Todas as rodas usadas no Passat

A Home-Page do Passat continua expandindo, aos poucos, o seu guia de referência do que foi utilizado originalmente no Passat. Com isso, queremos disponibilizar aos leitores material para solucionar dúvidas em restaurações, avaliações de originalidade ou mesmo para o estudo do histórico do modelo no Brasil. Os primeiros artigos ainda abrangem os assuntos mais simples, como faróis, lanternas e volantes. Desta vez, nosso objetivo é listar todas as rodas usadas no Passat, detalhando versões e anos em que foram utilizadas originalmente, além das medidas básicas: tamanho do aro, largura e offset.

Todas as informações utilizadas nesta matéria com relação a versões e medidas usam material de época da própria VW como referência e são relacionadas às versões disponibilizadas oficialmente no mercado interno. Como sempre, este artigo está sujeito a alterações futuras, em caso de erros. Para facilitar o reconhecimento dos modelos de liga leve, usaremos como fonte esta matéria do FlatOut!, com os nomes oficiais de diversos modelos de rodas da Volkswagen.

 

Rodas de aço

  

O primeiro modelo de rodas do Passat, em aço estampado e aro 13
O primeiro modelo de rodas do Passat, em aço estampado e aro 13″.

   

Este é o desenho mais comum entre as rodas usadas no Passat, sendo o único disponível até o fim da produção da linha 1982. A roda de aço estampado possui 8 aberturas retangulares e era oferecida com tala 4,5″ ou 5″, de acordo com as versões apresentadas na tabela abaixo. As rodas de tala 4,5″ podem ser reconhecidas por ter seu miolo mais protuberante em relação ao modelo de 5″. Ambos os modelos possuem, também, a inscrição das suas medidas gravada na parte externa. Sua cor era prata, exceto nas versões Surf e 4M.

A roda do Passat possui 8 janelas oblongas e poderia ter 4,5
A roda do Passat possui 8 janelas retangulares e poderia ter 4,5″ (como a da imagem) ou 5″ de largura, conforme a versão e ano do carro. Imagem: Mercado Livre.

     

Em geral, este aro era equipado com calota plástica preta, que cobria apenas a sua parte central. Apesar de ter sido oferecida anteriormente como acessório, a calota central cromada passou a equipar de fábrica inicialmente o Passat LS Série Especial, produzido em 1982, e posteriormente os modelos da linha 1983 e 1984 que saíram com estas rodas, com exceção do Special que mantinha a calota plástica.

Cabe ressaltar aqui uma curiosidade. Apesar de ser algo que não se vê, as rodas de série do Passat GTS eram as de aço e tala 5″, assim como os TS. As rodas de liga leve, como todos conhecemos, apesar de ser a opção comumente vista nas publicações de época, material de divulgação e nas ruas, era tratada como um opcional, assim como para o LSE 1983. Possivelmente trata-se de um daqueles “opcionais obrigatórios” ou quase, assim como, por exemplo, os apoios de cabeça nos bancos dianteiros para os Passat LS e LSE, que por muitos anos eram opcionais, segundo o próprio material de divulgação da VW. Apesar disso, um Passat destas versões sem apoios de cabeça dianteiros é algo que não se via nem mesmo na época. Nota: após a publicação desta matéria, encontramos uma imagem de divulgação da Volkswagen de um Passat GTS com as rodas de aço. Esse registro pode ser encontrado em nosso blog, clicando aqui.

A linha 1983 ainda trazia de série as rodas de aço, mesmo para as versões GTS e LSE. A revista Quatro Rodas nº 274 (Maio de 1983) trazia essa informação no teste do Passat GTS (acima). O manual de 1983 confirmava a informação (abaixo).
A linha 1983 ainda trazia de série as rodas de aço, mesmo para as versões GTS e LSE. A revista Quatro Rodas nº 274 (Maio de 1983) trazia essa informação no teste do Passat GTS (acima). O manual de 1983 confirmava a informação (abaixo).

   

A partir dos modelos 1984, apenas o Passat Special continuou sendo equipado com a roda de aço de tala 4,5″. A recém-rebatizada versão LS Village acompanhou o restante da linha, utilizando as rodas de tala 5″ como item de série, além dos pneus 175/70. Para este mesmo ano, os Passat GTS e LSE, rebatizados respectivamente como GTS Pointer e LSE Paddock, passaram a utilizar rodas de liga leve como item de série.

