Tabela de calibragem – Carburador Weber Mini-Progressivo

O carburador Weber 450, conhecido como “mini-progressivo”, passou a equipar a linha Passat a partir dos modelos 1982 e foi instalado exclusivamente nos motores 1.6. Ao longo dos anos o Passat utilizou diversos modelos deste carburador, com diferentes calibragens, e com acionamento do 2º estágio mecânico ou à vácuo.

Tabela de calibragem – Carburador Weber Mini-Progressivo
Weber 450, conhecido como Mini-Progressivo. Fonte da imagem: Mercado Livre.

 

As tabelas abaixo trazem uma listagem dos carburadores Mini-Progressivo utilizados e suas características de fábrica, separadas pelos motores que equiparam a linha Passat neste período: BS (modelos 1982), MD-270 (modelos 1983 até 05/1985 e Passat LSE “Iraque”) e AP-600. Para os modelos equipados com motor MD-270, verifique a numeração do seu motor para consultar a calibragem original de seu carburador.

Conforme o tempo passa, aumentam as dificuldades de encontrar peças de reposição para estes carburadores, ou mesmo o conjunto completo novo. Além das tabelas de giclagem, abaixo listamos algumas ofertas que podem contribuir com o que os nossos leitores procuram:

 

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Mini-progressivo Mecar, álcool, 2º estágio a vácuoMini-progressivo Mecar, gasolina, 2º estágio mecânico
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Mini-progressivo - Kit de juntas com bóiaCarburador mini-progressivo - Jogo de JuntasBóia do carburador mini-progressivo
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Mini-Progressivo – Motores AP (a partir de 06/1985)

Número de série do carburador026.129.016.6026.129.015.11
CombustívelGasolinaÁlcool
Utilizado nos motores desde o númeroUN 000.110UP 000.124
Até o númeroFinal da produçãoFinal da produção
Acionamento do 2º estágioÀ vácuoÀ vácuo
 1º estágio2º estágio1º estágio2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)21 / 10,524 / 10,521 / 822 / 10,5
Calibre do pulverizador principal105112135132
Calibre do ar do pulverizador principal185120195190
Tubo misturadorB11B12B6B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta50525245
Calibre do ar da marcha-lenta10090110200
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)90 / 52200 / 45
Calibre do tubo injetor5065
Diâmetro da válvula-estilete (mm)2,02,2
Peso da bóia (g)11 a 1311 a 13
Furos de progressão95 / 105 / 120100 / 10095 / 100100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)0,9 a 1,32,0 a 2,4
Altura da bóia (mm)9,75 a 10,257,75 a 8,25
Curso da bóia (mm)13,5 a 14,513,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)0,75 a 0,950,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm)8,25 a 8,758,25 a 8,75
Início da abertura do 2º estágio57º a 63º57 a 63º
Rotação da marcha-lenta (rpm)750 a 850 (1 e 2)750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)1,5 a 2,5 (2)2,0 a 3,0 (2)

Observações:

(1) Para veículos com climatizador: 900 a 1000 rpm (climatizador desligado)

(2) Para veículos equipados com climatizador, sem a válvula de comutação elétrica: 1000 a 1100 rpm e índice de CO entre 1,5 e 2,5%

   

   

Mini-Progressivo – Motores MD-270 (de 1983 a 05/85 e Passat LSE “Iraque”)

