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Tabela de calibragem – Carburador Weber Mini-Progressivo

O carburador Weber 450, conhecido como “mini-progressivo”, passou a equipar a linha Passat a partir dos modelos 1982 e foi instalado exclusivamente nos motores 1.6. Ao longo dos anos o Passat utilizou diversos modelos deste carburador, com diferentes calibragens, e com acionamento do 2º estágio mecânico ou à vácuo.

Tabela de calibragem – Carburador Weber Mini-Progressivo
Weber 450, conhecido como Mini-Progressivo. Fonte da imagem: Mercado Livre.

As tabelas abaixo trazem uma listagem dos carburadores Mini-Progressivo utilizados e suas características de fábrica, separadas pelos motores que equiparam a linha Passat neste período: BS (modelos 1982), MD-270 (modelos 1983 até 05/1985 e Passat LSE “Iraque”) e AP-600. Para os modelos equipados com motor MD-270, verifique a numeração do seu motor para consultar a calibragem original de seu carburador.

   

Mini-Progressivo – Motores AP (a partir de 06/1985)

Número de série do carburador 026.129.016.6 026.129.015.11
Combustível Gasolina Álcool
Utilizado nos motores desde o número UN 000.110 UP 000.124
Até o número Final da produção Final da produção
Acionamento do 2º estágio À vácuo À vácuo
  1º estágio 2º estágio 1º estágio 2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm) 21 / 10,5 24 / 10,5 21 / 8 22 / 10,5
Calibre do pulverizador principal 105 112 135 132
Calibre do ar do pulverizador principal 185 120 195 190
Tubo misturador B11 B12 B6 B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta 50 52 52 45
Calibre do ar da marcha-lenta 100 90 110 200
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível) 90 / 52 200 / 45
Calibre do tubo injetor 50 65
Diâmetro da válvula-estilete (mm) 2,0 2,2
Peso da bóia (g) 11 a 13 11 a 13
Furos de progressão 95 / 105 / 120 100 / 100 95 / 100 100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento) 0,9 a 1,3 2,0 a 2,4
Altura da bóia (mm) 9,75 a 10,25 7,75 a 8,25
Curso da bóia (mm) 13,5 a 14,5 13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm) 0,75 a 0,95 0,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm) 8,25 a 8,75 8,25 a 8,75
Início da abertura do 2º estágio 57º a 63º 57 a 63º
Rotação da marcha-lenta (rpm) 750 a 850 (1 e 2) 750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%) 1,5 a 2,5 (2) 2,0 a 3,0 (2)

Observações:

(1) Para veículos com climatizador: 900 a 1000 rpm (climatizador desligado)

(2) Para veículos equipados com climatizador, sem a válvula de comutação elétrica: 1000 a 1100 rpm e índice de CO entre 1,5 e 2,5%

   

   

Mini-Progressivo – Motores MD-270 (de 1983 a 05/85 e Passat LSE “Iraque”)

Número de série do carburador ZBA.129.015.AC / AL (3) ZBA.129.015.AG
Combustível Gasolina Gasolina
Utilizado nos motores desde o número UC 000.101 UC 068.546
Até o número UC 068.545
Acionamento do 2º estágio Mecânico À vácuo
  1º estágio 2º estágio 1º estágio 2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm) 21 / 4,5 24 / 4,5 21 / 4,5 24 / 4,5
Calibre do pulverizador principal 107 115 105 112
Calibre do ar do pulverizador principal 205 115 195 120
Tubo misturador B4 B4 B11 B12
Calibre do pulverizador da marcha-lenta 52 55 52 57
Calibre do ar da marcha-lenta 100 90 110 90
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível) 90 / 55 90 / 57
Calibre do tubo injetor 45 45
Diâmetro da válvula-estilete (mm) 2,0 2,0
Peso da bóia (g) 11 a 13 11 a 13
Furos de progressão 95 / 100 / 110 100 / 100 95 / 105 / 120 100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento) 1,1 a 1,5 1,5 a 1,9
Altura da bóia (mm) 9,75 a 10,25 9,75 a 10,25
Curso da bóia (mm) 13,5 a 14,5 13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm) 0,8 a 1,0 0,75 a 0,95
Abertura da borboleta do afogador (mm) 6,75 a 7,25 8,25 a 8,75
Início da abertura do 2º estágio 34º a 40º 67º a 73º
Rotação da marcha-lenta (rpm) 750 a 850 (1 e 2) 750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%) 1,5 a 2,5 1,5 a 2,5
Número de série do carburador ZBA.129.015.4 ZBA.129.015.AD
Combustível Gasolina Álcool
Utilizado nos motores desde o número

