Passat 4M

Recentemente a Home-Page do Passat passou por algumas modificações para melhor organizar o seu conteúdo. Assim, as diversas matérias escritas para descrever as versões do Passat vieram a ocupar uma categoria exclusiva. Assim, visamos facilitar a vida dos leitores que procuram se informar melhor sobre as características originais da versão, seja por curiosidade ou em busca da placa de colecionador. Para expandir o nosso leque de versões detalhadas, neste artigo vamos falar do Passat 4M.

O Passat 4M foi a primeira série especial do Passat lançada pela Volkswagen no Brasil. Como já é de conhecimento amplo, ela foi criada para comemorar a marca de 4 milhões de VW produzidos no país. E já que o objetivo desta área de artigos é a descrição dos detalhes das versões, não vamos nos aprofundar em sua história além do necessário. Para isso, aconselho o artigo “Passat 4M, por quê?, que tive a honra de escrever em parceria com os mestres na história da Volkswagen, Alexander Gromow e Hugo Bueno, para o site Autoentusiastas.

Passat 4M 1978
Imagem publicada na revista “Família VW”, de divulgação interna da montadora.

   

A série especial 4M teve apenas 1000 unidades produzidas. Todas elas eram da cor Cinza Grafite Metálico. Esta cor foi, posteriormente, oferecida para outras versões. Inclusive, foi a única cor metálica que o Passat Surf teve a sua disposição. A maior parte das suas características básicas eram do Passat LS. Inclusive na parte mecânica, pois o Passat 4M utilizava o motor 1.5. Seu carburador era o Solex de corpo simples.

Passat 4M 1978

Na parte externa, porém, o Passat 4M se assemelhava ao Passat TS. Apesar disso, sua carroceria era obrigatoriamente de 3 portas. A série utilizava itens das versões mais caras, como os quatro faróis circulares – que veremos mais abaixo que não são os mesmos dos Passat TS e LSE – com frisos ao redor da grade. Além disso, as rodas eram as de tala 5″ e os pneus 175/70 SR13. Outra característica do Passat 4M eram os pára-choques dotados dos frisos protetores de borracha. Esse item também equipamento de série no TS e LSE.

Esta versão também utilizava frisos laterais. Este item era, até então, exclusivo da série especial. A tampa traseira não utilizava nenhum friso. O mesmo modelo de friso passou a ser oferecido no mesmo ano como acessório nas concessionárias. Por isso, ainda é possível encontrar alguns Passat 78 com a mesma proteção. Em 1979, este friso foi oferecido como opcional na versão LS e como item de série na versão LSE. O mesmo modelo era utilizado também na linha Dodge da mesma época. Neste caso, não apenas em preto mas também em outras cores.

Passat 4M 1978
Friso lateral utilizado no Passat 4M.

   

Um dos pontos polêmicos da versão é a presença – ou não – de um adesivo 4M na sua lateral traseira, em ambos os lados. Muitos proprietários atualmente acabam adicionando o emblema nestes locais. Não há, porém, nenhuma imagem conhecida de divulgação da época até agora de um Passat 4M utilizando este adesivo. Isso nos leva a acreditar que ele não existia.

Passat 4M 1978
Uma das imagens de divulgação da Volkswagen: não há adesivos na lateral traseira, ao contrário do que boa parte dos 4M utilizam atualmente.

   

Já o seu interior mesclava itens em tons de bege e marrom na sua forração, com peças pretas. Isso significava que ele não era monocromático como as demais versões da época. Estas possuíam o interior inteiramente na cor preta ou marrom. As forrações laterais, bancos, teto, carpete e colunas eram feitas nas cores marrom e bege. As demais peças, como painel e acabamentos plásticos, eram pretas. Na tabela abaixo, temos um resumo destas peças e suas cores.

Passat 4M 1978
Bancos e carpetes do Passat 4M. Créditos das imagens: Haroldo Cunha e Hugo Bueno.

   

O Passat 4M também era equipado de série com rádio OC/OM/FM estéreo. Por conta disso, a Volkswagen instalou um alto-falante na forração lateral traseira do lado esquerdo. Além deste, havia o tradicional alto-falante sob o painel.

Passat 4M 1978
Painel do Passat 4M. O modelo possuía rádio estéreo de série e adesivo identificando a versão. O volante e instrumentos são os mesmos do Passat LS.

   

   

O Passat 4M em detalhes

   

Características externas

Características externas

– Cor exclusiva para o ano: Cinza Grafite Metálico (código de plaqueta 080);

– Carroceria exclusivamente no modelo 3 portas;

– Pintura em preto fosco ao redor dos vidros laterais e em parte da tampa traseira;

– Dianteira completa dos Passat TS e LSE, com quatro faróis circulares e frisos ao redor da grade, fixados na carroceria;

– Frisos laterais do mesmo modelo utilizado posteriormente na linha 1979;

– Ausência de friso na tampa do porta-malas;

– Emblema “Passat LS” do lado esquerdo e adesivo “4M” do lado direito da tampa traseira;

– Plaqueta com adesivo “4M” posicionada no lado esquerdo da grade;

Rodas tala 5″ pintadas na cor da carroceria;

– Pneus 175/70 SR13;

– Faróis do mesmo modelo do Passat TS, porém utilizando refletores de Brasília, para lâmpadas convencionais (mais detalhes na nossa matéria sobre faróis);

– Lâmpadas dos faróis 45/40 W, pintadas de amarelo;

– Frisos protetores de borracha nos pára-choques, assim como nos Passat TS e LSE;

– Friso da caixa de ar em alumínio, sem pintura.

    

Características internas

Características internas

Volante e console da versão LS;

– Painel com relógio de horas e hodômetro parcial;

– Adesivo “4M” colado próximo ao difusor de ar do passageiro;

– Peças internas na cor preta: painel e seus revestimentos inferiores, volante, apoio de braço das portas, manivelas dos vidros, acabamentos plásticos dos bancos, tapete do porta-malas, revestimento da tampa traseira, alavanca do freio de mão, coifa e manopla da alavanca de marchas;

– Cintos de segurança, carpete, forrações laterais, das colunas, do porta-malas, porta-pacotes, teto e bancos em tons de marrom e bege;

– Vidro traseiro sem desembaçador;

– Rádio OC/OM/FM estéreo Bosch, modelo AB-243;

– Alto falantes no painel e na forração lateral traseira do lado esquerdo;

– Caixa de fusíveis exclusiva desta versão.

    

Características mecânicas

Características mecânicas

– Motor 1.5;

– Carburador Solex H35 PDSIT.

  

Galeria de imagens – Passat 4M

A princípio, todas as características da versão não especificadas neste artigo seguem o mesmo padrão do restante da linha 1978. Como toda matéria do nosso site, o texto pode ser alterado futuramente para correções ou inclusão de novas informações.

Deixe uma resposta