Tabela de calibragem – Solex H35 PDSIT e 32/35 TDID

A linha Passat, assim como o restante dos modelos produzidos pela Volkswagen do Brasil nos anos 70, era equipada com carburadores Solex H35 e 32/35 TDID. Os modelos equipados com motor 1.5 (L, LM, LS, 4M e Surf) possuiam carburador de corpo simples, modelo H35 PDSIT (gasolina) ou H35 PDSI (álcool).

Além das diferenças de calibragem e tratamento contra corrosão, estes dois modelos de carburadores se diferenciavam externamente pelo acionamento do afogador. Este, era era feito de modo automático nos modelos a gasolina, através de uma mola que acionada o afogador com o motor frio. A medida que a temperatura do líquido de arrefecimento do motor aumentava, a mola se dilatava até que o afogador deixasse de exercer sua função. Nos modelos movidos a álcool, o afogador era acionado da maneira convencional, através de um cabo.

Além da diferença no sistema de afogador, o modelo a álcool também não possuía o interruptor elétrico da marcha-lenta. O Solex H35 PDSI também foi utilizado até 1981 nos TS e LSE a álcool, já que estes eram equipados com motores 1.5. A partir de agosto de 1982, com a adoção do motor 1.6 para toda a linha Passat, este carburador deixa de ser montado.

Solex H35 PDSIT e 32/35 TDID
Carburadores Solex H35 PSDIT (esq.) e Solex 32/35 TDID

Já os modelos TS e LSE movidos que possuíam o motor 1.6 (BS), eram equipados com carburador de corpo duplo, do modelo 32/35 TDID. Este carburador era importado pela Volkswagen, e por isso é conhecido como “Solex alemão”. Este modelo de carburador foi utilizado apenas nos motores 1.6 a gasolina. Estes motores, quando movidos a álcool, passaram a ser oferecidos ao consumidor apenas a partir de meados de 1982, já utilizando os carburadores Weber também de corpo duplo.

Ainda é possível encontrar no mercado peças de reposição para ambos os carburadores, sendo que há uma facilidade bem maior no caso do H35 PDSIT, que até mesmo o carburador completo original à álcool ainda é oferecido por algumas lojas.

As tabelas abaixo listam as características dos carburadores utilizados até 1981 nos motores 1.5 a gasolina (BR), álcool (BI) e 1.6 (BS).

   

Tabela de calibragem – Motores 1.5 a gasolina (Solex H35 PDSIT) e álcool (Solex H35 PDSI)

Identificação do carburadorSolex H35 PDSIT Solex H35 PDSI
CombustívelGasolinaÁlcool
Diâmetro do difusor (mm)2727
Calibre do pulverizador principal145167,5
Calibre do ar do pulverizador principal10060
Calibre do pulverizador da marcha-lenta5560
Tubo injetor5050
Válvula de enriquecimento50/100ND
Vazão da bomba de aceleração (cm³/curso)0,80 (+/- 0,15)ND
Diâmetro da válvula estilete (mm)1,51,75
Junta sob a válvula estilete (mm)1,51,5
Peso da bóia (g)7,37,3
Nível de combustível na cuba (mm)14 a 16ND
Abertura da válvula-borboleta do acelerador (mm)0,75 (+/- 0,05)ND
Abertura da válvula-borboleta do abafador (mm)4,6 (+/- 0,15)ND
Rotação da marcha-lenta (rpm)950 (+/- 50)ND

ND = Não disponível

  

Tabela de calibragem – Motores 1.6 BS (Solex 32/35 TDID)

Identificação do carburadorSolex 32/35 TDID
CombustívelGasolina
 1º estágio2º estágio
Diâmetro do difusor (mm)2427
Calibre do pulverizador principal127,5X 140
Calibre do ar do pulverizador principal140140
Calibre do pulverizador da marcha-lenta45
Calibre do ar adicional da marcha-lenta130
Calibre de gasolina adicional do sistema de progressividade50
Calibre de ar do sistema de progressividadeX 100
Válvula de enriquecimento57,575
Tubo injetor45
Vazão da bomba de aceleração (cm³/curso)0,90 (+/- 0,15)
Diâmetro da válvula estilete (mm)1,75
Junta sob a válvula estilete (mm)0,5
Peso da bóia (g)7,3
Nível de gasolina na cuba (mm)38 (+/- 1)
Abertura da válvula-borboleta do acelerador com a do abafador totalmente fechada (mm)0,65 (+/- 0,05)
Abertura da válvula-borboleta do abafador (mm)3,7 (+/- 0,15)
Calibre da mistura da gasolina da marcha-lenta80
Rotação da marcha-lenta (rpm)950 (+/- 50)

Fonte: Volkswagen do Brasil