A Volkswagen ofereceu o Passat Plus em 1984, como uma série especial em alusão a entrada do motor 1.8 na linha Passat, que – cabe ressaltar – ainda não recebia a denominação AP, tendo algumas pequenas diferenças para este motor como aponta o nosso artigo. Esta série possuía alguns itens exclusivos, como o fino friso vermelho localizado ao redor dos vidros laterais, além de uma faixa preta lateral, na mesma posição dos frisos de borracha utilizados, por exemplo, a partir de 1985. Apesar do material publicitário da época citar apenas a cor azul, o Passat Plus também foi vendido na cor prata.
O interior do Passat Plus era exclusivo, com o carpete e as forrações dos bancos, portas e teto na cor azul. Até mesmo as telas plásticas dos alto-falantes das portas eram azuis. O console era simples, como na versão LS, e o rádio era fixado no acabamento inferior central do painel, através de um suporte utilizado em outras versões da linha.
O impecável exemplar das fotos pertence ao colecionador Henrique Renke, do Rio de Janeiro.
Características do Passat Plus
Características externas
– Friso vermelho ao redor dos vidros laterais
– Faixa preta lateral, entre eixos
– Grade e máscaras dos faróis na cor preta
– Frisos dos vidros pretos
– Spoiler dianteiro
– Rodas de aço e “supercalotas” do Santana CS
– Emblema “Plus” nos pára-lamas dianteiros e tampa do porta-malas
– Logotipo 1.8 na grade
– Vidros verdes
– Desembaçador do vidro traseiro
– Pára-choques pintados na cor da carroceria
Características internas
– Carpete, bancos e forrações laterais e do teto na cor azul
– Cintos de segurança na cor preta
– Ar-quente
– Painel com relógio de horas e hodômetro parcial
– Console simples, igual ao usado na versão LS
– Buzina dupla
– Volante da versão GTS
– Manopla de câmbio da versão GTS