Todos os Passat LSE “Iraque”

Motor prefixo UC

BW 010.101
Até o número BW 016.954
Acionamento do 2º estágio À vácuo Mecânico
  1º estágio 2º estágio 1º estágio 2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm) 21 / 10,5 24 / 10,5 21 / 4,5 24 / 4,5
Calibre do pulverizador principal 105 125 125 160
Calibre do ar do pulverizador principal 195 120 160 160
Tubo misturador B11 B12 B3 B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta 50 60
Calibre do ar da marcha-lenta 100 110
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível) 90 / 60 90 / 80
Calibre do tubo injetor 45 70
Diâmetro da válvula-estilete (mm) 2,0 2,0
Peso da bóia (g) 11 a 13 11 a 13
Furos de progressão 95 / 105 / 120 100 / 100 95 / 100 / 110 100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento) 0,7 a 1,1 1,6 a 2,0
Altura da bóia (mm) 9,75 a 10,25 5,75 a 6,25
Curso da bóia (mm) 13,5 a 14,5 13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm) 0,75 a 0,95 0,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm) 8,25 a 8,75 5,95 a 6,45
Início da abertura do 2º estágio 67º a 73º 30º 30′ a 36º 30′
Rotação da marcha-lenta (rpm) 900 a 1000 750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%) 1,5 a 2,5 2,0 a 3,0 (2)

   

   

Número de série do carburador ZBA.129.015.AD / AM (3) ZBA.129.015.AM
Combustível Álcool Álcool
Utilizado nos motores desde o número BW 016.955 BW 120.581
Até o número BW 120.580 BW 145.542
Acionamento do 2º estágio Mecânico Mecânico
  1º estágio 2º estágio 1º estágio 2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm) 21 / 4,5 24 / 4,5 21 / 4,5 24 / 4,5
Calibre do pulverizador principal 125 160 125 160
Calibre do ar do pulverizador principal 170 180 160 160
Tubo misturador B3 B4 B3 B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta 50 60 50 60
Calibre do ar da marcha-lenta 110 90 110 90
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível) 90 / 60 90 / 60
Calibre do tubo injetor 70 70
Diâmetro da válvula-estilete (mm) 2,0 2,0
Peso da bóia (g) 11 a 13 11 a 13
Furos de progressão 95 / 100 / 110 100 / 100 95 / 100 / 110 100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento) 1,6 a 2,0 1,6 a 2,0
Altura da bóia (mm) 5,75 a 6,25 5,75 a 6,25
Curso da bóia (mm) 13,5 a 14,5 13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm) 0,8 a 1,0 0,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm) 6,0 a 6,5 6,0 a 6,5
Início da abertura do 2º estágio 30º 30′ a 36º 30′ 30º 30′ a 36º 30′
Rotação da marcha-lenta (rpm) 750 a 850 (1 e 2) 750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%) 2,0 a 3,0 (2) 2,0 a 3,0 (2)

   

