Home / Cobertura de eventos / Rio de Janeiro / Village Classic Cars 2019

Village Classic Cars 2019

Foi realizado, entre os dias 5 e 15 de setembro, o Village Classic Cars. Com a organização do Veteran Car Club do Brasil e do Porsche Clube do Rio de Janeiro, o evento tem se tornado, ano a ano, uma referência em termos de exposição de carros antigos no Brasil.

Sempre repleto de agradáveis surpresas, esta edição não foi diferente. Logo na entrada o público encontrava um impecável e raro Cadillac 1916, o carro mais antigo do evento. E, como sempre, havia carros e motos para todos os gostos.

Village Classic Cars 2019
Variedade de modelos norte-americanos no Village Classic Cars.

A ala dos norte-americanos do Village Classic Cars é sempre a mais numerosa, até mesmo pela quantidade e variedade de modelos que temos preservados no Brasil. Além do já citado Cadillac 1916, a marca estava representada por outros modelos, como o reluzente Eldorado Brougham 1958, com portas traseiras de abertura invertida. A Packard, outra tradicional marca de veículos de luxo, tinha em exposição um exemplar de 1937 e um conversível 1948.

Village Classic Cars 2019 - Hudson Roadster 1931
Hudson Roadster 1931

Outro exemplar que chamou a atenção do público foi o Hudson Roadster 1931. Em cores extravagantes, o carro conta com o conhecido “banco da sogra”, como era chamado popularmente no Brasil. Próximo dele, o raro Cord Wetschester 1937 estava até discreto.

De uma época menos glamourosa, porém ainda assim um carro com bastante história pra contar, era o Chevrolet Caprice 1980. O modelo era figurinha fácil nos filmes e seriados dos anos 80 e 90, sendo muito utilizado nos Estados Unidos como táxi ou carro de polícia.

Village Classic Cars - Chrysler Town & Country 1948
Chrysler Town & Country 1948, um dos destaques do Village Classic Cars.

Da Europa, os visitantes puderam apreciar desde o minúsculo Heinkel 1958, que certamente foi bastante confundido com uma Romi-Isetta, até os esportivos De Tomaso Pantera e a Ferrari 308. Este modelo ficou mundialmente conhecido através do seriado Magnum, onde o ator Tom Selleck dirigia um exemplar desta versão. E não podemos deixar de citar também a presença do simpático Trabant 1963, diretamente da Alemanha Oriental.

Marcas tradicionais como BMW, Mercedes-Benz, Porsche também estavam bem representadas. A ala dos Porsche era um espetáculo à parte. Os 100 anos da Citroen não foram esquecidos, e três modelos (DS, Ami e 2CV) representaram a marca.

Village Classic Cars 2019 - Opel GT
Opel GT

Entre os nacionais, destaque para os 60 anos de fabricação do Fusca no Brasil. Modelos de 1959 até 1996 estavam em exposição. Uma ala de utilitários trouxe diversas pick-ups e jipes em impecável estado de conservação e um dos destaques vai para a Ford Pampa L 4×4, ano 1994. O exemplar de chassi número 1 do GT Malzoni também estava presente no Village Classic Cars.

Village Classic Cars 2019 - Fiat 147 e Oggi
Fiats 147 e Oggi

Um dos veículos mais interessantes e raros do Village Classic Cars 2019 era o Willys Itamaraty Executivo. Com uma produção de 25 unidades e 2 protótipos, 19 exemplares ainda são conhecidos atualmente. O exemplar em exposição era pintado de azul escuro metálico e possuía o acabamento Standard. Mesmo sendo da versão dita mais simples, o modelo tinha acabamento esmerado e itens como o ar-condicionado apenas para o compartimento traseiro, com controle na coluna do lado direito.

  

Os Passat no Village Classic Cars 2019

Na edição de 2019, os Passat foram representados por três exemplares. O mais antigo deles era o modelo L 1976 que pertence ao Gutenberg Baptista. O Gutenberg foi piloto de Passat por alguns anos, sendo que algumas imagens dessa história, no Autódromo de Jacarepaguá, já foram publicadas no nosso blog. E sua história com os Passat não termina aí. O exemplar em exposição tem uma bela história de resgate. Foi com este Passat L que ele conheceu sua esposa. Com o tempo, acabou vendendo o carro e nunca mais teve notícias. Alguns anos atrás, o Passat foi encontrado por acaso, em situação quase de sucata e com placas amarelas. Depois de uma longa restauração, ele está de volta a ativa.

Os Passat na edição de 2019 do Village Classic Cars.

O Passat Flash 1987 também trazia uma bela história de resgate. De propriedade do Leonardo Souza, atual presidente do Clube do Automóvel Antigo de Campos, o Flash havia sido o seu primeiro carro, comprado quase 0km em 1988. Em 1991, o Passat acabou sendo vendido. Em 2016 ele reencontrou o carro, em um desmanche e depenado. Não teve dúvidas em comprá-lo e realizar uma restauração completa. Por coincidência, foi flagrado na estrada retornando do restauro e acabou aparecendo no nosso blog.

Deixamos pra falar por último do Passat TS 1977 que já foi até “modelo” do cartaz do 5º Encontro Nacional do Passat, que realizamos em Caxambu – MG. O carro pertencia ao grande amigo e colaborador da Home-Page do Passat, Edison Viggiani Jr. O Edison, que também era proprietário de um belo Passat Surf 1978, partiu de maneira precoce em fevereiro deste ano, como chegamos a noticiar na nossa página do Facebook.

Village Classic Cars 2019 - Passat TS 1977
Passat TS 1977

Como forma de homenageá-lo, o Passat Clube – RJ, clube ao qual ele era associado, realizou uma carreata em março para o evento mensal do Veteran Car Club. Durante este evento, surgiu a ideia de uma homenagem ainda maior: trazer o TS para uma das mais importantes exposições de veículos antigos do Brasil. A proposta foi apresentada pelo Passat Clube – RJ ao Veteran, que imediatamente apoiou a causa e viabilizou a viagem do Passat TS de São Paulo até o Rio de Janeiro, para o Village Classic Cars. 

Para a nossa felicidade, os Passat do Edison serão mantidos na família e devidamente preservados, como ele gostaria. Sua esposa, Juliane, faz questão de manter os carros em funcionamento e permitiu a vinda do Passat TS para esta viagem ao Rio de Janeiro. E ela própria esteve presente, com seus pais, para apreciar o evento e, principalmente, o Passat. Na ocasião, reconhecendo a importância da história, o Veteran Car Club realizou uma homenagem a ela, entregando uma medalha dos 50 anos de fundação do clube.

  

Galeria de fotos – Village Classic Cars 2019

 

Deixe uma resposta