O Passat da foto foi apresentado na Quatro Rodas no. 339 (outubro de 1988), página 166 e seguintes. Trata-se do Passat Turbo da equipe Juvena/Tesa, pilotado por Ingo Hoffmann, e que foi campeão do Campeonato Brasileiro de Marcas de 1987. É um Passat 1.6 equipado com turbina Garret a 1.1bar de pressão de sobre-alimentação, com intercooler. Veja bem, carburado!
Números do Passat do Ingo Hoffmann
– No dinamômetro:
- Potência máxima de 266CV a 7.000 RPM;
- Torque máximo de 35mkgf (o câmbio suporta bem até 18mkgf…)
Testes com 1.4bar de pressão chegaram a 330CV e 54mkgf, só que o motor se destruiu em menos de 5 minutos…
– Na pista (Quatro Rodas, Limeira, 1.800m de reta):
- Velocidade máxima: média de 243,6 km/h (melhor passagem em 245,6 km/h)
- Aceleração de 0 a 100km/h: média de 6,07s (melhor marca de 5,84s; patinando muito, por causa dos pneus 175mm de pista; quem sabe com os 225mm de stock car…).
- Arrancada de 0 a 400 metros: 13,78s.
Comparando essa mesma arrancada com algumas feras:
- Ferrari 328 GTB, 270CV: 14,3s
- Ferrati Testarossa, 390CV: 13,6s
- Porsche 928 S4, 320CV: 14,2s
Tá bom?
No Brasil, àquela época, só Opala Stock Car andava assim!
Colaboração: Carlos Rocha
época boa onde a 4rodas inseria os assuntos de automobilismo na edição…
eu lembro bem dessa matéria!