Revista Auto Esporte nº269 – Julho de 1987
Reportagem de Heymar Lopes Nunes
Fotos de Carlos G. de Paula
Acelerações rápidas, boa velocidade final. Economia? Bem, compatível para um carro esportivo. Apesar de sua participação nas vendas globais da Volkswagen estarem diminuindo, o Passat ainda tem seus admiradores, principalmente o GTS Pointer.
Um bom esportivo, com acelerações rápidas e excelente retomada de velocidade. Consumo de combustível e conforto relativos. É o Passat GTS Pointer equipado com motor de 1800cm³ e potência de 99 cavalos.
Internamente ele é bem acabado apesar de faltar alguns cuidados. Os bancos reguláveis também em altura permitem ao motorista escolher a melhor posição para se dirigir. Mesmo sendo anatômicos e com apoio suplementar para as pernas, os bancos, principalmente na cidade, tornam-se muito duros cansando não só o motorista como também os passageiros, no banco traseiro o descansa-braço central, reversível, incomoda ao passageiro que estiver viajando no meio.
Ao contrário do que acontece com o Gol GTS, o painel do Passat Pointer é bem mais esportivo, sem os instrumentos que indicam a maneira econômica de se trocar as marchas e o consumo instantâneo de combustível, dispensáveis em um carro esportivo. No Passat, apesar de estarem no console central, existe um manômetro de temperatura do óleo e um voltímetro que permitem rápida visualização do motorista. O conta-giros é de bom tamanho e em lugar visível.
Nas manobras, o Passat é duro devido não só a desmultiplicação de sua caixa de direção, mas também pelos largos pneus, que aumentam a área de atrito com o solo, deixando o volante mais pesado. Na estrada mesmo em velocidades maiores o volante é preciso e garante segurança, como deve ser um esportivo.
Seu visual externo não é carregado, muito pelo contrário, é discreto e sem enfeites apelativos. Nem é necessário, seu maior trunfo não está aparente, está escondido. É o perfeito casamento entre o motor, câmbio e suspensão. Se aparentemente o Pointer pouco se destaca dos demais modelos da linha, é na performance que ele realmente aparece.
Sua aceleração é rápida e a elasticidade do motor muito boa. Para chegar aos 100 km/h, partindo da imobilidade, ele gasta pouco mais de 11 segundos, um segundo a mais que o Gol GTS. Boa marca para a sua potência que é de 99 cavalos, considerando seu peso e seu CX (coeficiente de atrito com o ar). Sua velocidade máxima. chega aos 179 km/h.
Também partindo da imobilidade, ele gasta 17,42 segundos para percorrer os primeiros 400. metros e 32,39 segundos para completar um quilômetro, contra 17,19 segundos e 32,46 segundos, respectivamente, do Gol GTS. Praticamente, não existe diferença.
Na retomada de velocidade, onde se mede principalmente o torque e a elasticidade do motor, o Passat levou 6,44 segundos para ir de 40 a 80 quilômetros por hora em terceira marcha e 14,14 segundos de 80 a 120 em quinta marcha, levando-se em consideração que a quinta marcha não é feita para força, mas sim para economia de combustível, tanto é que a sua velocidade máxima é conseguida em quarta e não em quinta marcha. Isto significa que as ultrapassagens feitas por este carro são sempre seguras, não sendo necessário reduzir a marcha.
Para um carro esportivo até que ele não é tão beberrão assim, na cidade ele chega a fazer 7,32 quilômetros com um litro de combustível. Na estrada, rodando a 80 km/h, ele consome 11,83 km/I e 10,78 km/I andando-se a 100 km/h, ficando assim com a média, padrão AUTO ESPORTE, de 9,97 km/l. E bem verdade que o dono de um carro com estas características nem pensa em andar a 80 km por hora.
A estabilidade do carro é boa e chega a impressionar. As curvas de baixa velocidade são feitas sem maiores problemas e nas de alta existe uma pequena tendência do carro sair de frente – desgarrar as rodas dianteiras – facilmente corrigida. Como a retomada de velocidade é boa, as saídas de curvas são sempre tranqüilas, o motor responde rápido às pressões feitas no acelerador. Para andar na cidade, onde as ruas não são niveladas e principalmente naquelas com calçamento de paralelepípedo, a suspensão fica muito dura cansando o motorista devido aos trancos e solavancos que o carro recebe.
Os pneus de perfil baixo contribuem para aumentar os socos, assim qualquer buraco dá aos ocupantes a impressão que era uma cratera. Sabemos que é difícil adequar o conjunto de suspensão para estabilidade e conforto ao mesmo tempo, ainda mais em ruas e estradas como as nossas.
