Recentemente a Home-Page do Passat passou por algumas modificações para melhor organizar o seu conteúdo. Assim, as diversas matérias escritas para descrever as versões do Passat vieram a ocupar uma categoria exclusiva. Assim, visamos facilitar a vida dos leitores que procuram se informar melhor sobre as características originais da versão, seja por curiosidade ou em busca da placa de colecionador. Para expandir o nosso leque de versões detalhadas, neste artigo vamos falar do Passat 4M.
O Passat 4M foi a primeira série especial do Passat lançada pela Volkswagen no Brasil. Como já é de conhecimento amplo, ela foi criada para comemorar a marca de 4 milhões de VW produzidos no país. E já que o objetivo desta área de artigos é a descrição dos detalhes das versões, não vamos nos aprofundar em sua história além do necessário. Para isso, aconselho o artigo “Passat 4M, por quê?, que tive a honra de escrever em parceria com os mestres na história da Volkswagen, Alexander Gromow e Hugo Bueno, para o site Autoentusiastas.

A série especial 4M teve apenas 1000 unidades produzidas. Todas elas eram da cor Cinza Grafite Metálico. Esta cor foi, posteriormente, oferecida para outras versões. Inclusive, foi a única cor metálica que o Passat Surf teve a sua disposição. A maior parte das suas características básicas eram do Passat LS. Inclusive na parte mecânica, pois o 4M utilizava o motor 1.5. Seu carburador era o Solex de corpo simples.
Na parte externa, porém, o modelo 4M se assemelhava ao Passat TS. Apesar disso, sua carroceria era obrigatoriamente de 3 portas. A série utilizava itens das versões mais caras, como os quatro faróis circulares – que veremos mais abaixo que não são os mesmos dos Passat TS e LSE – com frisos ao redor da grade. Além disso, as rodas eram as de tala 5″ e os pneus 175/70 SR13. Outra característica da série 4M eram os pára-choques dotados dos frisos protetores de borracha. Esse item também equipamento de série no TS e LSE.
Esta versão também utilizava frisos laterais. Este item era, até então, exclusivo da série especial. A tampa traseira não utilizava nenhum friso. O mesmo modelo de friso passou a ser oferecido no mesmo ano como acessório nas concessionárias. Por isso, ainda é possível encontrar alguns Passat 78 com a mesma proteção. Em 1979, este friso foi oferecido como opcional na versão LS e como item de série na versão LSE. O mesmo modelo era utilizado também na linha Dodge da mesma época. Neste caso, não apenas em preto mas também em outras cores.

Um dos pontos polêmicos da versão é a presença – ou não – de um adesivo 4M na sua lateral traseira, em ambos os lados. Muitos proprietários atualmente acabam adicionando o emblema nestes locais. Não há, porém, nenhuma imagem conhecida de divulgação da época até agora de um exemplar desta série especial utilizando este adesivo. Isso nos leva a acreditar que ele não existia.

Já o seu interior mesclava itens em tons de bege e marrom na sua forração, com peças pretas. Isso significava que ele não era monocromático como as demais versões da época. Estas possuíam o interior inteiramente na cor preta ou marrom. As forrações laterais, bancos, teto, carpete e colunas eram feitas nas cores marrom e bege. As demais peças, como painel e acabamentos plásticos, eram pretas. Na tabela abaixo, temos um resumo destas peças e suas cores.

O Passat 4M também era equipado de série com rádio OC/OM/FM estéreo. Por conta disso, a Volkswagen instalou um alto-falante na forração lateral traseira do lado esquerdo. Além deste, havia o tradicional alto-falante sob o painel.

O Passat 4M em detalhes
Características externas
– Carroceria exclusivamente no modelo 3 portas;
– Pintura em preto fosco ao redor dos vidros laterais e em parte da tampa traseira;
– Dianteira completa dos Passat TS e LSE, com quatro faróis circulares e frisos ao redor da grade, fixados na carroceria;
– Frisos laterais do mesmo modelo utilizado posteriormente na linha 1979;
– Ausência de friso na tampa do porta-malas;
– Emblema “Passat LS” do lado esquerdo e adesivo “4M” do lado direito da tampa traseira;
– Plaqueta com adesivo “4M” posicionada no lado esquerdo da grade;
– Rodas tala 5″ pintadas na cor da carroceria;
– Pneus 175/70 SR13;
– Faróis do mesmo modelo do Passat TS, porém utilizando refletores de Brasília, para lâmpadas convencionais (mais detalhes na nossa matéria sobre faróis);
– Lâmpadas dos faróis 45/40 W, pintadas de amarelo;
– Frisos protetores de borracha nos pára-choques, assim como nos Passat TS e LSE;
– Friso da caixa de ar em alumínio, sem pintura.
Características internas
– Painel com relógio de horas e hodômetro parcial;
– Adesivo “4M” colado próximo ao difusor de ar do passageiro;
– Peças internas na cor preta: painel e seus revestimentos inferiores, volante, apoio de braço das portas, manivelas dos vidros, acabamentos plásticos dos bancos, tapete do porta-malas, revestimento da tampa traseira, alavanca do freio de mão, coifa e manopla da alavanca de marchas;
– Cintos de segurança, carpete, forrações laterais, das colunas, do porta-malas, porta-pacotes, teto e bancos em tons de marrom e bege;
– Vidro traseiro sem desembaçador;
– Rádio OC/OM/FM estéreo Bosch, modelo AB-243;
– Alto falantes no painel e na forração lateral traseira do lado esquerdo;
– Caixa de fusíveis exclusiva desta versão.
Galeria de imagens
A princípio, todas as características da versão não especificadas neste artigo seguem o mesmo padrão do restante da linha 1978. E assim como toda matéria publicada no nosso site, o texto pode ser alterado futuramente para correções ou inclusão de novas informações que venham a ser importantes para o detalhamento desta versão.