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Todas as versões do Passat brasileiro

Listamos abaixo todas as versões do Passat produzidas no Brasil, com uma breve descrição. Aos poucos, estamos publicando artigos com mais informações sobre cada versão na nossa área Detalhamento de Versões.

Para ter acesso a tabela com todas as versões do Passat produzidas a cada ano, consulte este artigo.

   

Lista de todas as versões do Passat brasileiro

Passat
Versão básica do Passat, lançada em 76, sem itens como relógio e esguicho elétrico de água para o pára-brisa. Oferecida nas versões duas, três e quatro portas.

 

Passat L
Passat L 1974
Até o lançamento da versão básica, o L foi a versão mais despojada do Passat, com estofamento diferente do LS, esguicho do lavador acionado com o pé esquerdo, além de não possuir rádio e acendedor de cigarros. O Passat L foi vendido com 2, 3 e 4 portas.

 

Passat LM
Lançado no final de 74, era uma versão intermediária, entre o L e o LS. Possuía os bancos revestidos com o mesmo tecido do LS, relógio e acendedor de cigarros. Na parte externa, o LM não se diferenciava das demais versões e levava na tampa traseira o emblema “Passat L”. Porém, alguns itens do LS, como temporizador do limpador do pára-brisa, esguichador elétrico e rádio não eram disponíveis no LM nem como opcionais.

 

Passat LS
Passat LS 1980
Foi a versão mais luxuosa do Passat, até o lançamento do LSE. Além de melhor acabamento, possuía itens não disponíveis nas outras versões, como rádio, temporizador do lavador de pára-brisa, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, entre outros.

 

Passat TS
Passat TS 1976
O mais clássico dos Passat, sendo produzido entre 76 e 82. Era a versão esportiva, contando com motor 1.6 (96cv SAE), frente com quatro faróis redondos, rodas e pneus mais largos. O painel tinha um pequeno conta-giros no lugar do relógio e podia vir equipado com ar-condicionado. Como todo bom esportivo, era oferecido apenas com duas portas.

O modelo 76 possui uma faixa lateral na altura da linha da cintura, que sofre inclinação de 45º para o alto no painel traseiro, sendo interrompida pela sigla TS. Em 77 e 78 a faixa passou para a parte inferior da lateral, sem perder a sigla TS. A partir de 79, quando os faróis passaram a ser quadrados, o TS passou a vir com uma discreta faixa preta abaixo dos vidros laterais.

Passat LSE/LSE Paddock
Passat LSE 1980
O Passat LSE era a versão mais luxuosa do Passat. Oferecido apenas com 4 portas, foi lançada no final de 77 (já como modelo 78) e contava com encostos de cabeça nos bancos traseiros, motor 1.6 do TS e ar-condicionado (opcional). Além disso, o modelo 78 tinha a mesma frente e pára-choques do TS.

A partir de 79, passou a ter a mesma frente dos demais modelos, com os faróis quadrados, mantendo o padrão de acabamento e opcionais. Em 84 passou a ser chamado de Passat LSE Paddock, não estando mais disponível a partir de 1985..

 

Passat Surf
Versão destinada ao público jovem, com poucos equipamentos e aparência esportiva. Seguia a tendência criada pelos Dodge 1800 SE e Dart SE. Foi lançada em 1978. Entre os equipamentos oferecidos a mais (em relação a versão básica) possuía apenas bancos altos e vidros verdes. O revestimento dos bancos e laterais era feita em cores vivas. Externamente, contava com para-choques, frisos, maçanetas e retrovisores em preto, além de rodas pintadas de cinza grafite. O motor era o 1.5.

 

Passat 4M
Passat 4M 1978
O Passat 4M foi uma série especial lançada pela VW em dezembro de 1977, sendo comemorativa a produção de 4 milhões de carros no país. Com apenas 1000 unidades produzidas, o Passat 4M tinha como base um LS, porém com a frente de 4 faróis redondos do TS (porém, usavam lâmpadas amarelas) e acabamento diferenciado. A cor era única – cinza grafite metálico – e a parte superior da tampa da mala era pintada em preto fosco, assim como a região ao redor dos vidros laterais. As rodas eram pintadas na mesma cor da carroceria e os frisos laterais tinham acabamento exclusivo. No interior, combinava a tonalidade marrom dos bancos e forrações laterais com o painel e console (igual ao do LS) pretos.

