O Passat TS foi lançado na linha 1976, ampliando o leque de opções ao consumidor interessado em adquirir um Passat. A Volkswagen mantinha o seu cronograma de apresentar uma versão esportiva, após lançar apenas os modelos com duas portas em 1974 e posteriormente a versão de 4 portas para a linha 1975. Alguns meses depois, a gama de opções ainda passaria a contar com os modelos com a tampa da mala grande, que passaram a ser conhecidos como 3 portas.
No dia 4 de janeiro de 1976, o jornal Diário do Paraná publicou as primeiras impressões sobre a versão esportiva do Passat. Com o mesmo título deste artigo, o texto detalhava bem as diferenças entre o Passat TS e os outros modelos disponíveis da linha Passat. Alguns pequenos equívocos foram cometidos no texto, como dar a entender que o conta-giros estava instalado no console e não no lugar do relógio do painel. Este engano foi cometido, possivelmente, pelo jornal ter tido acesso somente a fotos de divulgação e ao press release da Volkswagen para escrever a matéria. Ainda assim, é um material certamente de grande interesse aos proprietários do Passat. Por isso, transcrevemos a matéria abaixo, na íntegra:

O mercado brasileiro está ganhando a versão TS do VW Passat, lançamento com o qual a Volkswagen do Brasil objetiva atender aquela faixa de consumidores exclusivistas que vinham exigindo um carro capaz de ‘diferenciar-se’ por suas avançadas características de construção, desempenho, segurança, conforto e beleza de estilo.
Motor de 1600cm³, 96cv (SAE) de potência, carburador de corpo duplo, grade dianteira de faróis duplos, volante esportivo, console completo (com relógio de horas, voltímetro, medidor de pressão de óleo do motor e conta-giros), faixa preta que acompanha horizontalmente a linha de cintura da carroçaria, pára-choques com frisos protetores de borracha – estes alguns detalhes adicionais utilizados pela fábrica para individualizar o TS em relação às demais versões L e LS do Passat.
O aumento da cilindrada e da potência do motor e a combinação de outros recursos técnicos de projetos e construção que fazem do Passat o mais moderno carro nacional, assegurou ao TS um desempenho bem superior aos GT’s existentes no mercado, mantendo ao mesmo tempo a excelente média de 12,3 km/l de consumo. Em função de sua favorável relação peso-potência de apenas 9,0 kg/cv, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 13,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km horários.
Em contra-partida, o Passat TS também é o carro em sua faixa que exige menor espaço de frenagem para parar: a 80km por hora volta a imobilidade, sem se desviar da trajetória seguida, em apenas 29,5 metros. A eficiência dos freios e a estabilidade são garantidas pelo servo-freio, além do duplo circuito de freios de ação em diagonal e pelo revolucionário sistema de raio negativo de rolagem, ou direção auto-estabilizadora que aumenta consideravelmente a estabilidade direcional.
O mesmo Passat
Para equipar a versão TS, os técnicos da Divisão de Engenharia da Volkswagen do Brasil elevaram em 100 cm³ a cilindrada do motor básico do Passat 1500 cm³. Isso foi obtido com o aumento das dimensões dos cilindros e anéis, mantendo-se inalteráveis as demais características do compacto motor Passat, que tem quatro cilindros em linha, comando de válvulas na cabeça, árvore de manivelas apoiada em cinco mancais e outras soluções técnicas que lhe conferem resistência, facilidade de manutenção, baixo consumo e um funcionamento silencioso.
Na busca de uma perfeita adequação do motor com a cilindrada às exigências de desempenho da nova versão TS, a fábrica recorreu ao carburador de corpo duplo (dois estágios), de fluxo descendente, o que por consequência exigiu o uso em complementação, de outros componentes como o coletor de admissão com dupla entrada e câmara intermediária – isso para melhor direcionamento da mistura ar/combustível -, o coletor de escape com entrada dupla, o corpo do filtro de ar com entrada oval, para assegurar perfeita alimentação de ar ao carburador, e o tubo de escape duplo até próximo do silencioso.
