Home / Artigos / Artigos em geral / Passat Clube – RJ passa a ser membro da FBVA

Passat Clube – RJ passa a ser membro da FBVA

No dia 6 de setembro de 2015 o Passat Clube – RJ teve oficializada sua entrada na Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), sendo o primeiro clube dedicado ao Passat a fazer parte da entidade, o que pode servir para que outros clubes de Passat sigam os mesmos passos e se fortaleçam nesse sentido. A solenidade contou com a presença do presidente da entidade, Sr. Roberto Suga, que veio ao Rio de Janeiro especialmente para a ocasião. Como tenho a honra de ter participado de tudo e ser o presidente do clube, desta vez vou tomar a liberdade de escrever este artigo em primeira pessoa.

A solenidade foi organizada em parceria com o Nictheroy Clube de Veículos Antigos, clube que também faço parte, assim como alguns sócios do Passat Clube – RJ, e que desde o início das conversas sobre o nosso registro, apoiou de maneira incondicional a causa, além de apadrinhar nossa filiação à Federação, nos indicando no ato do envio do pedido. A cerimônia foi realizada no evento mensal do clube, que acontece no estacionamento do Sam’s Club de Niterói.

Iniciamos as comemorações já no aeroporto Santos Dumont, onde o presidente Roberto Suga chegaria pela manhã. Assim que ficou acertada a sua vinda, informei ao presidente que eu mesmo o buscaria no aeroporto e o levaria ao evento. Enquanto isso, começamos os preparativos para uma carreata supresa de Passat que o recepcionaria. Pouco antes da chegada do avião, 12 Passat de integrantes do clube já se encontravam em uma área atrás do Santos Dumont, fazendo uma prévia do que seria o evento daquele dia.

Uma surpresa agradável e honrosa, dessa vez pra nós, foi contar com a presença do conhecido antigomobilista José Cândido Muricy Neto, um dos fundadores do Veteran Car Club do Brasil (e presidente em algumas gestões) e que também faz parte do Conselho Consultivo da FBVA, que apareceu com seu belíssimo Cadillac 1941 conversível e foi convidado a fechar nossa carreata.

Além dos 12 Passat e do Cadillac, no estacionamento do aeroporto, meu LS 1980 já estava posicionado, apenas aguardando a hora de partir. Afinal, é óbvio que a ida do presidente Roberto Suga (que já foi proprietário de um GTS 1983 e um GTS Pointer 1987) ao evento seria de Passat…

Atrás do aeroporto: doze Passat e um Cadillac alinhados para a carreta supresa.

Avião no pátio, presidente da FBVA no carro, era a hora de avisar disfarçadamente a todos que estávamos saindo do estacionamento do aeroporto. Ao sairmos, todos os carros já aguardavam alinhados e começaram um buzinaço, dando início a carreata. A surpresa e o entusiasmo espontâneo de Roberto Suga ao ver a carreata fez valer a pena todo o esforço do clube. Foram pouco mais de 20km até o local do evento, cruzando o Centro do Rio de Janeiro, passando pelo recente túnel Rio 450 na zona portuária e Ponte Rio-Niterói, até chegar ao evento no início da Rodovia Niterói-Manilha.

Passat seguindo para solenidade de filiação à FBVA
Na saída do túnel Rio 450, os Passat seguem pela região portuária do Rio de Janeiro.

Lá, fomos recebidos com o alto astral de sempre pela diretoria e sócios do Nictheroy Clube de Veículos Antigos, além dos demais sócios do Passat Clube – RJ que já se encontravam no local. Os Passat tiveram vagas de destaque reservadas, para que estacionássemos todos juntos e assim promover uma visão especial do evento.

Carreata seguindo pela Via Binário (esq.) e Ponte Rio-Niterói (dir.).

Na ocasião da solenidade, o presidente Roberto Suga falou da alegria de ser recebido pela nossa carreata e tive a honra de receber de suas mãos o Certificado de Filiação do clube junto a Federação Brasileira de Veículos Antigos, assim como a bandeira da FBVA para que seja utilizada em nossos eventos.

Também rendemos nossas homenagens, inicialmente entregando ao Suga uma placa agradecendo pela sua presença e pela filiação do clube, e também ao Nictheroy Clube de Veículos Antigos, entregando ao seu presidente Alexandre Thomaz uma placa de gratidão por todo o apoio para que a filiação e esta solenidade se tornassem reais. O NCVA aproveitou a ocasião para também prestar suas homenagens ao presidente da FBVA, pela sua presença no evento.

Passat reunidos no evento (esq.) e Certificado de Filiação à FBVA (dir.).
Passat reunidos no evento (esq.) e Certificado de Filiação à Federação Brasileira de Veículos Antigos (dir.).

Após a solenidade e as fotos de comemoração, os sócios do Passat Clube – RJ e a diretoria do Nictheroy Clube de Veículos Antigos, na companhia de Roberto Suga e José Cândido Muricy Neto, seguiram em carreata pela orla da cidade para um almoço de confraternização. Lá tivemos a oportunidade de assistir uma apresentação do presidente da Federação sobre os trabalhos da entidade e, como não poderia deixar de ser, sobre as regras da placa preta.

Bandeira da FBVA é entregue ao Passat Clube - RJ
Bandeira da FBVA é entregue ao Passat Clube – RJ

Em nome do Passat Clube – RJ, gostaria de agradecer imensamente ao presidente Roberto Suga pela sua presença e simpatia. Reforçamos aqui o que foi dito pessoalmente: estamos a disposição para colaborar em tudo o que estiver ao nosso alcance! Ao Nictheroy Clube, mais uma vez o nosso “muito obrigado” por todo o esforço para que este dia fosse tão especial como foi e também por todo o apoio que temos recebido desde o início!

Filiação do Passat Clube - RJ à FBVA
Sócios do Passat Clube – RJ, Nictheroy Clube de Veículos Antigos e demais clubes presentes se reunem para foto ao final da solenidade de filiação à FBVA.

E mais uma vez fica o incentivo para que outros clubes de Passat que já existem informalmente sigam os mesmos passos e se fortaleçam, assim como diversos clubes monomarca já vem fazendo ao longo dos últimos anos. E, claro, também se filiem à FBVA para aumentar nossa representatividade. Assim, ajudaremos ainda mais a preservar os carros aos quais se dedicam!

Galeria de fotos – Filiação do Passat Clube – RJ à FBVA

Vídeo da carreata para o evento de filiação à FBVA

One comment

  1. Parabéns a todos os membros do Passat Clube RJ!

Deixe uma resposta