Da mesma forma que já feito anteriormente com o Passat Plus, este artigo tem o objetivo de especificar alguns detalhes do Passat LSE que ficou conhecido por aqui como Passat Iraque, no intuito de ajudar os proprietários que estejam restaurando um exemplar destes.
Em primeiro lugar, cabe aqui uma breve explicação sobre esta versão. Até mesmo para evitar que informações equivocadas se propaguem, o que é mais do que comum na internet. Apesar de ter havido o envio de um lote de VW para o Iraque em 1978, entre os quais o Passat constava entre os veículos exportados na ocasião, o Iraque começou a importação regular dos Passat no ano de 1983, seguindo até o fim da produção do Passat no Brasil, em 1988. Portanto, é um erro chamar qualquer Passat 4 portas de “Passat Iraque”.
Este apelido surgiu exatamente para estes modelos que de fato eram destinados ao mercado iraquiano e acabaram sendo vendidos aqui, especificamente nos anos de 1986 e 1987, quando já não havia a opção de 4 portas para o Passat no mercado interno.
O esquema de exportação para o Iraque seguia uma triangulação peculiar: a Volkswagen enviava os Passat para o Iraque, que pagava com petróleo. O petróleo era recebido pela Petrobrás no Brasil, que repassava o valor em dinheiro para a Volkswagen. Em meados de 1986, por conta de um excedente de petróleo no Brasil, a Petrobrás solicitou que a Volkswagen suspendesse a negociação por um período.
Com diversas unidades do modelo já montadas e também para evitar que uma linha de montagem específica fosse paralisada, a solução da montadora foi obrigar as concessionárias a levarem um determinado número destes Passat na cota destinada a cada uma.
De início, a idéia não foi bem aceita pelos revendedores. Porém, logo os consumidores descobriram esta versão bem equipada e as boas vendas, até mesmo com fila de espera em algumas concessionárias, acabou dissipando este receio inicial. Nada muito surpreendente: por um valor equivalente ao dos concorrentes e até mesmo do próprio Passat LS, o consumidor poderia levar pra casa um carro confortável e bem equipado, com painel completo e ar-condicionado.
Como comparação, os dados da revista Quatro Rodas da época citavam o Passat Iraque ao custo de Cz$ 89.900,00 e comparavam seu valor ao do Fiat Prêmio CS 1.3 (Cz$ 89.995,00), Ford Del Rey GL (Cz$ 89.929,00), Monza standard 4 portas (Cz$ 86.401,00) e Santana CS (Cz$ 88.689,00).
As principais diferenças mecânicas do Passat Iraque em relação aos demais Passat da mesma época era o uso do antigo motor MD-270, enquanto a linha 1986 recebia os novos motores AP. Além disso, o Passat Iraque ainda utilizava o tradicional câmbio de 4 marchas, apesar dos modelos Village e GTS Pointer já contarem desde o ano anterior com a caixa de mudanças dotada de 5 marchas.
A decisão da Volkswagen de manter o conjunto mecânico antigo era a de facilitar o envio de peças de reposição para o Iraque, mantendo por lá os mesmos componentes utilizados desde a linha 1983. Fora isso, o motor recebia um radiador de cobre de maior capacidade. A ventoinha era de maior potência (possuía 250w, contra os 180w da utilizada nos Passat para o mercado interno).
Com relação as cores da carroceria, uma dúvida ainda paira no ar. O teste da revista Quatro Rodas da época mostra uma unidade azul e cita a cor como “Azul Mediterrâneo”. De fato, o exemplar testado aparenta ser um tom de azul um pouco mais escuro (nada que possamos comprovar, já que câmeras, condições climáticas no momento da fotografia e a própria impressão da revista podem alterar as tonalidades das cores). Porém os Passat Iraque azul que encontramos nos diversos eventos pelo Brasil, quando originais, são da cor “Azul Laguna”.
Diversas fotos que vemos atualmente no Iraque mostram que de fato há as duas tonalidades de azul. Porém, como ainda não conseguimos uma comprovação confiável de que ambas foram vendidas também no mercado interno, convencionamos que apenas o Azul Laguna foi oferecido no Brasil. Se você possui um Passat Iraque da cor Azul Mediterrâneo de fábrica (comprovado facilmente através da plaqueta fixada próximo ao fecho do capô, que indica a cor do carro), por favor entre em contato através de nosso formulário.
