Passat GTS 1.8: conforto e respostas rápidas

Teste do Passat GTS 1.8 1984
Revista Quatro Rodas nº 290 – Setembro de 1984
Reportagem de Claudio Carsughi
Fotos de Claudio Larangeira

 

Passat GTS 1.8 - Quatro Rodas nº 290, setembro de 1984

Tudo que o antigo GTS tinha de diferente em relação aos outros carros da linha Passat era um console e três mostradores. Um verdadeiro esportivo, entretanto, deve ter mais. A resposta da Volkswagen: o motor 1.8 do Santana. E mais conforto.

A Volkswagen ataca novamente na área dos esportivos.  Poucos meses depois de lançar o Gol GT 1.8, apresenta o renovado Passat GTS 1.8. Num e noutro, o mesmo motor 1.8 do Santana, capaz de sensibilizar os amantes da velocidade. O Passat, além disso, pode agradar aqueles que consideram o Gol GT muito semelhante ao Gol standard em aspecto global, interna e externamente.

Breve, um câmbio de 5 marchas. Para melhorar o consumo.

Quando lançou a primeira versão esportiva do Passat, o TS, o resultado de vendas foi rápido e positivo. Seu motor de carburador duplo, 1.6, levava óbvia vantagem sobre os outros modelos Passat, àquela época equipados com 1.5.

Tempos depois, o motor 1.6 acabou estendido a toda a linha. Assim, o único ponto de exclusividade do TS – mais tarde denominado GTS – resumiu-se a um console junto à alavanca de câmbio, exibindo três mostradores suplementares que completavam o painel. Para resolver o impasse – um carro esportivo, por definição, deve ser mais possante que seus equivalentes – a Volkswagen instalou, então, o motor 1.8, garantindo os necessários cavalos a mais.

O carro testado por Quatro Rodas tem câmbio de quatro marchas. Breve, estará disponível um modelo com câmbio de cinco marchas, o que não deverá alterar seu desempenho, conferindo-lhe, porém, maior economia em uso rodoviário. Essa impressão deriva de testes com o Gol GT 1.8, de 4 e 5 marchas, realizados em abril e junho passados.

   

Seguro, agradável

Ao se instalar no Passat GTS 1.8, o motorista fica logo à vontade. O bom banco Recaro, anatômico e contando com regulagem de altura, permite encontrar a posição ideal – tanto para dirigir na cidade quanto para uma longa viagem. Dessa forma, pode-se exigir o carro até seu limite, mantendo sempre uma sensação de segurança. Segurança que é reforçada, por outro lado, pelo emprego de rodas de liga leve, tala 6, testadas uma a uma em equipamento de raio X. Da mesma maneira, a estabilidade se reforça com os bons pneus radiais de aço, da série 60.

O motor responde no ato, fortalecendo a impressão de desempenho superior, obviamente à altura das necessidades e dos limites que nossas esburacadas estradas permitem. E, quando se solicita o sistema de freios, mesmo em emergência, a trajetória se mantém e a imobilização ocorre em espaços reduzidos.

Tais detalhes tornam o Passat GTS 1.8 bastante agradável. E não apenas para o motorista.: também o passageiro do lado e outros dois bem acomodados atrás (há um descansa-braço central escamoteável) viajam com conforto. A ventilação interna é boa, o aquecimento eficiente, o nível de ruído normal – para a categoria do veículo. A rigor, apenas os passageiros que viajam no banco traseiro têm sua visibilidade geral prejudicada pelos apoios de cabeça dos assentos da frente. Se forem três passageiros atrás, o conforto logicamente fica comprometido.

Passat GTS 1.8 - Quatro Rodas nº 290, setembro de 1984
Mais segurança e estabilidade no Passat GTS 1.8: rodas de liga leve e pneus radiais de aço.

  

O bom desempenho

Nem há necessidade de cronômetro para aferir o melhor desempenho deste GTS com motor 1.8. Em nossa pista de testes, a velocidade máxima alcançou 163 km/h. Aceleração também nervosa: pouco mais de 13 segundos para chegar a 100 km/h. Até mesmo motoristas que não se importam muito com desempenho sentirão um carro ágil que permite sair rapidamente de qualquer situação de emergência no trânsito.

Motor do Passat GTS 1.8 - Quatro Rodas nº 290, setembro de 1984
O motor 1.8 do Santana, no novo Passat: mais agilidade no trânsito.

Este último desempenho, em todo caso, não traz consigo uma elevação anormal de consumo, mesmo considerando o peso maior do GTS – quase uma tonelada, enquanto os outros Passat mal ultrapassam os 900 kg. Em uso urbano, fizemos mais de 7 km/l; em estrada, oscilamos entre 10 e 11 km/l. Claro que as medidas irão se alterar sempre que o motor for exigido a fundo. À velocidade real de 110/120 km/h, em estrada, gasta-se um litro de álcool a cada sete quilômetros rodados. Uma ocorrência natural em qualquer esportivo que se preze.

