dos anos 90, foi possível apreciar uma enorme variedade de carros brasileiros com alto padrão. Vale ressaltar a presença de séries especiais interessantes e difíceis de ver, como o Escort Laser e a Belina Astro.

A linha BX da VW (Gol, Voyage, Parati e Saveiro) teve um bom número de exemplares na exposição, como vem acontecendo nos últimos tempos. Os utilitários também marcaram presença, com um grande número de pick-ups Chevrolet dos anos 80 e 90, além de F-1000, Rural, entre outros. A participação destes utilitários, inclusive, vem crescendo em quantidade e qualidade a cada ano em todos os eventos importantes.

Já na área de vendas 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos, também foi possível ver exemplares raros ou em difícil estado de conservação. Foi o caso dos pequenos modelos como o Crosley 1948, Subaru 360 1968, Romi Isetta 1959 e de dois modelos para restauro: Austin Bantam (que sempre é referido como o Carro do Pato Donald) e o curioso Messerschmitt.

Capivaras na Praça Adhemar de Barros - 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos
O evento sempre conta com a presença das simpáticas capivaras que habitam a Praça Adhemar de Barros. E não, não vamos aproveitar a ocasião pra fazer piada com a Chevrolet Spin.

  

Mas também, claro, a área estava recheada de grandes modelos norte-americanos, além de ícones da indústria da Europa, como Volvo 1800 ES, Saab, diversos Porsche, entre outros. Também era possível comprar modelos nacionais com baixa km ou mesmo 0km. Um exemplo era o Passat GTS Pointer 1988 com apenas 22.000km. Já os valores pedidos por todos os veículos em questão também estavam no esperado padrão Águas de Lindóia.

E não só de venda de carros era feito o comércio do 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos. Havia um número enorme de barracas de peças e produtos relacionados aos antigos no evento. Alguns vendedores eram especializados em determinadas marcas e fizeram a festa de quem precisava de algo pra completar a restauração.

Com uma procura minuciosa, era possível encontrar alguns itens com bom preço. Porém, pelo tamanho da área de vendas, a pesquisa precisava de muito tempo e paciência. Mas, convenhamos que paciência já é uma condição natural de quem encara uma restauração, portanto essa procura não era um trabalho árduo.

Área de venda de peças - 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos
Mesmo com o cair da noite, o movimento na área de venda de peças permanecia alto.

  

Cabe a nota de nossa participação na Assembleia Geral Extraordinária da Federação Brasileira de Veículos Antigos, realizada na quinta-feira, onde foram apresentados os resultados dos trabalhos dos últimos anos da entidade em prol do antigomobilismo nacional, como a volta da placa de coleção com fundo preto e também a nova resolução sobre os veículos de coleção que em breve deve ser publicada. No sábado, uma nova reunião com diretores regionais e representantes de clubes detalhou um pouco mais os assuntos que não puderam ser debatidos na assembleia pela limitação do tempo.

Assembleia Geral Extraordinária da Federação Brasileira de Veículos Antigos - 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos
Assembleia Geral Extraordinária da Federação Brasileira de Veículos Antigos

  

Ao fim do 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos, nos resta pegar a estrada de volta pra casa e nos planejar para estar novamente presente em 2023, participando de um dos mais importantes eventos de veículos antigos da América do Sul.

 

2 comentários

  1. Que imagens incríveis!! Um carro mais sensacional que o outro!! Obrigado por este álbum, Grigo!!

  2. Tete D’Aigle de Renné Lalique do Hupmobile é fabricado até hoje e pode ser adquirido na faixa dos 250 euros.

Deixe uma resposta