Assim como diversas empresas, na metade dos anos 80 a Sulam, utilizava o Passat como base pra transformações. Algumas delas se assemelhavam com os Passat Dacon. Outra transformação era o Passat Audi Quattro, versão baseada em um dos carros mais avançados do mundo na sua época. Modelos Passat de qualquer ano poderiam ser transformados, desde que fossem duas portas.
As colunas eram serradas e substituídas, a traseira e a dianteira eram trabalhados em fibra de vidro. As lanternas traseiras eram de Uno. Os vidros não tinham quebra-ventos. A Sulam oferecia alguns opcionais para o Passat Audi Quattro:
- Pintura especial
- Teto solar
- Motor de 2048 cilindradas e 122cv
- Freios dimensionados e amortecedores a gás
- Interior com bancos de veludo ou couro
- Console com vacuômetro, voltímetro e relógio
- Rodas e pneus especiais
O cliente que quisesse todos esses opcionais teria que desembolsar o dobro do valor no final da transformação. O peso total do carro ficou apenas em 60kg a mais do que um Pointer e o desempenho (com o motor original 1.8) bastante semelhante.
Quem se interessasse por um carro diferente e esportivo (e pudesse pagar a mais por isso) tinha Passat Audi Quattro da Sulam uma boa opção de compra.
Fonte: Revistas Quatro Rodas e Motor 3
Colaboração: Maurício Rompkovski e Carlos Farinha
Bom site amigo.
Ficou feio! Tiveram uma idéia boa, mas fizeram mal feito.
Desses todos ai modificados, só tive uma única vez há mais d dez anos atrás a oportunidade de ver um Passat Julia, não estava em bom estado geral, nenhum outro…