Home / O Passat / Modelos especiais / Passat Julia

Passat Julia

Passat Julia

O sedã Passat Julia é uma das transformações menos conhecidas atualmente dentre as que foram feitas a partir do Passat. Produzido no Rio de Janeiro durante os anos 80, o Passat Julia foi inicialmente produzido pela Dankar (que também produziu o esportivo Squalo, com mecânica VW refrigerada a ar). Posteriormente a patente e os moldes do Julia foram adquiridos pela Mac Laren, empresa mais conhecida pela produção de embarcações.

O veículo, assim como a maior parte dos fora-de-série daquela época, utilizava diversas peças de outros carros em produção. Como exemplos, as lanternas eram de Opala, o vidro traseiro era o pára-brisa do Fiat 147 e as maçanetas externas eram do Alfa-Romeo 2300 TI. A carroceria era moldada em fibra de vidro, o que proporcionava uma diminuição de 70kg em relação ao peso de um Passat normal. Os pára-choques envolventes antecipavam uma tendência.

A mecânica usada poderia ser a do próprio carro cedido para transformação (também havia a opção de comprar o carro 0km) ou escolher um motor 1.6 recondicionado pela própria VW, com garantia de fábrica de 6 meses. Foi equipado inicialmente com a parte dianteira dos Passat entre 1979 e 1982, recebendo posteriormente a dianteira de 4 faróis dos Passat produzidos a partir de 1983.

Passat Julia

Segundo publicação da época, o Julia possuía estabilidade e desempenho semelhantes ao Passat de série. No interior, por possuir os mesmos bancos e espaço interno do Passat, o Julia mantinha as mesmas características de conforto. Para os ocupantes traseiros também era possível baixar os vidros laterais, assim como nos Opala e Corcel duas portas, pois era utilizado o mesmo sistema das portas traseiras do Passat 4 portas. O painel possuía algumas modificações, recebendo mais instrumentos, além de um volante esportivo.

   

Apesar de raros, ainda é possível encontrar alguns Passat Julia. A maioria não se encontra mais em boas condições, porém para a alegria dos admiradores de Passat e dos fora-de-série nacionais, algumas unidades se encontram nas mãos de colecionadores ou proprietários cuidadosos que proporcionarão uma restauração digna a estes raros exemplares.

   

4 comments

  1. Boa tarde, estou restaurando um passat julia mas estou com dificuldade de arrumar peças.
    Alguém sabe dizer quais peças de outros carros é usada no Julia, sem ser o para brisa traseiro, maçanetas e lanternas poi esses eu já sei. Preciso das borrachas e frisos laterais mas não sei de qual carro é.
    Se alguém puder ajudar, desde já agradeço.

  2. meu pai teve um feito em 83. A fabrica era em Jacarepaguá, foi feito a partir de um passat 79 que tinha la´em casa. muito interessante e tals, mas vai ser feio e mal desenhado lá nos inferno!!! kkk
    O nosso era prata e a plca amarela eu ainda lembro OU-2929 será que ainda eixste? ultima vez que tive noticias ele tinha sido vendido para um senhor da Ilha do Governador

  3. Outro fato interessante: na mesma época que meu pai fez a dele, o Leo Batista(narrador esportivo da Globo) tbém tinha encomendado uma(branco pérola) e ficou com ela alguns anos depois pintou ela de preto.

  4. Meu pai tem um passat julia dourado aqui na garagem ele è todo de fibra ta enteiro só o interior que esta desmontado

Deixe uma resposta