Número de série do carburador ZBA.129.015.AJ ZBA.129.015.AQ (4)
Combustível Álcool Álcool
Utilizado nos motores desde o número BW 145.543 BW 246.108
Até o número BW 238.936 Final da produção
Acionamento do 2º estágio À vácuo À vácuo
  1º estágio 2º estágio 1º estágio 2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm) 21 / 4,5 24 / 4,5 21 / 4,5 24 / 4,5
Calibre do pulverizador principal 130 150 127 155
Calibre do ar do pulverizador principal 160 170 160 170
Tubo misturador B3 B4 B3 B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta 57 70 55 62
Calibre do ar da marcha-lenta 110 90 110 90
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível) 90 / 70 90 / 62
Calibre do tubo injetor 65 65
Diâmetro da válvula-estilete (mm) 2,2 2,2
Peso da bóia (g) 11 a 13 11 a 13
Furos de progressão 95 / 100 100 95 / 100 100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento) 2,0 a 2,4 1,7 a 2,1
Altura da bóia (mm) 7,75 a 8,25 7,75 a 8,25
Curso da bóia (mm) 13,5 a 14,5 13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm) 0,8 a 1,0 0,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm) 8,25 a 8,75 8,25 a 8,75
Início da abertura do 2º estágio 67º a 73º 57º a 63º
Rotação da marcha-lenta (rpm) 750 a 850 (1 e 2) 750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%) 2,0 a 3,0 (2) 2,0 a 3,0 (2)

Observações:
(1) Para veículos com climatizador: 900 a 1000 rpm (climatizador desligado)
(2) Para veículos equipados com climatizador, sem a válvula de comutação elétrica: 1000 a 1100 rpm e índice de CO entre 1,5 e 2,5%
(3) Desde os motores UC 043.569 e BW 091.181 os carburadores Weber Mini-Progressivo passaram de AC para AL e de AD para AM. Essa alteração ocorreu em função das roscas dos suportes dos calibres de marcha-lenta e progressão passarem de M6 para M8.
(4) Os motores BW 238. 937 a BW 246.107 também possuem o carburador Weber Mini-Progressivo de código ZBA.129.015.AQ, porém com as seguintes diferenças:
– Calibre do tubo injetor: 75
– Vazão da bomba de aceleração: 2,5 a 2,9 cm³ / acionamento

   

    

Mini-Progressivo – Motores BS (todos os 1.6 dos modelos 1982)

Número de série do carburador ZBA.129.015.H ZBA.129.015.G
Combustível Gasolina Álcool
Utilizado nos motores desde o número ND ND
Até o número Final da produção Final da produção
Acionamento do 2º estágio Mecânico Mecânico
  1º estágio 2º estágio 1º estágio 2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm) 21 / 4,5 24 / 4,5 21 / 4,5 24 / 4,5
Calibre do pulverizador principal 115 125 135 160
Calibre do ar do pulverizador principal 200 140 170 180
Tubo misturador B3 B5 B3 B6
Calibre do pulverizador da marcha-lenta 65 52 50 65
Calibre do ar da marcha-lenta 180 90 110 95
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível) ND ND
Calibre do tubo injetor 45 70
Diâmetro da válvula-estilete (mm) 2,0 2,0
Peso da bóia (g) 11 a 13 11 a 13
Furos de progressão ND ND ND ND
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento) 0,9 a 1,3 1,3 a 1,7
Altura da bóia (mm) 7,75 a 8,25 5,75 a 6,25
Curso da bóia (mm) 13,5 a 14,5 13,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm) ND ND
Abertura da borboleta do afogador (mm) ND ND
Início da abertura do 2º estágio ND ND
Rotação da marcha-lenta (rpm) 750 a 850 (1 e 2) 750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%) 1,5 a 2,5 (2) 2,0 a 3,0 (2)

Observações:
ND = Não disponível
(1) Para veículos com climatizador: 900 a 1000 rpm (climatizador desligado)
(2) Para veículos equipados com climatizador, sem a válvula de comutação elétrica: 1000 a 1100 rpm e índice de CO entre 1,5 e 2,5%

Fonte: Volkswagen do Brasil