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Tabela de calibragem – Solex H35 PDSIT e 32/35 TDID

A linha Passat, assim como o restante dos modelos produzidos pela Volkswagen do Brasil nos anos 70, era equipada com carburadores Solex H35 e 32/35 TDID. Os modelos equipados com motor 1.5 (L, LM, LS, 4M e Surf) possuiam carburador de corpo simples, modelo H35 PDSIT (gasolina) ou H35 PDSI (álcool).

Além das diferenças de calibragem e tratamento contra corrosão, estes dois modelos de carburadores se diferenciavam externamente pelo acionamento do afogador. Este, era era feito de modo automático nos modelos a gasolina, através de uma mola que acionada o afogador com o motor frio. A medida que a temperatura do líquido de arrefecimento do motor aumentava, a mola se dilatava até que o afogador deixasse de exercer sua função. Nos modelos movidos a álcool, o afogador era acionado da maneira convencional, através de um cabo.

Além da diferença no sistema de afogador, o modelo a álcool também não possuía o interruptor elétrico da marcha-lenta. O Solex H35 PDSI também foi utilizado até 1981 nos TS e LSE a álcool, já que estes eram equipados com motores 1.5. A partir de agosto de 1982, com a adoção do motor 1.6 para toda a linha Passat, este carburador deixa de ser montado.

Solex H35 PDSIT e 32/35 TDID
Carburadores Solex H35 PSDIT (esq.) e Solex 32/35 TDID

Já os modelos TS e LSE movidos que possuíam o motor 1.6 (BS), eram equipados com carburador de corpo duplo, do modelo 32/35 TDID. Este carburador era importado pela Volkswagen, e por isso é conhecido como “Solex alemão”. Este modelo de carburador foi utilizado apenas nos motores 1.6 a gasolina. Estes motores, quando movidos a álcool, passaram a ser oferecidos ao consumidor apenas a partir de meados de 1982, já utilizando os carburadores Weber também de corpo duplo.

As tabelas abaixo listam as características dos carburadores utilizados até 1981 nos motores 1.5 a gasolina (BR), álcool (BI) e 1.6 (BS).

   

Tabela de calibragem – Motores 1.5 a gasolina (Solex H35 PDSIT) e álcool (Solex H35 PDSI)

Identificação do carburador Solex H35 PDSIT Solex H35 PDSI
Combustível Gasolina Álcool
Diâmetro do difusor (mm) 27 27
Calibre do pulverizador principal 145 167,5
Calibre do ar do pulverizador principal 100 60
Calibre do pulverizador da marcha-lenta 55 60
Tubo injetor 50 50
Válvula de enriquecimento 50/100 ND
Vazão da bomba de aceleração (cm³/curso) 0,80 (+/- 0,15) ND
Diâmetro da válvula estilete (mm) 1,5 1,75
Junta sob a válvula estilete (mm) 1,5 1,5
Peso da bóia (g) 7,3 7,3
Nível de combustível na cuba (mm) 14 a 16 ND
Abertura da válvula-borboleta do acelerador (mm) 0,75 (+/- 0,05) ND
Abertura da válvula-borboleta do abafador (mm) 4,6 (+/- 0,15) ND
Rotação da marcha-lenta (rpm) 950 (+/- 50) ND

ND = Não disponível

 

  

Tabela de calibragem – Motores 1.6 BS (Solex 32/35 TDID)

Identificação do carburador Solex 32/35 TDID
Combustível Gasolina
  1º estágio 2º estágio
Diâmetro do difusor (mm) 24 27
Calibre do pulverizador principal 127,5 X 140
Calibre do ar do pulverizador principal 140 140
Calibre do pulverizador da marcha-lenta 45
Calibre do ar adicional da marcha-lenta 130
Calibre de gasolina adicional do sistema de progressividade 50
Calibre de ar do sistema de progressividade X 100
Válvula de enriquecimento 57,5 75
Tubo injetor 45
Vazão da bomba de aceleração (cm³/curso) 0,90 (+/- 0,15)
Diâmetro da válvula estilete (mm) 1,75
Junta sob a válvula estilete (mm) 0,5
Peso da bóia (g) 7,3
Nível de gasolina na cuba (mm) 38 (+/- 1)
Abertura da válvula-borboleta do acelerador com a do abafador totalmente fechada (mm) 0,65 (+/- 0,05)
Abertura da válvula-borboleta do abafador (mm) 3,7 (+/- 0,15)
Calibre da mistura da gasolina da marcha-lenta 80
Rotação da marcha-lenta (rpm) 950 (+/- 50)

Fonte: Volkswagen do Brasil