O sedã Passat Julia é uma das transformações menos conhecidas atualmente dentre as que foram feitas a partir do Passat. Produzido no Rio de Janeiro durante os anos 80, o Passat Julia foi inicialmente produzido pela Dankar (que também produziu o esportivo Squalo, com mecânica VW refrigerada a ar). Posteriormente a patente e os moldes do Julia foram adquiridos pela Mac Laren, empresa mais conhecida pela produção de embarcações.
O veículo, assim como a maior parte dos fora-de-série daquela época, utilizava diversas peças de outros carros em produção. Como exemplos, as lanternas eram de Opala, o vidro traseiro era o pára-brisa do Fiat 147 e as maçanetas externas eram do Alfa-Romeo 2300 TI. A carroceria era moldada em fibra de vidro, o que proporcionava uma diminuição de 70kg em relação ao peso de um Passat normal. Os pára-choques envolventes antecipavam uma tendência.
A mecânica usada poderia ser a do próprio carro cedido para transformação (também havia a opção de comprar o carro 0km) ou escolher um motor 1.6 recondicionado pela própria VW, com garantia de fábrica de 6 meses. Foi equipado inicialmente com a parte dianteira dos Passat entre 1979 e 1982, recebendo posteriormente a dianteira de 4 faróis dos Passat produzidos a partir de 1983.
Segundo publicação da época, o Julia possuía estabilidade e desempenho semelhantes ao Passat de série. No interior, por possuir os mesmos bancos e espaço interno do Passat, o Julia mantinha as mesmas características de conforto. Para os ocupantes traseiros também era possível baixar os vidros laterais, assim como nos Opala e Corcel duas portas, pois era utilizado o mesmo sistema das portas traseiras do Passat 4 portas. O painel possuía algumas modificações, recebendo mais instrumentos, além de um volante esportivo.
Apesar de raros, ainda é possível encontrar alguns Passat Julia. A maioria não se encontra mais em boas condições, porém para a alegria dos admiradores de Passat e dos fora-de-série nacionais, algumas unidades se encontram nas mãos de colecionadores ou proprietários cuidadosos que proporcionarão uma restauração digna a estes raros exemplares.
Boa tarde, estou restaurando um passat julia mas estou com dificuldade de arrumar peças.
Alguém sabe dizer quais peças de outros carros é usada no Julia, sem ser o para brisa traseiro, maçanetas e lanternas poi esses eu já sei. Preciso das borrachas e frisos laterais mas não sei de qual carro é.
Se alguém puder ajudar, desde já agradeço.
meu pai teve um feito em 83. A fabrica era em Jacarepaguá, foi feito a partir de um passat 79 que tinha la´em casa. muito interessante e tals, mas vai ser feio e mal desenhado lá nos inferno!!! kkk
O nosso era prata e a plca amarela eu ainda lembro OU-2929 será que ainda eixste? ultima vez que tive noticias ele tinha sido vendido para um senhor da Ilha do Governador
Tenho um muito interiro, todo original em meu nome na garagem… Era do meu pai e agora quero vender após o falecimento dele esse ano 😞 21996976212
Outro fato interessante: na mesma época que meu pai fez a dele, o Leo Batista(narrador esportivo da Globo) tbém tinha encomendado uma(branco pérola) e ficou com ela alguns anos depois pintou ela de preto.
Meu pai tem um passat julia dourado aqui na garagem ele è todo de fibra ta enteiro só o interior que esta desmontado
Helton vi sua postagem e estou restaurando uma que era do meu pai e preciso saber também sobre os friso e borracha. Obrigado
Bom dia, amigo!
Por favor, contribua para o nosso cadastro nacional dos Passat Julia: https://blog.hpdopassat.com.br/2019/06/cadastro-passat-julia/