Home / Cobertura de eventos / Nacionais e Internacionais / 4º Encontro Nacional do Passat

4º Encontro Nacional do Passat

Amizade: esta é a palavra que melhor define o que moveu a realização do 4º Encontro Nacional do Passat. A cidade de Curitiba mais uma vez recepcionou o evento, que vem se tornando uma tradição com seu formato bienal, trazendo sempre à capital paranaense um grande número de proprietários e admiradores de Passat. Um grupo que demonstrou ser participativo, amigo e desprovido de qualquer tipo de vaidade que pudesse impedir o sucesso de mais um encontro. Dessa vez, o evento, que foi marcado para o dia 23 de abril, contou também com uma confraternização no dia anterior. Os participantes que chegaram antes à cidade, assim como os próprios passateiros de Curitiba se encontraram em uma churrascaria para almoçar, com direito a espaço especial para as raridades no estacionamento. Após o almoço, um passeio pela cidade, em um comboio de Passat, passando por alguns pontos turísticos e com uma parada no Parque Tanguá para apreciar a paisagem e para mais um momento de confraternização, onde a conversa, claro, girava quase sempre em torno dos Passat.

 O evento aconteceu no pátio do supermercado Carrefour do bairro Champagnat. O novo local, em um bairro agradável e ao lado do Shopping Barigui, trouxe mais opções de restaurantes e lazer para quem quisesse fazer um passeio com os filhos e agradou em cheio aos participantes. O 4º Encontro Nacional de Passat também teve caráter social, com a arrecadação de alimentos que foram doados à NACEC (Núcleo de Apoio a Criança Excepcional de Curitiba), entidade sem fins lucrativos que assiste a mais de 100 famílias de crianças portadoras de necessidades especiais.

Provando mais uma vez a popularidade do evento, pouco mais de 100 Passat compareceram ao local, vindos de diversas partes da região sul, sudeste e centro-oeste. Nesta edição tivemos a presença de carros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, interior do Paraná (além dos carros de Curitiba), São Paulo e Rio de Janeiro. Além destes, o brasiliense Cazuza, que já havia comparecido ao evento anterior a bordo de seu GTS Pointer, novamente enfrentou os cerca de 1400km que separam o Distrito Federal da capital paranaense, desta vez trazendo seu impecável Flash 1987. A variedade de cores e modelos presentes possibilitou aos visitantes conhecer um pouco mais da história do Passat e acompanhar as mudanças que foram implementadas ao longo dos anos de produção. Alguns carros se destacaram pela originalidade, como um impecável TS 1978, de propriedade do curitibano Fernando Almeida. Ainda entre os TS, o modelo 77 na rara cor Cobre Metálico veio rodando de São Paulo trazendo Edison Viggiani e sua noiva, Juliane Machado. Já no lado das versões “mais calmas”, dois LS modelo 1980 chamaram a atenção. Um deles, Bege Jamaica, pertence a André Simas e percorreu quase 1000km de distância para participar, vindo de Petrópolis – RJ, sendo a terceira participação do carro no evento, e a quarta de seu proprietário. O outro exemplar, Cinza Granizo, de propriedade de Rodrigo Amorim, sócio do Passat Clube de Curitiba, estava igualmente impecável e fazia sua estréia no Encontro Nacional de Passat. Ambos usavam placas amarelas decorativas, ajudando a recriar o ambiente dos anos 80.

Os modelos convidados também abrilhantaram o dia. O TL Clube, representado pelos irmãos Lucio e Lucas Foltran, presentes desde o primeiro evento, levou 2 exemplares de 1973, ambos na cor Amarelo Colonial. A linha BX também compareceu, com modelos de Gol GT e GTi, além de um impecável Voyage. Os antepassados dos nossos Passat também foram lembrados através de um belo DKW Belcar, que pertence ao também passateiro Kurt Stern. O modelo, ano 1967, apesar das diferenças notáveis entre os dois carros, como a própria concepção do motor, compartilha com o Passat o mesmo DNA das “quatro argolas” da Auto Union.

Mais uma vez o Encontro Nacional de Passat atraiu a atenção também da imprensa, que veio cobrir o evento. O programa Moto Drive, da CWB TV, gravou uma matéria no local, entrevistando proprietários e mostrando os Passat em exposição. O programa Balanço Geral, da RIC TV, também divulgou imagens do encontro, enquanto o jornal Gazeta do Povo publicou uma matéria registrando o acontecimento.

Diversos brindes foram sorteados entre os expositores, gentilmente oferecidos pelas concessionárias Copava, Germânia, Luson, além das empresas Yokohama, Conduspar, Geral Ferramentas, revista Full Power e site Web Clássicos. E alguns prêmios especiais foram oferecidos aos participantes que vieram rodando da cidade mais distante, ao participante que possui o Passat a mais tempo e um prêmio especial ao Passat “placa preta”, que se destacou pela conservação e originalidade. Durante a tarde, a banda Tinto Seco agitou o encontro, tocando rock de qualidade.

A Home-Page do Passat, como sempre, agradece ao Passat Clube de Curitiba pela recepção, dedicação e força de vontade na organização de mais um excelente evento. Um clube que desde 2004 realiza com excelência o Encontro Nacional de Passat, buscando sempre o melhor, enfrentando todas as adversidades que possam surgir durante a realização de um evento deste porte e tendo como objetivos principais manter viva a história do Passat e estimular a palavra que abriu esta matéria: amizade. Agradecemos também ao Carrefour por ceder o seu espaço e também a todos os participantes, que colocaram os Passat na estrada para a confraternização, mesmo que possam ter enfrentado chuva ou engarrafamentos. O importante para todos era chegar bem, encontrar e fazer novos amigos, ter longas conversas sobre Passat, admirar os carros em exposição e voltar pra casa pensando: “Que venha o próximo!”.

O 5º Encontro Nacional de Passat nos aguarda…

Prêmios especiais concedidos aos participantes

Categoria Proprietário/Carro
Maior distância percorrida Joseíson Bezerra, Flash 1987 (Brasília – DF)
Apoena Rossi, GTS Pointer 1988 (Macaé – RJ)
Participante a mais tempo com o carro Cláudio Wrobleski, TS 1976 (Curitiba – PR)
O “placa preta” do evento Fernando Almeida, TS 1978 (Curitiba – PR)

Fotos do encontro

   

Fotos do passeio e almoço

Deixe uma resposta