Motores 1.8 utilizados no Passat

O motor 1.8 foi introduzido na linha Passat a partir de meados do ano de 1984. Esse motor, apesar de ter sido lançado antes da denominação AP, já possuia quase todas as características da então futura linha de motores, como as mesmas medidas do diâmetro dos cilindros e curso do pistão, e equipava a versão GTS Pointer, além da série especial Plus (vendida apenas em 1984).

Motores 1.8 do Passat
Imagem do lançamento do motor 1.8 para o Passat, em 1984.

A partir de junho de 1985 a VW introduz uma série de alterações em sua linha de motores, como nova árvore de manivelas e bielas mais longas, dando início a denominação AP e a versão 1.8 passa a ser conhecida como AP-800. No ano seguinte, a partir do chassi 32ZGP006310, é introduzido na linha Passat o AP-800S, exclusivamente a álcool, já utilizado no Gol GT, com comando de válvulas 049G. Este motor foi utilizado não apenas no GTS Pointer, mas também na série especial Flash, produzida em 1987.

Todos os motores 1.8 do Passat vinham equipados com o carburador Brosol 2E7, em diferentes versões e cuja tabela de calibragem você também encontra aqui na Home-Page do Passat.

As tabelas abaixo listam as características dos motores 1.8, utilizando as siglas de identificação de fábrica, que são UD (gasolina) e UE (álcool).

Dados técnicos dos motores 1.8 do Passat – Álcool

Identificação do motorUE até 038.963

De UE 038.964

até UE 077.953

Desde UE 077.954
CombustívelÁlcool
Tipo de construçãoMotor de combustão interna, a quatro tempos arrefecido a água, instalado na parte dianteira do veículo, em sentido longitudinal e oblíquo
Número / disposição de cilindros4 / verticais em linha
Diâmetro dos cilindros / Curso do pistão (mm)81 / 86,4
Cilindrada (cm³)1781
Volume total da câmara de combustão (cm³)39,3
Razão da compressão12,0:1
Compressão dos cilindros: max/min (atm)16,0 a 18,0
Variação máxima admissível de compressão entre os cilindros (atm)1,5
Potência máxima KW (cv) / rpm 
NBR 548468(92) / 500069(94) / 500073(99) / 5600
SAE J 134968(92) / 500069(94) / 500073(99) / 5600
Momento de força Nm (mkgf) / rpm 
NBR 5484149(14,9) / 2600150(15) / 3400146 (14,6)/ 3200
SAE J 1349149(14,9) / 2600150(15) / 3400146 (14,6)/ 3200
Rotação de marcha-lenta (rpm)700 a 800700 a 800900 a 1000
Índice de CO na marcha-lenta (%)1,5 a 2,5
Peso do motor com óleo (kg)120
IgniçãoEletrônica
Ordem de ignição1 – 3 – 4 – 2
DistribuiçãoDispositivo de avanço à vácuo e centrífugo
Ponto de ignição (APMA) a 1000 rpm – tomada de vácuo desligada15ºDe UE 077.954
até UE 122.545: 15ºDesde UE 122.546: 9º
Ângulo de permanência 
1500 rpm34º a 52º
2000 rpm43º a 55º
3000 rpm50º a 60º
4000 rpm53º a 63º
5000 rpm52º a 63º
Velas de ignição 
BoschW6D
NGKBP6ES
Afastamento dos eletrodos (mm)0,6 a 0,8
Diâmetro da rosca das velasM14 x 1,25
Volume de óleo lubrificante sem filtro / com filtro (litros)3,0 / 3,5
Consumo de óleo (litros / 1000 km)1,0
Capacidade do sistema de arrefecimento sem ar-quente / com ar-quente (litros)5,4 / 6,1
Temperatura de abertura da válvula termostática (ºC)93 a 97
Funcionamento do interruptor térmico do ventilador: Conecta em / Desconecta em (ºC)90 a 95 / 85 a 90

   

Dados técnicos dos motores 1.8 do Passat – Gasolina

Identificação do motorUD até 003.541

Desde UD 003.542

CombustívelGasolina
Tipo de construçãoMotor de combustão interna, a quatro tempos arrefecido a água, instalado na parte dianteira do veículo, em sentido longitudinal e oblíquo
Número / disposição de cilindros4 / verticais em linha
Diâmetro dos cilindros / Curso do pistão (mm)81 / 86,4
Cilindrada (cm³)1781
Volume total da câmara de combustão (cm³)60,260,0
Razão da compressão8,3:18,5:1
Compressão dos cilindros: max/min (atm)10,0 a 12,0
Variação máxima admissível de compressão entre os cilindros (atm)1,5
Potência máxima KW (cv) / rpm  
NBR 548463(85) / 520063(85) / 5000
SAE J 134963(85) / 520063(85) / 5000
Momento de força Nm (mkgf) / rpm  
NBR 5484146(14,6) / 2600142(14,2) / 2600
SAE J 1349146(14,6) / 2600142(14,2) / 2600
Rotação de marcha-lenta (rpm)700 a 800
Índice de CO na marcha-lenta (%)3,0 a 4,0
Peso do motor com óleo (kg)119
IgniçãoEletrônica
Ordem de ignição1 – 3 – 4 – 2
DistribuiçãoDispositivo de avanço à vácuo e centrífugo
Ponto de ignição (APMA) a 1000 rpm – tomada de vácuo desligada18º
Ângulo de permanência 
1500 rpm34º a 52º
2000 rpm43º a 55º
3000 rpm50º a 60º
4000 rpm53º a 63º
5000 rpm52º a 63º
Velas de ignição 
BoschW7DW7D ou W8D
NGKBP5ES
Afastamento dos eletrodos (mm)0,6 a 0,8
Diâmetro da rosca das velasM14 x 1,25
Volume de óleo lubrificante sem filtro / com filtro (litros)3,0 / 3,5
Consumo de óleo (litros / 1000 km)1,0
Capacidade do sistema de arrefecimento sem ar-quente / com ar-quente (litros)5,4 / 6,1
Temperatura de abertura da válvula termostática (ºC)78 a 82
Funcionamento do interruptor térmico do ventilador: Conecta em / Desconecta em (ºC)90 a 95 / 85 a 90

Fonte: Volkswagen do Brasil