O sistema de freios está bem dimensionado, proporcionando frenagens em espaços relativamente pequenos e com toda a segurança. Estando os pneus em bom estado e calibrados devidamente, o carro pára sem haver desvios de sua trajetória, garantindo assim uma maior segurança nas paradas de emergência.
O nível de ruído interno não chega a incomodar e é possível ouvir o rádio em baixo volume. Como acontece em todos os carros equipados com pneus radiais com cinta de aço, a velocidade mais crítica é a 40 km/h, quando o barulho provocado por eles incomoda até mesmo uma conversa.
Não resta dúvida que o Passat GTS Pointer é um excelente esportivo, que corresponde fielmente as expectativas de seu proprietário. O que desanima muitos dos interessados em ter um destes, é seu alto preço, no modelo básico ele custa Cz$ 568.866,66, apenas com os acessórios de linha.
Posição do Passat GTS 1.8 |
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Participação | |||
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Ano | Vendas | Na linha | No mercado |
1984 | 1.763 | 10,1% | 0,5% |
1985 | 3.373 | 31,8% | 0,6% |
1986 | 5.555 | 12,0% | 0,9% |
1987 (Janeiro a Maio) | 1.874 | 36,3% | 2,0% |
Avaliação Auto Esporte | ||
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Item | Nota | Comentários |
Estilo | 7 | Carroceria – Sem se importar com o peso dos anos de nascimento, o Passat GTS Pointer ainda se destaca pela beleza. Falta-lhe um farol auxiliar, de neblina ou de longo alcance. Bom porta malas, cuidadoso acabamento e linhas suaves, sem muitos enfeites: Com mais alguns detalhes aerodinâmicos, o Passat poderia se tornar ainda mais rápido. |
Acabamento | 8 | |
Porta-malas | 8 | |
Iluminação | 8 | |
Segurança | 8 | |
Visibilidade | 8 | Habitáculo – Duro para se andar na cidade ou em estradas de piso irregular. Volante muito pesado para manobras devido aos largos pneus. Os bancos, com regulagem em altura, são anatômicos e seguram perfeitamente o corpo. Para um carro da categoria deste GTS, os vidros deveriam ter acionamento elétrico. O banco traseiro incomoda ao passageiro que viaja no centro, por causa do apóia-braço central. |
Comandos | 7 | |
Instrumentos | 9 | |
Conforto | 8 | |
Nível de ruído | 7 | |
Motor | 8 | Mecânica – Ponto de destaque para motor e transmissão. Potência e torque a altura. Suspensão dura, porém estável. Os freios são bastante confiáveis e precisos, dão confiança ao motorista mesmo em frenagens de emergência. Mecânica mais do que testada, merece confiança. |
Transmissão | 8 | |
Freio | 8 | |
Suspensão | 8 | |
Direção | 7 | Performance – Não fosse o seu peso e detalhes, de aerodinâmica, que não são bem cuidados, o Passat GTS Pointer, andaria na frente do próprio Gol GTS, que usa o mesmo motor. São arrancadas fortes e uma excelente retomada de velocidade. Os 99 cv de potência conseguem levar o Passat aos 179 km/h. Bom para seu tamanho. |
Desempenho | 9 | |
Consumo | 7 | |
Autonomia | 8 | |
Estabilidade | 9 | |
Dirigibilidade | 8 | |
Média AE | 7,9 | Média – A nota final recebida mostra que o Passat é um dos lideres de sua categoria. Por este motivo, ele merecia maior destaque e melhores detalhes de acabamento como por exemplo, vidros com acionamento elétrico e faróis auxiliares. |
Velocidade máxima na pista (km/h reais) | |
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Média de 4 passagens | 178,7 |
Melhor passagem | 179,3 |
Consumo médio (km/l) | |
Cidade | 7,32 |
Estrada – 80km/h | 11,83 |
Estrada – 100km/h | 10,78 |
Média Auto Esporte | 9,97 |
Aceleração | |
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Km/h reais | Segundos |
0 – 40 | 3,05 |
0 – 60 | 4,58 |
0 – 80 | 7,06 |
0 – 100 | 11,42 |
0 – 120 | 15,71 |
0 – 140 | 24,11 |
0 – 160 | 38,50 |
0 – 400m | 17,42 |
0 – 100m | 32,29 |
Retomada | ||
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Km/h reais | Segundos | Marcha |
40 – 60 | 6,44 | 3ª |
40 – 60 | 8,76 | 4ª |
40 – 60 | 12,16 | 5ª |
60 – 100 | 7,44 | 3ª |
60 – 100 | 10,01 | 4ª |
60 – 100 | 13,45 | 5ª |
80 – 120 | 8,38 | 3ª |
80 – 120 | 10,84 | 4ª |
80 – 120 | 14,14 | 5ª |