   

Resultados – Passat GTS 1.8 1984

ItemAvaliaçãoNota
DesempenhoMáxima: 162,896 km/h. De 0 a 100 km/h: em 13,39 s. Mil metros: 34,78 s.7
ConsumoNa cidade: 7,41 km/l. Em estrada, a 80 km/h reais: de 10,25 km/l (carregado) a 10,79 km/l (vazio).5
MotorFornece potência de forma progressiva. Aquece rápido, mesmo no inverno. Suporta elevadas rotações.7
CâmbioMarchas corretamente escalonadas, de engates fáceis. Faz falta uma quinta.6
FreiosMantém trajetória correta em freadas repentinas, necessitando de pouco espaço. Pronta desaceleração.7
DireçãoNão transmite vibrações, não é pesada em manobras nem leve em alta velocidade. Volante de bom diâmetro.7
EstabilidadeReações definidas. Neutro, saindo um pouco de frente no limite da aderência – fácil corrigir.7
SuspensãoFirme, sem comprometer o conforto. Não transmite ruído em piso irregular. Aliás, foi recalibrada.7
EstiloÉ hora de reformular, pois tem mais de 10 anos e as modificações até aqui foram insignificantes.5
AcabamentoExternamente: bom, até em junções da carroceria. Internamente: melhora nas partes de plástico.7
ConfortoÓtimo para quatro pessoas. Boa renovação de ar. Má visibilidade para quem viaja atrás.7
Nível de ruídoAceitável, a não ser em rotações excepcionalmente elevadas. Mas é uma versão esportiva.7
Posição do motoristaPerfeita: é regulável até na altura. Todos os comandos estão bem posicionados.8
InstrumentosFalta manômetro de óleo. E o conjunto requer reformulação para melhorar sua visibilidade.6
Porta-malasBom para bagagem de quatro pessoas. Revestimento adequado. Estepe na horizontal, sob o assoalho.4

    

Velocidade máxima na pista (km/h reais)
Média de 4 passagens162,896
Melhor passagem165,899

 

Velocidade máxima nas marchas
MarchaVelocidade (km/h)
46
88
139
165

 

Aceleração
Variação de velocidadeTempo (segundos)Marchas usadas
0 – 40 km/h2,95
0 – 60 km/h5,591ª/2ª
0 – 80 km/h8,451ª/2ª
0 – 100 km/h13,391ª/2ª/3ª
0 – 120 km/h19,481ª/2ª/3ª
0 – 140 km/h30,501ª/2ª/3ª/4ª
0 – 500 m21,54
0 – 1000 m34,78

 

Retomada de velocidade
Variação de velocidadeTempo (segundos)Marcha usada
40 – 60 km/h7,68
40 – 80 km/h14,27
40 – 100 km/h21,25
40 – 120 km/h29,63
40 – 140 km/h39,70
40 – 1000 m38,55

 

Consumo a velocidade constante
Velocidade real (km/h)Consumo (km/l)Marcha usada
4012,63
6012,26
8010,18
1008,45
1206,64
4011,37
Consumo médio
Na cidade7,41
Na estrada, a 80km/h, carregado10,25
Na estrada, a 80km/h, vazio10,79

 

Diâmetro de giro
EsquerdaDireita
10,70 m11,10 m

 

Espaço de frenagem
Velocidade (km/h)Distância (metros)
408,80
6018,10
8032,00
10049,50
12069,30
Freio de estacionamento
6045,10

   

Ficha técnica – Passat GTS 1.8 1984

Motor – Dianteiro, longitudinal, de quatro cilindros em linha, refrigerado a água. Comando de válvulas e válvulas de admissão e escapamento no cabeçote. Alimentação por um carburador de corpo duplo e fluxo descendente; a álcool.
Diâmetro e curso – 81,0 x 86,4 mm
Cilindrada total – 1.781 cm³
Taxa de compressão – 12:1
Potência máxima – 92,4 cv (68 kW) ABNT a 5.000 rpm
Torque máximo – 15,2 mkgf (149 Nm) ABNT a 2.600 rpm
Relações de marcha – 1ª) 3,455:1; 2ª) 1,789:1; 3ª) 1,133:1; 4ª) 0,829:1; diferencial, 4,111:1. Tração dianteira.
Carroceria – Sedã, duas portas, cinco lugares, estrutura monobloco
Suspensão dianteira – Independente, McPherson, com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.
Suspensão traseira – Semi-independente, com eixo em “U” trabalhando em torção, braços tensores longitudinais, barra diagonal Panhard, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos.
Freios – A disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras, com servo. Freio de estacionamento atuando nas rodas traseiras.
Direção – Mecânica, de pinhão e cremalheira.
Dimensões externas – Comprimento, 429 cm; largura, 160,0 cm; altura, 135,5 cm; distância entre eixos, 247,0 cm; bitola dianteira, 134,0 cm; bitola traseira, 134,2 cm; altura mínima do solo, 14,0 cm.
Rodas – Aro 14 x tala 6 polegadas, de liga leve.
Pneus – 185/60 HR 14
Capacidade do tanque – 60 litros
Peso do carro testado – 980 kg
FabricanteVolkswagen do Brasil S.A., via Anchieta, km 23,5, CEP 09700, São Bernardo do Campo, SP. Telex: (011) 44 5193.

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