No dia 6 de setembro de 2015 o Passat Clube – RJ teve oficializada sua entrada na Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), sendo o primeiro clube dedicado ao Passat a fazer parte da entidade, o que pode servir para que outros clubes de Passat sigam os mesmos passos e se fortaleçam nesse sentido. A solenidade contou com a presença do presidente da entidade, Sr. Roberto Suga, que veio ao Rio de Janeiro especialmente para a ocasião. Como tenho a honra de ter participado de tudo e ser o presidente do clube, desta vez vou tomar a liberdade de escrever este artigo em primeira pessoa.
A solenidade foi organizada em parceria com o Nictheroy Clube de Veículos Antigos, clube que também faço parte, assim como alguns sócios do Passat Clube – RJ, e que desde o início das conversas sobre o nosso registro, apoiou de maneira incondicional a causa, além de apadrinhar nossa filiação à Federação, nos indicando no ato do envio do pedido. A cerimônia foi realizada no evento mensal do clube, que acontece no estacionamento do Sam’s Club de Niterói.
Iniciamos as comemorações já no aeroporto Santos Dumont, onde o presidente Roberto Suga chegaria pela manhã. Assim que ficou acertada a sua vinda, informei ao presidente que eu mesmo o buscaria no aeroporto e o levaria ao evento. Enquanto isso, começamos os preparativos para uma carreata supresa de Passat que o recepcionaria. Pouco antes da chegada do avião, 12 Passat de integrantes do clube já se encontravam em uma área atrás do Santos Dumont, fazendo uma prévia do que seria o evento daquele dia.
Uma surpresa agradável e honrosa, dessa vez pra nós, foi contar com a presença do conhecido antigomobilista José Cândido Muricy Neto, um dos fundadores do Veteran Car Club do Brasil (e presidente em algumas gestões) e que também faz parte do Conselho Consultivo da FBVA, que apareceu com seu belíssimo Cadillac 1941 conversível e foi convidado a fechar nossa carreata.
Além dos 12 Passat e do Cadillac, no estacionamento do aeroporto, meu LS 1980 já estava posicionado, apenas aguardando a hora de partir. Afinal, é óbvio que a ida do presidente Roberto Suga (que já foi proprietário de um GTS 1983 e um GTS Pointer 1987) ao evento seria de Passat…
Avião no pátio, presidente da FBVA no carro, era a hora de avisar disfarçadamente a todos que estávamos saindo do estacionamento do aeroporto. Ao sairmos, todos os carros já aguardavam alinhados e começaram um buzinaço, dando início a carreata. A surpresa e o entusiasmo espontâneo de Roberto Suga ao ver a carreata fez valer a pena todo o esforço do clube. Foram pouco mais de 20km até o local do evento, cruzando o Centro do Rio de Janeiro, passando pelo recente túnel Rio 450 na zona portuária e Ponte Rio-Niterói, até chegar ao evento no início da Rodovia Niterói-Manilha.
Lá, fomos recebidos com o alto astral de sempre pela diretoria e sócios do Nictheroy Clube de Veículos Antigos, além dos demais sócios do Passat Clube – RJ que já se encontravam no local. Os Passat tiveram vagas de destaque reservadas, para que estacionássemos todos juntos e assim promover uma visão especial do evento.
Na ocasião da solenidade, o presidente Roberto Suga falou da alegria de ser recebido pela nossa carreata e tive a honra de receber de suas mãos o Certificado de Filiação do clube junto a Federação Brasileira de Veículos Antigos, assim como a bandeira da FBVA para que seja utilizada em nossos eventos.
Também rendemos nossas homenagens, inicialmente entregando ao Suga uma placa agradecendo pela sua presença e pela filiação do clube, e também ao Nictheroy Clube de Veículos Antigos, entregando ao seu presidente Alexandre Thomaz uma placa de gratidão por todo o apoio para que a filiação e esta solenidade se tornassem reais. O NCVA aproveitou a ocasião para também prestar suas homenagens ao presidente da FBVA, pela sua presença no evento.
Após a solenidade e as fotos de comemoração, os sócios do Passat Clube – RJ e a diretoria do Nictheroy Clube de Veículos Antigos, na companhia de Roberto Suga e José Cândido Muricy Neto, seguiram em carreata pela orla da cidade para um almoço de confraternização. Lá tivemos a oportunidade de assistir uma apresentação do presidente da Federação sobre os trabalhos da entidade e, como não poderia deixar de ser, sobre as regras da placa preta.
Em nome do Passat Clube – RJ, gostaria de agradecer imensamente ao presidente Roberto Suga pela sua presença e simpatia. Reforçamos aqui o que foi dito pessoalmente: estamos a disposição para colaborar em tudo o que estiver ao nosso alcance! Ao Nictheroy Clube, mais uma vez o nosso “muito obrigado” por todo o esforço para que este dia fosse tão especial como foi e também por todo o apoio que temos recebido desde o início!
E mais uma vez fica o incentivo para que outros clubes de Passat que já existem informalmente sigam os mesmos passos e se fortaleçam, assim como diversos clubes monomarca já vem fazendo ao longo dos últimos anos. E, claro, também se filiem à FBVA para aumentar nossa representatividade. Assim, ajudaremos ainda mais a preservar os carros aos quais se dedicam!
Parabéns a todos os membros do Passat Clube RJ!