Revista Auto Esporte nº 120 – Outubro de 1974
Revendedor Autorizado Volkswagen em São Paulo e representante Porsche para todo o Brasil, a Dacon S/A, depois de ter uma equipe de competição muitas vezes vitoriosa, com os Karmann-Ghia-Porsche, traz de algum tempo para cá uma característica que já se tornou tradicional pelo seu bom gosto e requinte: a personalização dos veículos Volkswagen, com a colocação de equipamentos inéditos e o aumento do rendimento mecânico. O Passat LS/Dacon é o mais recente destes lançamentos, ratificando em tudo a intenção da Dacon, que conseguiu dar ao novo carro da Volkswagen mais desempenho e um inegável aumento de conforto que no carro de linha já é bom.
Os equipamentos
Logo ao ser apresentados ao carro, um detalhe se destacou: ele vinha equipado com teto-solar. Uma solução que traz, desde que bem feita, ótimos resultados de refrigeração interna do automóvel, o que, para nós de um país tropical, representa um alto nível de conforto. Estranho, porém, é que, em 1965, a Volkswagen lançou, como equipamento opcional no modelo sedan, o teto-solar.
Tamanha foi a falta de aceitação do público que parou de ser fabricado, tendo inclusive acontecido casos de proprietários de sedan com teto-solar usarem recursos de lanternagem para fechá-los, para com isso conseguir um melhor preço de revenda. O teto em questão é importado com exclusividade da Alemanha pela própria Dacon, sendo de fácil manejo, bom acabamento e de vedação perfeita.
Outra introdução exclusiva da Dacon é o acionamento elétrico dos vidros, que no Passat LS/Dacon são rayban. Um volante Moto-Lita (inglês), preto fosco e forrado em couro, mais um conta-giros que vai no lugar do relógio de horas compõe o painel do carro. Para estas modificações a Dacon utiliza apenas o modelo LS.
Modificações mecânicas
Poucas foram as modificações mecânicas no carro. Apenas o motor recebeu uma certa dose de veneno. Nada, porém, que comprometa a regularidade do seu funcionamento, ficando a marcha lenta inalterada e a aceleração bastante uniforme. Dois carburadores Weber 40 duplos montados em coletores independentes, um comando de válvulas feito pela Dacon, baseado no diagrama do Porsche 911, com 290º de duração, mais pistões de cabeça reta que aumentam a taxa de compressão de 7,0:1 para 8,0:1 (é necessário a utilização de gasolina azul), formam o kit para a modificação do motor do Passat LS/Dacon.
Por serem modificações muito recentes, a Dacon não pode nos fornecer as medidas de torque e potência, estimando essa última em um nível superior ao do modelo alemão (85 cv). Quanto à suspensão e freios, nada foi feito, sendo apenas trocadas as rodas originais por modelo idêntico, mas com 5 1/2 polegadas de largura (as originais tem 4 1/2 polegadas) e sobre aro cromado.
Nestas novas rodas utilizam pneus 185/70 SR 13 Michelin ZX, que são importados da França e representam, seguramente, o que há de melhor em matéria de pneus radiais no mundo. Futuramente, a Dacon usará nas suas modificações novos amortecedores à gás, molas mais curtas com elasticidade constante e, para os freios, pastilhas do VW/Porsche 914, mais macias.
Preços
O conjunto de equipamentos é distribuído sob a forma de kits, podendo ser adquiridos separadamente. O teto solar e o vidro rayban formam o kit 1, que custa 6,5 mil cruzeiros. O kit 2 é formado pelo kit 1 mais o motor de acionamento elétrico dos vidros, custando 8,7 mil cruzeiros. O conjunto do motor tal como acima descrito, é o kit 3 que custa 6,5 mil cruzeiros. Finalmente, as rodas com pneus Michelin formam o kit 4, custando 5 mil cruzeiros.
O Passat LS/Dacon testado por Auto Esporte estava 20,2 mil cruzeiros a mais do que o preço de tabela de um Passat LS. Estes equipamentos poderão ser encontrados, no Rio, na Besouro Veículos S/A, revendedor autorizado Volkswagen que representa a Dacon.
Performance
As medições de performance foram realizadas no litoral paulista, na Rodovia Pedro Taques. Em asfalto rugoso, com tempo seco e encoberto, a uma temperatura de aproximadamente 23º C. Na rápida viagem do centro de São Paulo até o local dos testes, efetuamos uma medição de consumo. O resultado obtido foi de 9,9 km/l sem preocupação de poupar, o que representa um bom resultado e ratifica o uso da dupla carburação, desde que adequada ao motor e bem regulada, como responsável por um aumento sensível no aumento da economia de combustível.
Durante a viagem, pudemos sentir melhor as modificações introduzidas no Passat LS/Dacon. Sua estabilidade, que originalmente é excelente, tinha conseguido melhorar com o uso de maiores pneus e rodas. Os freios também apresentaram sensível aumento de rendimento, graças também aos novos pneus e rodas.
O motor se mostrava mais arisco e com boa elasticidade. Apenas em velocidades muito baixas (até 60 km/h) a sua aceleração era um tanto lenta, sem que isto prejudicasse o bom andamento do carro no uso normal. Como velocidade máxima conseguimos 154,506 km/h na melhor passagem, dez quilômetros a mais que no modelo de linha. Nos testes de aceleração, o LS/Dacon fez de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos, 3,3 segundos mais rápido que o LS ” Standard”.
Possuindo um excelente conjunto, o Passat LS/Dacon dá a oportunidade ao usuário que no desejo de maior potência e conforto no seu Passat LS de linha pode consegui-lo pronto.
Ficha comparativa entre o Passat LS e o Passat LS/Dacon
Velocidade Máxima | Média | |
Passat LS | 144,000 | 143,424 |
Passat LS/Dacon | 154,506 | 153,846 |
Retomada de velocidade na mesma marcha (tempo em segundos) | ||||
---|---|---|---|---|
Variação de velocidade | Passat LS | Passat LS/Dacon | ||
3ª | 4ª | 3ª | 4ª | |
60 – 100 km/h | 10,5 | 16,5 | 9,0 | 14,1 |
60 – 120 km/h | 21,0 | 27,5 | 15,0 | 21,9 |
60 – 140 km/h | – | – | – | 34,7 |
80 – 100 km/h | – | – | 5,1 | 8,9 |
80 – 120 km/h | 16,5 | 20,0 | 11,4 | 16,3 |
80 – 140 km/h | – | – | – | 27,5 |
Retomada com troca de marchas (tempo em segundos) | ||||
---|---|---|---|---|
Variação de velocidade | Passat LS | Passat LS/Dacon | ||
0 – 60 km/h | 6,5 | 6,4 | ||
0 – 80 km/h | 10,0 | 9,6 | ||
0 – 100 km/h | 16,6 | 13,4 | ||
0 – 120 km/h | 27,6 | 20,2 | ||
0 – 500 metros | – | 21,7 | ||
0 – 1000 metros | 37,5 | 33,4 |
aquela mania dos anos 70/80 de tacar o carro no mar,por isso que muitos não sobreviveram..mais é inquestionável a beleza das fotos..