   

Como mais uma curiosidade, os Passat que vinham equipados com o modelo de liga Twelve Spokes, listada a seguir, possuíam o estepe em aço estampado. Era o mesmo aro aqui citado, de tala 4,5″, porém com um espaçador soldado na parte interna do aro. Assim, era possível utilizar os mesmos parafusos longos das rodas de liga para a eventualidade do uso do estepe.

O estepe que acompanhava os Passat equipados com rodas de liga aro 13
O estepe que acompanhava os Passat equipados com rodas de liga aro 13″: tala 4,5″ e espaçador. Imagem: revista Auto Esporte.

    

Lista das versões que utilizaram este modelo

Aro 13″ – Tala 4,5″ – Offset: 45mm – Pneus 155
Utilizadas nas versõesPeríodo
Passat standard, L, LS, LM, Surf e SpecialTodos
Aro 13″ – Tala 5″ – Offset: 45mm – Pneus 175/70
Utilizadas nas versõesPeríodo
Passat TSTodos
Passat 4MTodos
Passat LSE/LSE “Iraque” (não inclui os Paddock)Todos
Passat LS Série EspecialTodos
Passat LS Village*Apenas linha 1984
Passat GLS*Todos
Passat GTS*Todos

* Rodas de liga leve eram oferecidas como opcionais

Antes de seguir com os demais modelos de rodas usadas no Passat, cabe apresentar alguns modelos utilizados na linha Gol (incluindo seus derivados) em diferentes épocas e que, apesar de claras diferenças, atualmente são confundidas por muitos como sendo rodas originais do Passat, apesar de nunca terem sido utilizadas em nenhuma versão ou ano.

Rodas de aço utilizadas na linha Gol, comumente confundidas com rodas originais de Passat.
Rodas de aço utilizadas na linha Gol, comumente confundidas com rodas originais de Passat.

 

Rodas de liga – Twelve Spokes

Utilizada desde os anos 70 pela Volkswagen na Alemanha, este foi o primeiro modelo de roda de liga leve oferecido para os Passat no Brasil, a partir da linha 1983. Pouco antes disso, as mesmas rodas já eram oferecidas na Parati GLS e no Gol Copa, ambos em 1982. Passou a ser item opcional em toda a linha Passat 1983 e permaneceu como item de série nos LSE Paddock e, por poucos meses, no GTS Pointer, enquanto esta última versão ainda era comercializada com motor 1.6. Também equipou outras versões, como item de série ou opcional, conforme a tabela apresentada abaixo.

Passat LS Village 1986

Lista das versões que utilizaram este modelo

Aro 13″ – Tala 5″ – Offset: 45mm – Pneus 175/70
Utilizado nas versõesPeríodo
Passat GLS (opcionais)Todos
Passat LSE (opcionais)Apenas linha 1983
Passat LSE PaddockTodos
Passat GTS (opcionais)Todos
Passat GTS PointerTodos com motor 1.6
Passat LS Village/GL Village (opcionais)Até a linha 1987
Passat SportTodos
Passat “Carro do Mês”Todos

   

Rodas de aço com calotas plásticas – “Tipo Santana”

Passat Plus 1984
Passat Plus 1984 e a roda de aço então utilizada pelo Santana CS.

Este modelo, o mesmo utilizado no Santana CS, foi introduzido no Passat Plus, sempre coberto pelas chamadas “supercalotas”, conforme o material de divulgação da Volkswagen se referia. A partir de 1985, passou a ser item de série no Passat LS Village, que também oferecia rodas de liga como opcionais. Também foi a única opção disponível de fábrica para o Passat Flash, apesar de ser bem comum vê-los utilizando as rodas Turbine, que equiparam o Santana e a Linha Gol. Em alguns folders do Passat, a Volkswagen se referia a este modelo de rodas como “Tipo Santana”.