Número de série do carburadorZBA.129.015.AC / AL (3) ZBA.129.015.AG
CombustívelGasolinaGasolina
Utilizado nos motores desde o númeroUC 000.101UC 068.546
Até o númeroUC 068.545
Acionamento do 2º estágioMecânicoÀ vácuo
 1º estágio2º estágio1º estágio2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)21 / 4,524 / 4,521 / 4,524 / 4,5
Calibre do pulverizador principal107115105112
Calibre do ar do pulverizador principal205115195120
Tubo misturadorB4B4B11B12
Calibre do pulverizador da marcha-lenta52555257
Calibre do ar da marcha-lenta1009011090
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)90 / 5590 / 57
Calibre do tubo injetor4545
Diâmetro da válvula-estilete (mm)2,02,0
Peso da bóia (g)11 a 1311 a 13
Furos de progressão95 / 100 / 110100 / 10095 / 105 / 120100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)1,1 a 1,51,5 a 1,9
Altura da bóia (mm)9,75 a 10,259,75 a 10,25
Curso da bóia (mm)13,5 a 14,513,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)0,8 a 1,00,75 a 0,95
Abertura da borboleta do afogador (mm)6,75 a 7,258,25 a 8,75
Início da abertura do 2º estágio34º a 40º67º a 73º
Rotação da marcha-lenta (rpm)750 a 850 (1 e 2)750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)1,5 a 2,51,5 a 2,5
Número de série do carburadorZBA.129.015.4ZBA.129.015.AD
CombustívelGasolinaÁlcool
Utilizado nos motores desde o número

Todos os Passat LSE “Iraque”

Motor prefixo UC

BW 010.101
Até o númeroBW 016.954
Acionamento do 2º estágioÀ vácuoMecânico
 1º estágio2º estágio1º estágio2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)21 / 10,524 / 10,521 / 4,524 / 4,5
Calibre do pulverizador principal105125125160
Calibre do ar do pulverizador principal195120160160
Tubo misturadorB11B12B3B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta5060
Calibre do ar da marcha-lenta100110
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)90 / 6090 / 80
Calibre do tubo injetor4570
Diâmetro da válvula-estilete (mm)2,02,0
Peso da bóia (g)11 a 1311 a 13
Furos de progressão95 / 105 / 120100 / 10095 / 100 / 110100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)0,7 a 1,11,6 a 2,0
Altura da bóia (mm)9,75 a 10,255,75 a 6,25
Curso da bóia (mm)13,5 a 14,513,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)0,75 a 0,950,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm)8,25 a 8,755,95 a 6,45
Início da abertura do 2º estágio67º a 73º30º 30′ a 36º 30′
Rotação da marcha-lenta (rpm)900 a 1000750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)1,5 a 2,52,0 a 3,0 (2)

   

   

Número de série do carburadorZBA.129.015.AD / AM (3)ZBA.129.015.AM
CombustívelÁlcoolÁlcool
Utilizado nos motores desde o númeroBW 016.955BW 120.581
Até o númeroBW 120.580BW 145.542
Acionamento do 2º estágioMecânicoMecânico
 1º estágio2º estágio1º estágio2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)21 / 4,524 / 4,521 / 4,524 / 4,5
Calibre do pulverizador principal125160125160
Calibre do ar do pulverizador principal170180160160
Tubo misturadorB3B4B3B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta50605060
Calibre do ar da marcha-lenta1109011090
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)90 / 6090 / 60
Calibre do tubo injetor7070
Diâmetro da válvula-estilete (mm)2,02,0
Peso da bóia (g)11 a 1311 a 13
Furos de progressão95 / 100 / 110100 / 10095 / 100 / 110100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)1,6 a 2,01,6 a 2,0
Altura da bóia (mm)5,75 a 6,255,75 a 6,25
Curso da bóia (mm)13,5 a 14,513,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)0,8 a 1,00,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm)6,0 a 6,56,0 a 6,5
Início da abertura do 2º estágio30º 30′ a 36º 30′30º 30′ a 36º 30′
Rotação da marcha-lenta (rpm)750 a 850 (1 e 2)750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)2,0 a 3,0 (2)2,0 a 3,0 (2)

   

