Este é um dos posts mais antigos do blog, mas que 12 anos depois mereceu uma edição para adicionar novas informações. Criado inicialmente por conta de duas imagens muito curiosas de um Passat com porta de correr, ficamos por muito tempo apenas com o registro da imagem, sem maiores informações.

Aos poucos algumas coisas foram chegando. Nosso amigo Saymon adicionou algumas informações valiosas e mais imagens nos comentários do post, que ajudaram bastante. E recentemente, um recorte de jornal foi encontrado e nos deu mais uma novidade. Fomos juntando as peças, encontrando algumas migalhas, e chegamos a algumas conclusões. Então vamos a elas…
Inicialmente foi confirmada a informação do Saymon: a invenção é da empresa Lunke & Sohn GmbH (que posteriormente mudou de GmbH, sociedade limitada, para AG, sociedade anônima), que na verdade também ficava na Alemanha. A confusão com Londres aconteceu porque, na verdade, aquela citação era sobre um representante inglês que oferecia essa adaptação para quem quisesse modificar o seu Passat.
A Lunke & Sohn ficava na cidade de Witten, que é próxima de Dortmund e Bochum. O que faz todo o sentido quando vemos a placa de prefixo WIT no Passat com a porta de correr, pois este prefixo indica exatamente a cidade de Witten. E escrevi que a empresa ficava nesta cidade porque não foram encontrados registros atuais de suas atividades. Portanto, a conclusão mais provável é de que essa empresa não existe mais.

Foram encontradas algumas patentes européias de sua propriedade, entre as décadas de 1950 e 1990. Inicialmente as patentes eram relacionadas a engenharia de uma maneira mais geral, como um sistema de brocas para perfuração de rochas. A partir da década de 1960, as patentes encontradas passaram a ser exclusivamente voltadas para os automóveis.
Boa parte dessas patentes era, de fato, relacionada com portas de veículos: pinos, dobradiças e as portas deslizantes. Uma registrada em 1987, por exemplo, era um pino de porta que permitia que a mesma ficasse parada em uma ou duas posições específicas e não se movimentasse, por exemplo, com a força do vento.
Outra patente interessante, registrada em 1996, é a de um sistema de travamento de teto para conversíveis de teto rígido, que permite um design mais plano e compacto para o sistema, não prejudicando o desenho do carro.
Encontramos também a patente do motivo desta publicação. Com data de depósito inicial na Alemanha em 1974, a patente do invento depositada nos Estados Unidos em 1977 ainda está disponível para consulta.

Por fim, não podemos deixar de citar uma pequena nota em no jornal Het Parool, da Holanda, no dia 18 de março de 1974. Foi essa nota que acabou iniciando as buscas que levaram a atualização deste post. O texto bem genérico, sem citar empresa, nada, trazia apenas o título Carro para garagens estreitas e o texto abaixo traduzido:
Na exposição de automóveis de Genebra, é possível ver essa novidade curiosa: um Volkswagen Passat com porta corrediça. Uma empresa de carrocerias da Alemanha Ocidental, que desenvolveu essa modificação para a Volkswagen, talvez tenha conciliado os interesses de donos de garagens muito estreitas, motoristas que param em fila dupla e ciclistas que passam por perto.

Na imagem acima há um texto de fundo que diz algo como Estreia em Genebra: sistema de porta de correr para carros de passageiros. Porta de correr com trilho único. Leitores fluentes no idioma, fiquem a vontade para correções.

Apesar de todas essas informações, inclusive de um representante comercial fora da Alemanha e de divulgação em outros países, não conseguimos descobrir se, de fato, alguém comprou a ideia e adaptou o seu Passat.
Tem mais alguma informação sobre essa exótica invenção de 1974? Deixe o seu comentário!
Home-Page do Passat O primeiro site sobre o Passat brasileiro
Pelo farol quadrado parece um Audi. Mas achei a proposta interessante, no mínimo! hehehehe
pelo farol me parece um modelo alemão de 1974
“Furgãossat”? Que coisa esquisita….
Foto de frente dessa peça rara
https://c1.staticflickr.com/9/8199/8234436223_f34545cc4a_b.jpg
http://farm9.static.flickr.com/8479/8235499608_88f837b439.jpg
Deve ter sido um belo projeto VW alemã, até golf saiu assim pra teste por lá
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/4e/e6/8d/4ee68d202c4151a4e6e82f0b3543b11d.jpg
Só complementando a informação e respondendo a pergunta do André, sim, isso se trata de uma loucura qualquer de uma empresa, chamada Luke and Sohn, que ficava em Londres/UK, região próxima ao aeroporto Heathrow
https://www.flickr.com/photos/boo66/5504009608/
Não se sabe se foi apenas 1 protótipo, e que fim levou o exemplar.