Passat Flash: rodas de aço do Santana e supercalotas de série. Imagens: Divulgação VW
Passat Flash: rodas de aço do Santana e supercalotas de série. Imagens: Divulgação VW

      

Lista das versões que utilizaram este modelo

Aro 13″ – Tala 5,5″ – Offset: 38mm – Pneus 175/70
Utilizado nas versõesPeríodo
Passat PlusTodos
Passat FlashTodos
Passat LS Village/GL Village*A partir da linha 1985

* Rodas de liga leve eram oferecidas como opcionais

 

Rodas de liga – Avus

Rodas usadas no Passat - Rodas Avus, Passat GTS Pointer 1.8 1984

Essa é a roda de liga mais conhecida da linha Passat, e uma das mais conhecidas de toda a Volkswagen no Brasil. Também chamada popularmente pelo nome Snowflakes, as rodas Avus passaram a equipar o Passat a partir da introdução da motorização 1.8 no GTS Pointer, em meados de 1984. Portanto, neste ano temos dois modelos diferentes de liga para a mesma versão, sendo uma usada nos Passat GTS Pointer 1.6 e outra usada nos Passat GTS Pointer 1.8 até o fim de sua produção.

Rodas usadas no Passat - Rodas Avus, Passat GTS Pointer

Lista das versões que utilizaram este modelo

Aro 14″ – Tala 6″ – Offset: 38mm – Pneus 185/60
Utilizado nas versõesPeríodo
Passat GTS PointerTodos com motor 1.8

 

Rodas de liga – Nine Spokes

Rodas usadas no Passat - "Nine Spokes", Passat GL Village 1988

Já no fim da produção da linha Passat, na linha 1988, os aros de liga opcionais do GL Village foram trocadas por este modelo. Na mesma época, estas rodas também passaram a ser oferecidas na linha Gol, Voyage, Parati e Saveiro.

Lista das versões que utilizaram este modelo

Aro 13″ – Tala 5,5″ – Offset: 38mm – Pneus 175/70
Utilizado nas versõesPeríodo
Passat GL Village (opcionais)Linha 88 e 88/89

 

8 comentários

  1. Mais um artigo sensacional, será de muita utilidade!!

  2. Excelente material.

  3. Muito bom André, gostei muito deste artigo, realmente um ótimo parâmetro para se conhecer sobre os sapatos de Passat BR!!!
    Aproveitando o ensejo, toda roda de passat usa como referência a furação 4×100 (que significa que a distância entre os 4 furos são de 100mm, e usam cubo de 57mm.
    As rodas de ferro, durante seu maior período de fornecimento à VWB, eram fabricadas pela Fumagalli, hoje pertencente ao grupo Rodabras rodas, e acredite, são fabricadas novas até hoje, apesar do valor não ser muito convidativo.
    Estas rodas de ferro do passat, tala 5, a VWB também usou em Gol CL e C (1987 ate 1989) destinado à frotistas!
    Só para se ter uma idéia do que significam os códigos em baixo relevo nas rodas, por exemplo: 5Jx13CH
    5 se refere à largura da roda em polegadas.
    J se refere à letra que simboliza a forma do talão da roda.
    13 se refere ao diâmetro da roda em polegadas.
    CH se refere à abreviação da palavra Inch, que significa polegadas em inglês
    Já os outros códigos desta roda se referem ao logotipo volkswagen, os números de 2 dígitos, como 88, significa o ano de produção da roda (também pode se tratar de uma roda para reposição de época, datada de 1988), o código ET45 se refere ao valor offset da roda, que é a distância entre o meio da roda e o furo para o eixo na roda, as letras ET significam Einpresstiefe em alemão e se refere à profundidade de inserção, e o número 45 é a distância que tem entre a roda e o eixo central.
    E em alguns casos (dependendo do ano de fabricação) encontramos outro código, ZBA.601.025.P – 2BT que é o código de controle da VWB para estoque e revenda destas rodas.
    As rodas Nine Spokes também eram conhecidas mundialmente como tarantula (sem assento mesmo, pois eram conhecidas assim em outros países) equipou o golf Mk2, entre outros VW no ínicio dos anos 80.
    Abrs!

    • Saymon, só uma ressalva:

      No código ZBA.601.025.P – 2BT , a indicação 2BT se refere ao fabricante da peça, numa padronização estipulada pela Volks.

      Trabalhei num fornecedor da Volks, no desenvolvimento da fechadura do porta malas do Fox (projeto Tupi) e o nosso código na época era 1AF.

      Abraços!

  4. Alguém saberia me informar qual a cor da parte pintada da roda Avus?

  5. Rômulo Bastos Fillipin

    Matéria Sensacional, parabéns.. Alguém sabe dizer qual o nome da cor correta original das rodas de ferro? obrigado

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