Número de série do carburadorZBA.129.015.AJZBA.129.015.AQ (4)
CombustívelÁlcoolÁlcool
Utilizado nos motores desde o númeroBW 145.543BW 246.108
Até o númeroBW 238.936Final da produção
Acionamento do 2º estágioÀ vácuoÀ vácuo
 1º estágio2º estágio1º estágio2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)21 / 4,524 / 4,521 / 4,524 / 4,5
Calibre do pulverizador principal130150127155
Calibre do ar do pulverizador principal160170160170
Tubo misturadorB3B4B3B4
Calibre do pulverizador da marcha-lenta57705562
Calibre do ar da marcha-lenta1109011090
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)90 / 7090 / 62
Calibre do tubo injetor6565
Diâmetro da válvula-estilete (mm)2,22,2
Peso da bóia (g)11 a 1311 a 13
Furos de progressão95 / 10010095 / 100100 / 100
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)2,0 a 2,41,7 a 2,1
Altura da bóia (mm)7,75 a 8,257,75 a 8,25
Curso da bóia (mm)13,5 a 14,513,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)0,8 a 1,00,8 a 1,0
Abertura da borboleta do afogador (mm)8,25 a 8,758,25 a 8,75
Início da abertura do 2º estágio67º a 73º57º a 63º
Rotação da marcha-lenta (rpm)750 a 850 (1 e 2)750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)2,0 a 3,0 (2)2,0 a 3,0 (2)

Observações:
(1) Para veículos com climatizador: 900 a 1000 rpm (climatizador desligado)
(2) Para veículos equipados com climatizador, sem a válvula de comutação elétrica: 1000 a 1100 rpm e índice de CO entre 1,5 e 2,5%
(3) Desde os motores UC 043.569 e BW 091.181 os carburadores Weber Mini-Progressivo passaram de AC para AL e de AD para AM. Essa alteração ocorreu em função das roscas dos suportes dos calibres de marcha-lenta e progressão passarem de M6 para M8.
(4) Os motores BW 238. 937 a BW 246.107 também possuem o carburador Weber Mini-Progressivo de código ZBA.129.015.AQ, porém com as seguintes diferenças:
– Calibre do tubo injetor: 75
– Vazão da bomba de aceleração: 2,5 a 2,9 cm³ / acionamento

   

    

Mini-Progressivo – Motores BS (todos os 1.6 dos modelos 1982)

Número de série do carburadorZBA.129.015.HZBA.129.015.G
CombustívelGasolinaÁlcool
Utilizado nos motores desde o númeroNDND
Até o númeroFinal da produçãoFinal da produção
Acionamento do 2º estágioMecânicoMecânico
 1º estágio2º estágio1º estágio2º estágio
Diâmetro do difusor primário / secundário (mm)21 / 4,524 / 4,521 / 4,524 / 4,5
Calibre do pulverizador principal115125135160
Calibre do ar do pulverizador principal200140170180
Tubo misturadorB3B5B3B6
Calibre do pulverizador da marcha-lenta65525065
Calibre do ar da marcha-lenta1809011095
Calibre de progressão do 2º estágio (ar / combustível)NDND
Calibre do tubo injetor4570
Diâmetro da válvula-estilete (mm)2,02,0
Peso da bóia (g)11 a 1311 a 13
Furos de progressãoNDNDNDND
Vazão da bomba de aceleração (cm³ / acionamento)0,9 a 1,31,3 a 1,7
Altura da bóia (mm)7,75 a 8,255,75 a 6,25
Curso da bóia (mm)13,5 a 14,513,5 a 14,5
Abertura da borboleta do acelerador com o afogador acionado (mm)NDND
Abertura da borboleta do afogador (mm)NDND
Início da abertura do 2º estágioNDND
Rotação da marcha-lenta (rpm)750 a 850 (1 e 2)750 a 850 (1 e 2)
Índice de CO (%)1,5 a 2,5 (2)2,0 a 3,0 (2)

Observações:
ND = Não disponível
(1) Para veículos com climatizador: 900 a 1000 rpm (climatizador desligado)
(2) Para veículos equipados com climatizador, sem a válvula de comutação elétrica: 1000 a 1100 rpm e índice de CO entre 1,5 e 2,5%

Fonte: Volkswagen do Brasil