É com muita satisfação que apresentamos hoje na seção “Passat do Leitor” um Passat TS 1977 na desejada cor Cobre Metálico, pertencente ao amigo Edison Viggiani Junior, um passateiro de berço.
O belo e impecável exemplar não é estático, apresenta-se em encontros de carros antigos e detaca-se em publicações impressas e virtuais.
Não bastasse os cuidados com o carro, Edison revela a bela história que o levou ao modelo e fez a paixão aumentar. Não obstante, muitas amizades foram geradas por essa paixão ao Passat.
Com a palavra, Edison Viggiani Junior:
“Vou contar um pouco da minha historia com Passats e do meu TS 1977. Minha paixão por eles começou cedo, até os 6 anos de idade vivia dentro do Passat TS 1978 do meu pai, seja nos fins de semana observando ele regulando o carburador , ajudando ele a lavar ou no banco traseiro andando por São Paulo.
Depois de um tempo o carro foi vendido e aquelas memórias não saiam da minha cabeça quando finalmente decidi que era hora de ter meu próprio TS.
Em busca de um carro fui ao interior, busquei cada indicação, vasculhava a internet diariamente, até que encontrei em uma loja de bairro um TS 1977 Cobre Metalico, a um preço muito longe do que conseguiria pagar. Naquela época não passava pela minha cabeça ter aquele carro, era um sonho muito distante.
O tempo passou, e ao mesmo tempo que eu deixava meu emprego em busca de uma colocação melhor no mercado eu reencontrei o TS em outra loja. Só que desta vez eu tinha o dinheiro para realizar meu sonho, só que não podia usar todos meus recursos sem outro emprego em vista. Para minha sorte isso não demorou a acontecer e na mesma semana que fui contratado estava na loja fechando o negócio.
Era a realização de um sonho, o carro nunca foi restaurado recebeu apenas do antigo dono apenas um banho de tinta na sua cor original (não muito bem feita por sinal), mas todos os itens e lembranças da minha infância estavam lá: o cheiro inconfundível dos VW antigos, o som característico do relógio de horas no console, o carburador Solex de corpo duplo alemão que tantas vezes vi meu pai regular, o volante esportivo e muitas outras.
Desde então tenho cuidado com muito carinho, fiz algumas melhorias como: as rodas originais, retífica do motor, refiz a forração dos bancos e consegui alguns detalhes originais que faltavam.
Mantive o toca fitas TKR cara preta, com amplificador TOJO e os faróis amarelos Carello, todos acessórios de época.
Nestes 4 anos que passaram aprendi um pouco de mecânica, elétrica, funilaria e o principal fiz grandes amigos e viagens inesquecíveis com minha noiva e meu TS. Fomos encontrar amigos em Caxambu, Poços de Caldas, Curitiba, etc. E depois disso ainda comprei outro Passat, um LS 76 que já está na fila para restaurar.”
Essa é uma história em andamento, pois esse Passat TS e seu proprietário ainda terão muitos quilômetros pela frente. Parabéns, Edison!
Home-Page do Passat O primeiro site sobre o Passat brasileiro
linda historia, as vezes eu acho que só eu tenho esse sentimento pelo meu TS…mas é bom ver que não estou sozinho!
Sim Eduardo, somos loucos, mas não estamos só!
Abraço
Parabéns Edson!
Seu carro é espetacular.
O Edison já foi informado que o custo da publicação do carro aqui no blog é deixar os blogueiros darem uma volta? O Artur já viajou de carona nesse TS, agora é a minha vez! Hehehehe…
Um dos Passat mais belos que conheço, sem nenhum exagero. E uma das cores mais belas oferecidas pela VW.
André, você eu deixo só porque já andei de LSE pela cidade maravilhosa.