Com essas alterações e a elevação da taxa de compressão para 7,5:1, o motor VW Passat teve sua potência aumentada até 96 cv (SAE) a 6.100 rotações por minuto e seu momento de força passou para 13,2 mkgf (SAE) a 3.600 rpm, consumindo apenas 8,1 litros de combustível para cada 100 km rodados. Para aproveitar a alta rotação do motor e o elevado torque não foram necessárias maiores alterações na caixa de transmissão pois as marchas já tem o escalonamento ideal. Apenas se fez uso de uma quarta marcha menos desmultiplicada, cuja razão de transmissão para o TS é de 1:0,94 enquanto nas demais versões do Passat é 1:0,97.
Além dessas alterações, introduzidas por força das características do carro, o VW Passat TS tem tração dianteira, com semi-eixos oscilantes e juntas homocinéticas, coluna de direção com dispositivo de segurança, freios (a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras) com circuito duplo em diagonal, equipamento servo-freio, rodas de aço estampado (aro 5Jx13), pneus radiais 175/70 SR 13 (também o 175/70 HR 13) e sistema elétrico utilizando bateria de 12v e 42 Ampéres. A suspensão dianteira é independente, tipo Mc Pherson, com braços triangulares, colluna de suspensão com molas helicoidais e amortecedores telescópicos de dupla ação.

O luxo interior
Com o TS, a Volkswagen do Brasil proporciona a continuidade de oferta do modelo Passat através de versões diferenciadas por detalhes de acabamento. Assim, a versão L é equipada com o conjunto conveniência, que inclui: o relógio de horas, acendedor de cigarros, bancos dianteiros reclináveis, revestimento dos bancos com faixa central em courvin listrado ou tecido liso tipo veludo, friso cromado no revestimento das portas e instrumentos do painel com aro cromado.
O Passat LS, identificado externamente pelo logotipo fixado na traseira, tem o acabamento combinando obrigatoriamente com o conjunto conveniência e mais: temporizador, esguicho do limpador do pára-brisa acionado por bomba elétrica, tapete de nylon no revestimento do assoalho, rádio de 3 faixas, espelho retrovisor anti-ofuscante, odômetro parcial, capa de borracha na empunhadura do freio de estacionamento e tampa de gasolina com chave, caracterizando o conjunto luxo.
Finalmente, o TS combina obrigatoriamente o conjunto luxo com uma série de detalhes exclusivos que individualizam o seu acabamento: motor de 1.588 cm³, carburador de corpo duplo, faróis duplos, pára-choques com friso de borracha, faixas laterais, pneus e aros especiais – além do volante esportivo, com as letras “TS” no botão da buzina; console contendo bagagito, relógio de horas, conta-giros, voltímetro e indicador da pressão do óleo; e, coifa protetora da alavanca de câmbio em borracha e mais alta, caracterizando o conjunto desempenho.
Para todas as versões do Passat a fábrica oferece alguns equipamentos especiais como aquecimento, ar-condicionado, pintura metálica e bancos dianteiros com apoio de cabeça incorporado.
Console central estranho, não?
É o modelo de 1976.
Em todos os anos (76, 77 e 78) os TS saíram com o emblema na tampa traseira “Passat TS” ou em algum ano saíram apenas com o emblema “Passat”?
Pessoal, tenho um Passat ano e modelo 1980, alguém saberia dizer com certeza se a lanterna traseira deste modelo é a Vermelha Rubi ou tricolor?
https://hpdopassat.com.br/lanternas/
Boa noite!
Gostaria de saber quando e como posso participar de encontros do Clube do Passat.
Boa noite, Marcelo!
Não sei em que estado você mora, mas existem clubes em algumas regiões do Brasil. Veja aqui alguns deles: https://hpdopassat.com.br/clubes/
Qualquer coisa, é só falar!
Abraços!