Home / Cobertura de eventos / Rio de Janeiro / Comemoração dos 45 anos do Passat

Comemoração dos 45 anos do Passat

Os 45 anos do Passat no Brasil foram comemorados no estado do Rio de Janeiro! O evento foi realizado no dia 2 de junho, sendo uma parceria entre o Nictheroy Clube de Veículos Antigos e o Passat Clube – RJ, único clube até o momento formalizado e federado no Brasil dedicado ao Passat nacional. Todos os carros antigos eram convidados a participar e os inscritos previamente tiveram a oportunidade de adquirir uma camisa comemorativa do evento.

Mesmo com tempo ruim, 15 Passat se encontraram no Museu de Arte Moderna, no Centro do Rio de Janeiro, para sair em uma bela carreata em direção a Niterói, onde o evento foi realizado. 

Carreata de 45 anos do Passat
Uma carreata de 15 carros saiu do Rio de Janeiro para o evento em comemoração aos 45 anos do Passat.

  

Ao todo, 37 Passat participaram do evento, tendo todas as suas gerações representadas. E se já não é comum ter a presença de um Passat Julia, o que podemos dizer de dois exemplares deste curioso modelo no mesmo evento? Como já explicado no nosso artigo sobre esta versão especial, o Passat Julia foi inicialmente produzido pela empresa Dankar, em Jacarepaguá, sendo seus direitos de produção posteriormente adquiridos pela Mac Laren. As duas unidades presentes foram produzidas já na fase da Mac Laren.

Outras versões difíceis de encontrar em seu estado original também estiveram presentes, como um Passat GTS Pointer 1984, ainda com motor 1.6 e um Passat Special 1987, que fez parte da nossa matéria descritiva sobre o modelo.

Passat Julia
Este Passat Julia teve sua restauração concluída na véspera do evento e rodou cerca de 260 km para participar. Merecidamente, levou um dos troféus de destaque.

  

Além dos Passat fluminenses, um grupo de 14 amigos, usuários do antigo fórum da Home-Page do Passat, vieram em 5 impecáveis Passat de cidades do estado de São Paulo para prestigiar o evento e reencontrar os amigos do Rio de Janeiro. Alguns destes carros, inclusive, já foram tema de posts no nosso blog e participaram do Salão do Automóvel de 2016 e 2018 junto a Home-Page do Passat e ao Passat Clube – RJ.

  

A chuva, que desde cedo ameaçava cair, veio em forma de uma forte pancada que durou meia hora. Com os carros e as almas lavadas, o evento continuou e mais carros antigos chegaram para participar. Com o início da cerimônia de homenagem, alguns brindes alusivos ao Passat foram oferecidos pelo Gutenberg Baptista, associado do Passat Clube – RJ e ex-piloto de Passat, conforme já publicamos algumas imagens da época no blog. Esses brindes foram sorteados entre os donos de Passat inscritos no evento. Nosso amigo e leitor Heitor Nunes foi convidado a contar um pouco da história do Passat no Brasil, explicando ao público presente a importância da história do modelo no nosso mercado.

Participantes da homenagem aos 45 anos do Passat
Alguns dos participantes da homenagem aos 45 anos do Passat, com a camisa do evento.

  

Além do troféu de destaque do mês, oferecido pelo Nictheroy Clube a um dos veículos em exposição nos seus eventos mensais – e que desta vez foi entregue a uma belíssima pick-up Ford 1966 –, foram oferecidos 8 troféus de destaque entre os Passat presentes. A lista dos premiados, por ordem cronológica, foi a seguinte:

  • Passat L 1976 – Heitor Nunes (chassi mais baixo)
  • Passat L 1976 – Gutemberg Baptista
  • Passat TS 1981 – Renato Gualda
  • Passat LS Village 1984 – Victor Pinho
  • Passat Julia 1986 – Guilherme Gomes
  • Passat LSE 1986 – Reginaldo Santos (participante mais distante: Campinas – SP)
  • Passat Special 1987 – Luiz Camilo Pinto
  • Passat GTS Pointer 1988 – Edson Rojo

Mais uma vez, e merecidamente, nosso amigo e leitor da Home-Page do Passat, Edison Viggiani, que partiu recentemente, deixando uma ferida que nunca será cicatrizada, foi lembrado e homenageado durante a cerimônia. Seu Passat TS 1977 foi a imagem de fundo dos troféus de destaque destinados aos Passat.

Após o evento, alguns dos proprietários de Passat seguiram para o almoço com os Passat, onde passaram parte da tarde celebrando o sucesso do evento e as antigas amizades feitas em torno de um gosto em comum.

Passat de São Paulo
Alguns dos Passat que vieram de São Paulo para participar do evento em homenagem aos 45 anos do Passat.

  

O Passat Clube – RJ e o Nictheroy Clube de Veículos Antigos agradecem a todos os participantes, em especial aqueles que vieram rodando com seus Passat de São Paulo e das regiões norte e serrana do estado do Rio de Janeiro. Que venham mais eventos e mais homenagens aos 45 anos do Passat, pois ele merecem! E todos nós, proprietários que lutamos pela sua preservação, também merecemos.

  

Galeria de imagens – 45 anos do Passat

 

  

Deixe uma resposta