Da mesma forma que já feito anteriormente com o Passat Plus, este artigo tem o objetivo de especificar alguns detalhes do Passat LSE que ficou conhecido por aqui como Passat Iraque, no intuito de ajudar os proprietários que estejam restaurando um exemplar destes.
Em primeiro lugar, cabe aqui uma breve explicação sobre esta versão. Até mesmo para evitar que informações equivocadas se propaguem, o que é mais do que comum na internet. Apesar de ter havido o envio de um lote de VW para o Iraque em 1978, entre os quais o Passat constava entre os veículos exportados na ocasião, o Iraque começou a importação regular dos Passat no ano de 1983, seguindo até o fim da produção do Passat no Brasil, em 1988. Portanto, é um erro chamar qualquer Passat 4 portas de “Passat Iraque”.
Este apelido surgiu exatamente para estes modelos que de fato eram destinados ao mercado iraquiano e acabaram sendo vendidos aqui, especificamente nos anos de 1986 e 1987, quando já não havia a opção de 4 portas para o Passat no mercado interno.
O esquema de exportação para o Iraque seguia uma triangulação peculiar: a Volkswagen enviava os Passat para o Iraque, que pagava com petróleo. O petróleo era recebido pela Petrobrás no Brasil, que repassava o valor em dinheiro para a Volkswagen. Em meados de 1986, por conta de um excedente de petróleo no Brasil, a Petrobrás solicitou que a Volkswagen suspendesse a negociação por um período.
Com diversas unidades do modelo já montadas e também para evitar que uma linha de montagem específica fosse paralisada, a solução da montadora foi obrigar as concessionárias a levarem um determinado número destes Passat na cota destinada a cada uma.
De início, a idéia não foi bem aceita pelos revendedores. Porém, logo os consumidores descobriram esta versão bem equipada e as boas vendas, até mesmo com fila de espera em algumas concessionárias, acabou dissipando este receio inicial. Nada muito surpreendente: por um valor equivalente ao dos concorrentes e até mesmo do próprio Passat LS, o consumidor poderia levar pra casa um carro confortável e bem equipado, com painel completo e ar-condicionado.
Como comparação, os dados da revista Quatro Rodas da época citavam o Passat Iraque ao custo de Cz$ 89.900,00 e comparavam seu valor ao do Fiat Prêmio CS 1.3 (Cz$ 89.995,00), Ford Del Rey GL (Cz$ 89.929,00), Monza standard 4 portas (Cz$ 86.401,00) e Santana CS (Cz$ 88.689,00).

As principais diferenças mecânicas do Passat Iraque em relação aos demais Passat da mesma época era o uso do antigo motor MD-270, enquanto a linha 1986 recebia os novos motores AP. Além disso, o Passat Iraque ainda utilizava o tradicional câmbio de 4 marchas, apesar dos modelos Village e GTS Pointer já contarem desde o ano anterior com a caixa de mudanças dotada de 5 marchas.
A decisão da Volkswagen de manter o conjunto mecânico antigo era a de facilitar o envio de peças de reposição para o Iraque, mantendo por lá os mesmos componentes utilizados desde a linha 1983. Fora isso, o motor recebia um radiador de cobre de maior capacidade. A ventoinha era de maior potência (possuía 250w, contra os 180w da utilizada nos Passat para o mercado interno).
Com relação as cores da carroceria, uma dúvida ainda paira no ar. O teste da revista Quatro Rodas da época mostra uma unidade azul e cita a cor como “Azul Mediterrâneo”. De fato, o exemplar testado aparenta ser um tom de azul um pouco mais escuro (nada que possamos comprovar, já que câmeras, condições climáticas no momento da fotografia e a própria impressão da revista podem alterar as tonalidades das cores). Porém os Passat Iraque azul que encontramos nos diversos eventos pelo Brasil, quando originais, são da cor “Azul Laguna”.
Diversas fotos que vemos atualmente no Iraque mostram que de fato há as duas tonalidades de azul. Porém, como ainda não conseguimos uma comprovação confiável de que ambas foram vendidas também no mercado interno, convencionamos que apenas o Azul Laguna foi oferecido no Brasil. Se você possui um Passat Iraque da cor Azul Mediterrâneo de fábrica (comprovado facilmente através da plaqueta fixada próximo ao fecho do capô, que indica a cor do carro), por favor entre em contato através de nosso formulário.
Já no interior, o Passat Iraque chamava a atenção a cor vinho do estofamento das portas e bancos para a maior parte dos modelos. Apenas o modelo de cor Azul Laguna saía de fábrica com o interior cinza. O carpete era mais espesso, com 10mm, ao contrário do carpete de 6mm usado nos demais modelos. O painel era completo, com conta-giros e econômetro, além do mesmo console utilizado no GTS Pointer. O ar-condicionado era de série, fato pouco comum nos anos 80.
