As mudanças no painel dianteiro do Passat que ocorreram em 1977, o foco principal deste artigo, em geral passam despercebidas por grande parte dos proprietários e admiradores do modelo. Isso não é surpresa, já que a localização das mudanças, os orifícios de entrada de ar localizados abaixo do pára-choque, não saltam aos olhos em um primeiro momento, até mesmo por ser algo, de certa forma, discreto.
Porém, algumas dúvidas acabam aparecendo quando algum carro com o painel dianteiro que vamos apresentar aparece em anunciado em classificados ou é exibido nas redes sociais. Para sanar essas dúvidas, e deixar registrado na Home-Page do Passat mais algumas informações valiosas para quem se dedica a estudar a história do modelo, reunimos o material oficial da Volkswagen que dão os detalhes necessários sobre as alterações desta peça.
A Volkswagen emitiu dois boletins técnicos para seus revendedores, que informavam em poucas palavras estas modificações. Vamos falar de ambos abaixo.
Uma coisa que deve ser lembrada é que desde o início da sua produção o Passat era equipado com uma grade plástica na cor preta, que era instalada apenas na entrada de ar do lado direito do painel dianteiro. Esta peça era instalada, provavelmente, para evitar a entrada de objetos, como folhas, no filtro de ar do veículo, que tinha a sua saída voltada para a dianteira.
O painel dianteiro com grades estampadas
O boletim técnico nº 4 do grupo de reparo 66, publicado em março de 1977, informava que a grade plástica deixou de ser aplicada desde os Passat com chassi BU006276 e BT121581, lembrando que a sigla BU se referia aos Passat de 4 portas e BT aos modelos de 2 e 3 portas. A partir destas unidades, informava ainda o mesmo boletim, “os veículos passaram a ter, no lugar dos orifícios inferiores, duas grades estampadas diretamente no painel dianteiro“. Para quem não se recorda ou mesmo nunca reparou neste detalhe, a imagem abaixo mostra como era este painel.
Porém, esta peça durou pouco. Sem explicar os motivos que levaram a uma nova mudança, o boletim técnico nº 5 do grupo de reparo 66, emitido em junho do mesmo ano, substituía o boletim anterior e trazia, além da informação sobre o fim do uso da grade plástica, um novo item. O texto dizia:
“Desde os veículos com números de chassi BT134148 e BU006667, deixou de ser instalado o painel dianteiro com as grades inferiores estampadas.
No local das grades permanecerão abertos os orifícios a elas destinados, e a longarina dianteira direita pintada de preto.”
Além disso, o boletim informava que a Divisão de Peças de Reposição forneceria o painel dianteiro com as grades estampadas até o término do estoque, passando posteriormente a oferecer a peça apenas na versão com os orifícios abertos.
Esta prática, de tirar uma peça de linha e substituí-la por outra com modificações, não mais fornecendo a peça de modelo exatamente como a anterior, não era algo incomum e pode ser observada em outros exemplos citados pela própria literatura da Volkswagen, que futuramente, e conforme a relevância, também poderemos abordar.
Em resumo e com base no material de fábrica citado aqui como referência, podemos dizer que o painel dianteiro com as grades estampadas foi utilizado em exatamente 12.956 unidades do Passat durante o primeiro semestre de 1977. Para facilitar a consulta dos leitores, publicamos abaixo a tabela de início e término do uso deste painel.
Carroceria | Chassi inicial | Chassi final |
---|---|---|
2 e 3 portas | BT121581 | BT134147 |
4 portas | BU006276 | BU006666 |
Além dessa modificação, e apesar de não termos as comprovações documentais da Volkswagen na literatura que possuímos, também é plausível afirmar que foi a partir do fim da utilização deste painel dianteiro com grades estampadas que o filtro de ar do Passat teve sua entrada de ar deslocada em direção a lateral direita do veículo.
Com tudo isso, nos damos o direito até mesmo de lembrar de uma foto de divulgação do lançamento do Passat LSE, para a linha 1978, que utilizava ainda o painel dianteiro de grades estampadas, e especular que a ideia para o Passat Executivo, como também era chamado, já vinha desde o início de 1977.
Outras pequenas alterações no Passat, mas que ainda causam dúvidas, serão apresentadas no nosso site futuramente. Acompanhe nossas atualizações através de nossa página do Facebook e Instagram!
Estou recuperando um Passat LS 77, vermelho 3 portas, que tem grade estampada.
Tenho um dúvida, a mini frente é pintada da cor do carro ou é pintada de preto fosco?