Motor AP-600

A partir de meados de 1985 a VW lançou a linha de motores AP, com algumas modificações em relação a antiga família de motores. Dentre estas modificações, estavam o diâmetro e curso dos pistões. No Passat, o novo motor passou a ser utilizado na linha 1986. O AP-600 fez o Passat ganhar mais potência, sem que isso interferisse no seu bom consumo. Os bons resultados alcançados foram exaltados em testes das publicações da época.

A denominação AP-600 foi atribuída à versão 1.6, que passou a equipar os Passat Special e LS Village (posteriormente rebatizado como GL Village). O carburador utilizado era sempre o Weber 450, conhecido como “Mini-Progressivo”.

O motor AP-600 também foi utilizado em outros modelos da Volkswagen, como a linha BX (Gol / Voyage / Parati / Saveiro).

Motor AP-600
Motor AP-600. Créditos: revista Quatro Rodas.

As tabelas abaixo listam as características técnicas dos motores AP-600, utilizando as siglas de identificação de fábrica. São elas: UN (gasolina) e UP (álcool).

Ficha técnica – Motor AP-600

Prefixo de identificação do motorUNUP
CombustívelGasolinaÁlcool
Tipo de construçãoMotor de combustão interna, a quatro tempos arrefecido a água, instalado na parte dianteira do veículo, em sentido longitudinal e oblíquo
Número e disposição dos cilindros4 cilindro, verticais em linha
Diâmetro dos cilindros (mm)8181
Curso do pistão (mm)77,477,4
Cilindrada (cm³)15961596
Razão da compressão8,5:112,0:1
Compressão dos cilindros: max/min (atm)12,5/10,519,5/17,5
Variação máxima admissível de compressão entre os cilindros1,0
Potência máxima KW (cv) / rpm 
NBR 548459(80) / 560066(90) / 5600
SAE J 134957(77) / 560065(87) / 5600
Momento de força Nm/rpm 
NBR 5484122 / 2600125 / 3000
SAE J 1349122 / 2600125 / 3000
Rotação de marcha-lenta (rpm)750 a 850750 a 850
Índice de CO na marcha-lenta (%)1,5 a 2,52,0 a 3,0
Peso do motor com óleo (kg)119120
IgniçãoEletrônica
Ordem de ignição1 – 3 – 4 – 21 – 3 – 4 – 2
DistribuiçãoDispositivo de avanço à vácuo e centrífugo
Ponto de ignição (APMA) a 1000 rpm – tomada de vácuo desligada15º
Ângulo de permanência 
1500 rpm34º a 52º
2000 rpm43º a 55º
3000 rpm50º a 60º
4000 rpm53º a 63º
5000 rpm52º a 63º
Velas de ignição 
BoschW8DW6D
NGKBP5ESBP6ES
Afastamento dos eletrodos (mm)0,6 a 0,8
Diâmetro da rosca das velasM14 x 1,25
Volume de óleo lubrificante sem filtro / com filtro (litros)3,0 / 3,5
Consumo max. de óleo (litros / 1000 km)1,0
Capacidade do sistema de arrefecimento sem ar-quente / com ar-quente (litros)5,4 / 6,15,4 / 6,1
Temperatura de abertura da válvula termostática (ºC)78 a 8293 a 97
Funcionamento do interruptor térmico do ventilador: Conecta em / Desconecta em (ºC)90 a 95 / 93 a 97

 

   

Tabela de rendimentos – Motor AP-600

Prefixo de identificação do motorUNUP
CombustívelGasolinaÁlcool
Prefixo da transmissãoPBPXPBPX
Velocidade máxima (km/h / rpm)157 / 5545164 / 5786
Vel. máxima em cada marcha (km/h) 
46464646
81818181
122122122122
157157164164
152158
Ponto ideal da troca das marchas para um dirigir mais econômico (km/h) 
1ª – 2ª20202020
2ª – 3ª35353535
3ª – 4ª50505050
4ª – 5ª6565
Capac. de subida com meia carga (%) 
39,839,839,839,8
25,625,627,227,2
15,815,816,916,9
9,69,610,710,7
6,37,4
Marcha a ré43,143,145,645,6
Aceleração (segundos) 
0 a 80 km/h8,58,57,87,8
0 a 100 km/h13,313,312,212,2

Fonte: Volkswagen do Brasil