Características do Passat Iraque
Características externas
– Cores metálicas: Cinza Prata e Vermelho Fênix
– Carroceria de 4 portas
– Possui quatro ganchos de reboque, sendo um em cada de lado de ambos os pára-choques
– Vidros verdes, com desembaçador do vidro traseiro
– Emblema “1.6” na grade
– Emblemas com o logo VW e “Volkswagen” no lado esquerdo da tampa da mala
– Emblemas “Passat” e “LSE” no lado direito da tampa da mala
– Rodas de aço tala 5″ com calotas centrais cromadas
– Frisos dos vidros cromados
– Frisos da caixa de ar pretos
Características internas
– Ar-condicionado e ar quente
– Painel completo, com conta-giros e econômetro
– Econômetro com escala entre 8 e 18 km/l
– Velocímetro até 200 km/h
– Toca-fitas Bosch Los Angeles II
– Alto-falantes nas portas dianteiras e na chapa próxima ao vidro traseiro
– Console com voltímetro e marcador de temperatura do óleo
– Iluminação do porta-luvas, motor e porta-malas
– Espelhos retrovisores com controle interno
Características mecânicas
– Câmbio de 4 marchas
– Radiador de cobre
– Sistema selado de arrefecimento, igual ao usado no Santana na mesma época
– Ventoinha do radiador de 250w
– Protetor de cárter de série
Boa noite. Estou reformando um iraque 86 vermelho, não estou conseguindo identificar como e feito os ganchos dianteiros, pois o meu foi trocado a frente e nao se preocuparam. Alem disso irei precisar de mais peças e informações para uma restauração mais original possivel. Sou de juiz de fora-mg
Boa noite eu tenho um iraquiano, com motor md 270 72cv, 4 marchas, comprei do meu patrão. Parcelado, logo de início para mim era um carro comum. Mais quando descobrir a história dele vi o Presente, que eu tinha ganhado. É não dou fim de jeito nenhum…
1119/5000
Eu sou do Iraque Eu tinha um LSE 1987 vermelho quando estava na faculdade Eu ainda amo este carro, mas eu dirijo o BMW X5 agora, mas minhas memórias com o Passat eram tão doces, deixe-me falar sobre o Iraque, nenhum corpo chame volkswagen ou mesmo Eu estava realmente surpreso quando um dos meus amigos me disse para pesquisar no google e descobrir que no Brasil eles chamam isso de passat iraquiano.
deixe-me contar algumas informações sobre as especificações
O motor é 1.6L tem ar condicionado tem excelente cassete estéreo Boch, tem alta watt hi feixe de luz e finalmente tem ótimo Horn, na época amávamos sua accelartion ele era rápido em comparação com outros equimos competitivos
o problema mais comum é o eixo de transmissão e alguns deles superaquecem quando usar ar condicionado em junho, julho.
sitll Passat LSE tem memórias com quase todas as casas no Iraque
só restam poucos na rua e também temos um número muito limitado ainda novo em alguns show rooms para atrair pessoas para visitar.
Nota: eu usei o google translate para converter meu idioma para brazelian
tudo de melhor do Iraque para o povo do Brasil
Todos lindos!!! De pensar que tive uma azul… Senti muito quando precisei vendê-lo!
Eu tenho um LSE, 1985, azul laguna. Os 85 são poucos que achei no Brasil, pelo que pesquisei foi um lote que deu problema de documentação e acabaram ficando no Brasil sendo usado dentro da vw e depois vendidos aos funcionários. Tenho do meu nota fiscal da vw e documento de compra do ex dono com a vw.
Boa noite, Marcos!
Excelente! Sabemos de alguns (poucos) exemplares 85 e até um registrado como 89, que acabaram ficando no Brasil. Todos que descobri a origem até agora, entre esses que não são da época “oficial” do LSE Iraque, eram inicialmente de funcionários da VW ou da frota de uso da montadora. Se quiser colaborar e entrar em contato pelo formulário do site (https://hpdopassat.com.br/contato/), eu gostaria de ter esse tipo de material arquivado pra melhorar as matérias do site e ajudar outros proprietários.
Legal, vou separar a documentação Scanear e te mandar!
Obrigado!!! Fico no aguardo!
Tenho um 86 4 portas e marca Special no documento!
É um dos casos típicos citados neste nosso artigo: https://hpdopassat.com.br/denatran-frota-e-erros-de-registro/
Oi bom dia, eu tenho um Passat Iraque 1986
Vermelho. Tou terminando de fazer ums serviços. Mais adoro esse Carro. Muitos dos meu amigos mandam eu vender ou comprar um carro mais popular, pq estou gastando muito nele! Mais e um amor que não sei explicar esse modelo entrou na minha vida. E não pretendo tirar…
bom dia alguem pode dizer a posição correta dos emblemas, existe um gabarito? a altura e distancia. Sobre o emblema LSE consegui um amigo q fez no cad o projeto e outro amigo imprimiu numa 3d. ficou bem bom
tenho um 87 iraque to naquela vendo ou nao vendo . a grana ta curta oque mais desanima e deixar no tempo.
O motor do Iraquiano é inferior ao AP, presente nos outros modelos?