Spots radiofônicos do lançamento do Passat

Sempre tentamos trazer para os nosso leitores todas as curiosidades possíveis que envolvam o nosso Passat no Brasil e no mundo. E desta vez não será diferente. Existem diversos assuntos que ainda não foram publicados sobre a história do Passat, sendo que algumas delas vamos descobrindo apenas com o passar dos anos.

É o caso da nossa publicação de hoje. Nossa coleção de itens sobre o Passat recebeu, recentemente, algo um tanto inusitado: um compacto em vinil com 4 spots radiofônicos que foram utilizados para a divulgação do lançamento do Passat, em 1974. Mas o que são os spots radiofônicos? Segundo pode ser confirmado até em sites como a Wikipedia, um spot pode ser definido como um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio,  feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.

Vale ressaltar também a diferença entre um spot, que utiliza uma mensagem em voz como recurso principal, do jingle, cuja característica é utilizar uma música para passar a mensagem e cativar o público consumidor.

Disco de vinil - Spots radiofônicos do Passat 1974
O compacto em vinil utilizado para divulgar os spots publicitários em rádios do Brasil.

  

Mas, voltando ao compacto em questão, esse tipo de material era enviado para as rádios reproduzirem os spots durante seus intervalos comerciais. Em uma época em MP3 ou qualquer outro arquivo digital, o vinil se apresentava como a melhor alternativa para o envio de material fonográfico com qualidade para qualquer canto do país. Assim, mesmo pequenas rádios do interior que fossem contratadas para divulgar os comerciais de alguma empresa, poderiam receber e divulgar os spots.

Compacto em vinil - Spots radiofônicos do lançamento do Passat
Detalhe da etiqueta do compacto em vinil.

  

E, claro, esse tipo de material não era exclusividade do Passat. O mesmo era feito para outros modelos da Volkswagen, como TL, Karmann Ghia, Fusca… Imaginamos que outras montadoras utilizavam o mesmo meio de gravação.

O compacto obtido foi produzido pela Prova Produções de Vanguarda Filmes e Som Ltda., que até onde conseguimos pesquisar, não mais existe. O endereço que consta na etiqueta do disco, no bairro Jardim Paulista, na cidade de São Paulo, inclusive, era o mesmo onde nos últimos anos funcionou um restaurante e que mais recentemente a casa foi demolida para a construção de outro empreendimento, como foi possível analisar pelo Google Street View. A fabricação do mesmo, foi realizada pela Discos Plásticos Fonopress Ltda. na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Pechincha. Empresa esta que — como esperávamos — também já não funciona mais, sendo que no mesmo endereço atualmente há uma agência de publicidade digital.

Compacto em vinil com spots radiofônicos do lançamento do Passat, em 1974.
Na parte final de cada lado, onde não havia som, a indicação do carro e lado do disco.

  

Os spots radiofônicos de lançamento do Passat

Os 4 spots radiofônicos que constam no compacto tem aproximadamente 30 segundos cada, sendo que acabam utilizando textos diferentes para exaltar as mesmas características: desempenho, conforto e beleza, principalmente. Ao final, a chamada para que o consumidor vá até uma concessionária autorizada conhecer o novo modelo.

Acreditamos que a narração seja de Carlos Alberto Vaccari, famoso dublador falecido em 2008, que também narrou o comercial de lançamento do Passat veiculado na televisão, além de ser conhecido como a voz de narração do desenho Pica-Pau, entre outros. Caso algum leitor reconheça a voz e possa confirmar nos comentários, agradecemos e modificaremos o texto.

Mas, sem maiores delongas, apresentamos abaixo o conteúdo do compacto em vinil… Aproveitem e se inscrevam em nosso canal!

Esperamos trazer futuramente mais curiosidades como esta. E, caso você tenha mais discos de vinil como estes e queira contribuir com o nosso site e ajudar a preservar a história do Passat, entre em contato!

Um comentário

  1. Sensacional! Peça de grande valor histórico!

Deixe uma resposta