Já no interior, o Passat Iraque chamava a atenção a cor vinho do estofamento das portas e bancos para a maior parte dos modelos. Apenas o modelo de cor Azul Laguna saía de fábrica com o interior cinza. O carpete era mais espesso, com 10mm, ao contrário do carpete de 6mm usado nos demais modelos. O painel era completo, com conta-giros e econômetro, além do mesmo console utilizado no GTS Pointer. O ar-condicionado era de série, fato pouco comum nos anos 80.
Características do Passat Iraque
Características externas
– Cores metálicas: Cinza Prata e Vermelho Fênix
– Carroceria de 4 portas
– Possui quatro ganchos de reboque, sendo um em cada de lado de ambos os pára-choques
– Vidros verdes, com desembaçador do vidro traseiro
– Emblema “1.6” na grade
– Emblemas com o logo VW e “Volkswagen” no lado esquerdo da tampa da mala
– Emblemas “Passat” e “LSE” no lado direito da tampa da mala
– Rodas de aço tala 5″ com calotas centrais cromadas
– Frisos dos vidros cromados
– Frisos da caixa de ar pretos
Características internas
– Ar-condicionado e ar quente
– Painel completo, com conta-giros e econômetro
– Econômetro com escala entre 8 e 18 km/l
– Velocímetro até 200 km/h
– Toca-fitas Bosch Los Angeles II
– Alto-falantes nas portas dianteiras e na chapa próxima ao vidro traseiro
– Console com voltímetro e marcador de temperatura do óleo
– Iluminação do porta-luvas, motor e porta-malas
– Espelhos retrovisores com controle interno
Características mecânicas
– Câmbio de 4 marchas
– Radiador de cobre
– Sistema selado de arrefecimento, igual ao usado no Santana na mesma época
– Ventoinha do radiador de 250w
– Protetor de cárter de série
Tive um Iraquiano em 2006/2007 carro muito bom e valente….só o que matava era seu cambio de 4 marchas. Vendi e sempre sonhei em comprar outro e colocar um câmbio de 5 marchas. Basta comprar uma caixa de 5 marchas AP e instalar? Pode ser uma caixa 1.6, 1.8 ou 2.0? Precisarei trocar o conjunto de embreagem? Tenho um Iraquiano em negociação, mas quero fazer este swap de câmbio. De motor eu não me ânimo pq teria que mudar a documentacao.Excelente matéria e muito bem pesquisada. Forte abraço.
Tenho um iraquiano prata, 86 com 68mil kms, tenho nota fiscal,manual, manual do radio, etc… uma pasta cheia de papeis. Sou segundo dono apos ficar 32 anos com o primeiro dono, estou precisando dos emblemas da mala, borrachao da mala, ponta do friso lateral lado motorista, e carpete da mala , pois foram perdidos na oficina quando foi para pintura, quero muito deixá-lo original, pois nele até as lâmpadas vi que são originais. Queria até outros itens como o radiador.de cobre pois o original foi trocado, obs. O cano de descarga original de fábrica fui obrigado a trocar esse mes, furou tudo, kkkkk. Em breve vou tentar colocar placa preta nele.
Olá, tb preciso dos emblemas da mala, e uma dúvida qual é o rádio original? Los Angeles II?
Qm sabe a cor certo do carpete do vermelho?
Também era vermelho, mas não sei como especificar o tom certo
Tenho um 86 4 portas, porém marca special no documento!
Só trocar o câmbio, procure pelos cambios do santana 2.0 que tem a relação da quinta marcha 15% mais longa que as do gol!
gostaria de saber Tabelas de medidas, e informações técnicas do ar condicionado do passat lse 1986 ..
Meu pai comprou um passat em 1987 gl Village na cor preta motor 1.8 câmbio 4 marchas, não consegui identificar em nenhumas das versões citadas aqui.
alguém teria o catalogo de peças do iraquiano 86 4 portas?