A cada ano que passa, fica mais difícil encontrar bons profissionais que façam a correta manutenção e limpeza de carburadores. Talvez pela facilidade de diagnóstico trazida pela injeção eletrônica, onde os problemas são encontrados sem muita perda de tempo através de um scanner, auxiliando na rotatividade das oficinas, ou mesmo pelo número decrescente de veículos que ainda utilizam este tipo de alimentação, muitos mecânicos não fazem mais uma simples limpeza de carburador, deixando esta tarefa para poucos profissionais especializados, que nem sempre são encontrados na região onde mora o proprietário.
Por isso, muitos proprietários de carros equipados com carburador preferem fazer esta manutenção por conta própria. É plenamente possível realizar em casa os serviços mais comuns, que não necessitam de ferramentas especiais ou algum tipo de manutenção mais complexa.
Um dos carburadores mais usados no Passat é o Brosol 2E7. Este modelo de carburador foi utilizado de fábrica em todas as versões que eram equipadas com motores 1.8, sempre com acionamento à vácuo do 2º estágio e, nos veículos equipados com ar condicionado, um dispositivo para correção da marcha lenta quando este entra em funcionamento. Além disso, inúmeros Passat com motores 1.6, e mesmo 1.5, foram modificados ao longo do tempo, passando a utilizar o Brosol 2E7. Sua manutenção é bastante simples, porém requer alguns cuidados para que seja realizada da maneira correta.
Manutenção e limpeza de carburador: Brosol 2E7
O vídeo que publicamos abaixo é de autoria da Volkswagen do Brasil e está hospedado em nosso canal do YouTube. Ele foi criado para servir como uma aula de manutenção e limpeza de carburador Brosol 2E7 para os profissionais das concessionárias e pode ser muito útil para o proprietário aprender as etapas básicas de manutenção do seu carburador Brosol 2E7. Não conhecemos o responsável por converter este vídeo VHS para o formato digital.
O vídeo possui módulos que incluem a remoção, desmontagem e limpeza de carburador, além da sua correta montagem e regulagens. Alguns testes podem exigir equipamentos mais específicos, como uma bomba de vácuo com indicador de pressão. Outros são mais simples, como uma proveta graduada, que se encontra com facilidade em lojas de material para laboratórios, e pode ser usada para todos os modelos de carburadores, com o objetivo de testar a regulagem da vazão de combustível ao acionar o acelerador.
No geral, é possível utilizar esta aula em vídeo para uma perfeita manutenção do seu carburador 2E7. Nele, além das corretas desmontagem e montagem, são explicadas as etapas de testes de componentes do carburador, como a válvula de máxima, dispositivo de vácuo do 2º estágio, interruptor de marcha lenta (apenas para veículos movidos a gasolina), entre outros.
Como este vídeo era abrangente a diversos modelos produzidos pela Volkswagen, e acreditamos que ele tenha sido produzido para a linha 1989, nem todas as observações podem ser relacionadas ao Passat. Um exemplo disso é a válvula dash pot, utilizada em veículos Santana e Quantum equipados com câmbio automático. Ao final do vídeo, também é apresentado o então novo carburador Brosol 3E, que tem características semelhantes ao 2E7, porém dimensionados originalmente para os motores AP-2000. Inclusive a manutenção e limpeza de carburadores 3E também pode ser realizada utilizando o vídeo abaixo como base.
Para o caso de necessidade de conferir giclês e outros números de regulagem, acesse a nossa tabela específica para o Brosol 2E7.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para ajudar você a realizar a limpeza de carburador do seu Passat. Após assistir o vídeo, não esqueça de assinar no nosso canal do YouTube! Seja avisado sempre que publicarmos alguma novidade, como vídeos deste tipo, comerciais antigos, reportagens e matérias próprias.