Motor 1.6 MD-270

Em setembro de 1982 (linha Passat 1983) entravam no mercado os Passat equipados com o novo motor MD-270, também chamado de “Motor Torque” nos anúncios publicitários. Este motor tinha como característica principal um bom nivel de torque mesmo a baixas rotações, assim como manter o desempenho em velocidades mais altas sem comprometer o consumo em nenhum destes casos.

Em termos técnicos, os pistões foram redesenhados de modo a suportar uma compressão de 12,0:1 na versão a álcool e 8,3:1 na versão a gasolina. Além disso, o redesenho dos cames do comando de válvulas alterou o diagrama de distribuição destes motores, o que significa dizer que as válvulas possuem sua abertura e fechamento em graus diferentes dos motores anteriores. Somado a isso, os carburadores Weber, que haviam sido introduzidos nos antigos motores 1.6 meses antes, possuíam nova calibragem.

Além do motor MD-270, a Volkswagen introduziu na linha 1983, como opcional nas versões LS e GLS, uma nova caixa de marchas, conhecida como 3+E. Este câmbio possuía relações mais longas e oferecia uma maior economia de combustível, permitindo que o motor trabalhasse em 4ª marcha a rotações menores, mantendo a velocidade.

Motor MD-270
O motor MD-270 foi usado, entre outras versões, no Passat LSE “Iraque”.

O motor MD-270 foi utilizado em todas as versões das linhas 1983. Em 1984 este motor equipou todas as versões até meados daquele ano, quando a versão GTS Pointer passou a ser equipada com motor 1.8 e a série especial Plus foi lançada. As demais versões permaneceram utilizando o MD-270 até a introdução da linha AP, na linha 1986. Neste ano o MD-270 permaneceu sendo utilizado no mercado brasileiro equipando o Passat LSE “Iraque”, com pequenas diferenças de ajuste e no sistema de arrefecimento, adaptadas às condições do Oriente Médio.

Uma nota importante é que os motores anteriores, tanto na versão 1.5 e 1.6, não recebiam a denominação MD.

As tabelas abaixo listam as características dos motores MD-270, utilizando as siglas de identificação de fábrica, que são UC (gasolina) e BW (álcool).

  

Ficha técnica – Motor MD-270

Identificação do motorUCBW
CombustívelGasolinaÁlcool
Tipo de construçãoMotor de combustão interna, a quatro tempos arrefecido a água, instalado na parte dianteira do veículo, em sentido longitudinal e oblíquo
Número / disposição de cilindros4 / verticais em linha
Diâmetro dos cilindros / Curso do pistão (mm)79,5 / 80
Cilindrada (cm³)1588
Volume total da câmara de combustão (cm³)54,034,1 a 37,9
Razão da compressão8,3:112,0:1
Compressão dos cilindros (atm)9,0 a 11,014,5 16,5
Variação máxima admissível de compressão entre os cilindros (atm)1,0
Potência máxima KW (cv) / rpm 
NBR 548453(72) / 520060(81) / 5200
SAE J 134965(88) / 560072(98 ) /5800
Momento de força Nm (mkgf) / rpm 
NBR 5484120(12,0) / 2600120 (12,0) /2600
SAE J 1349133(13,3) / 3000133 (13,3) / 3000
Rotação de marcha-lenta (rpm)700 a 800 (1)700 a 800
Índice de CO na marcha-lenta (%)1,5 a 2,52,0 a 3,0
Peso do motor com óleo (kg)124,5124,5
IgniçãoEletrônica
Ordem de ignição1 – 3 – 4 – 2
DistribuiçãoDispositivo de avanço à vácuo e centrífugo
Ponto de ignição (APMA) a 1000 rpm – tomada de vácuo desligada15º
Ângulo de permanência 
1500 rpm34º a 52º
2000 rpm43º a 55º
3000 rpm50º a 60º
4000 rpm53º a 53º
5000rpm52º a 63º
Velas de ignição 
BoschW8DW6D
NGKBP5ESBP6ES
Afastamento dos eletrodos (mm)0,6 a 0,8
Diâmetro da rosca das velasM14 x 1,25
Volume de óleo lubrificante sem filtro / com filtro (litros)3,0 / 3,5
Consumo de óleo (litros / 1000 km)1,0
Capacidade do sistema de arrefecimento sem ar-quente / com ar-quente (litros)5,1 / 5,6 (mais 0,58l com climatizador) (2)
Temperatura de abertura da válvula termostática (ºC)78 a 8293 a 97
Funcionamento do interruptor térmico do ventilador: Conecta em / Desconecta em (ºC)90 a 95 / 85 a 90

Observações:

(1) Passat LSE “Iraque”: 950 a 1050 rpm

(2) Passat LSE “Iraque”: 6,1 litros

   

Tabela de rendimentos – Motor MD-270

Prefixo de identificação do motorUCBWUC (Passat “Iraque”)
CombustívelGasolinaÁlcoolGasolina
Equipado com câmbioNormalLongoNormalLongoPB
Velocidade máxima (km/h / rpm)154 / 5444153 / 4636160 / 5684160 /4871160 / 5644
Vel. máxima em cada marcha (km/h) 
4545454546
8192809281
122147121147122
154153160160160
Ponto ideal da troca das marchas para um dirigir mais econômico (km/h) 
1ª – 2ª2025202520
2ª – 3ª3540354035
3ª – 4ª5065536550
Capac. de subida com meia carga (%) 
39,839,839,839,839,8
25,321,827,223,425,3
15,612,316,913,415,6
9,77,510,78,39,7
Marcha a ré42,542,745,645,542,5
Aceleração (segundos) 
0 a 80 km/h8,79,07,98,28,7
0 a 100 km/h13,914,312,412,713,9

Fonte: Volkswagen do Brasil