 

Passat LS Série Especial
Série especial lançada no fim de 1981 (como modelo 82), com produção limitada a 1200 unidades. Disponível em duas cores, cinza e verde (ambas metálicas), utilizava o mesmo motor 1.6 do TS. Os pára-choques vinham pintados na cor do carro e as polainas aparentavam ser retráteis. Essa versão também vinha com calotas e ponteira do escapamento cromadas. Alguns itens oferecidos como opcionais no LS normal, como aquecimento, toca-fitas e desembaçador traseiro, vinham de série neste modelo.

 

Passat GLS
O Passat GLS é uma versão de luxo, produzida apenas em 83. Possuía encosto de cabeça traseiros e frisos como o do Village, porém com um filete cromado na parte superior.

 

Passat Sport
Passat Sport 1984
Série especial de apenas 1200 unidades, produzida em 84. A série Sport tinha aparência esportiva, com para-choques, frisos das janelas e máscaras dos faróis na cor preta. Possuía spoiler, rodas de liga, teto-solar, frisos laterais com filete vermelho e vidros verdes. No interior, contava com bancos Recaro, conta-giros e volante igual ao do GTS 84. O motor era 1.6, à álcool.

 

Passat Plus
Produzido no ano de 84, o Passat Plus tinha motor 1.8, câmbio longo de 4 marchas e sistema de escape de maior diâmetro. Externamente, possuía adesivos laterais simulando borrachões, um fino filete vermelho cortando a linha das janelas laterais abaixo do retrovisor, para-choques pintados na cor do carro, spoiler, logotipo 1.8 na grade e as mesmas calotas do Santana CS. Era disponível em duas cores: azul copa e cinza prata. Os frisos das janelas e máscaras de farol eram pretos. Opcionalmente, poderia vir com teto solar. Conheça mais detalhes desta versão em neste artigo.

 

Passat Special
Passat Special 1984
O Passat Special foi lançado em 1984 e era uma versão básica da linha. Não contava com frisos laterais e opcionais “de luxo”, como aquecedor e toca-fitas. Possuía pára-choques e máscaras dos faróis na cor preta, spoiler dianteiro. O retrovisor era o antigo, com regulagem externa. Foi produzido até 1986.

 

Passat LSE “Iraque”
Passat LSE "Iraque"
Versão destinada a exportação para o Iraque. Devido a um excedente de produção, foi disponibilizado ao público brasileiro em meados de 1986, fazendo relativo sucesso. O Passat LSE vinha com 4 portas e contava com ar-condicionado de série. O motor era o velho MD-270, com câmbio de 4 marchas. Outras alterações exigidas pelo mercado iraquiano era o uso de radiador de cobre e 4 ganchos para reboque, ao invés dos dois dos demais modelos. Havia luzes de leitura para os passageiros do banco traseiro e o interior era completamente acarpetado. O painel era completo, o mesmo do GTS Pointer, e também possuía o console da versão esportiva.

Disponível nas cores azul, vermelho (três tonalidades), branco e prata (esta última, bastante rara). Quase todos os modelos vinham com estofamento vinho, fato incomum no mercado brasileiro. A exceção ficava por conta do modelo azul, que possuía um belo estofamento cinza. Conheça mais detalhes desta versão em nosso artigo.

 

Passat LS Village / GL Village
Versão intermediária do Passat, o LS Village nasceu em 84, passando a GL Village em 87. Possuia o motor AP 1.6 (MD-270 até 1985) e até 1984 foi oferecido com 2, 3 ou 4 portas, ficando apenas a versão de 2 portas a partir de 1985. Como opcionais, contava com equipamentos como desembaçador traseiro e rodas de liga. Foi produzido até o final da vida do Passat.

 

Passat Flash
Passat Flash 1987
Comercializada apenas em 1987, o Passat Flash contava com o mesmo motor 1.8 do GTS Pointer. Vinha com calotas e estava disponível em três cores: vermelho, branco e prata. Possuía uma faixa adesiva lateral com a inscrição Flash na extremidade.

 

Passat GTS Pointer
Versões do Passat - Passat GTS Pointer
Versão esportiva lançada em 83 em substituição ao TS (ainda sem a denominação “Pointer”), quando utilizava o motor 1.6. A partir junho de 84, ganhou o motor 1.8 do Gol GT, se tornando um dos esportivos mais cobiçados do país. Possuía bancos Recaro, câmbio de 5 marchas, conta-giros e console com voltímetro e manômetro de óleo. Opcionalmente, poderia vir equipado com ar condicionado e teto solar.