Miniatura: Passat LS 1975

Colecionar miniaturas de carros não é nenhuma novidade. E muitas vezes a paixão pelos carros começa assim, colecionando carrinhos, como as crianças costumam dizer. Mas até poucos anos atrás as coleções de miniaturas de carros eram praticamente compostas por modelos que nunca foram vendidos no Brasil. Haviam exceções, claro, como o Monza e o Escort produzidos pela Arpra, e o próprio Passat, vendido no Brasil pela Rei.

Miniatura: Passat LS 1975

Nos últimos anos surgiram algumas tentativas de lançar miniaturas de carros clássicos brasileiros. Os modelos mais famosos foram os oferecidos pelo jornal carioca Extra, através de duas coleções que posteriormente acabaram sendo oferecidas por outros jornais pelo país, e trouxeram miniaturas de carros como Gol GTi, Maverick GT, Dodge Dart, Fiat 147, Uno 1.5R, entre outros. A segunda coleção do jornal trouxe também o Passat TS. Não eram miniaturas dotadas de grandes detalhes, traziam alguns erros e faltava uma escala definida (um Uno acabava sendo praticamente do mesmo tamanho da Veraneio, por exemplo), mas fizeram sucesso e são procuradas até hoje.

Nos últimos meses as bancas de jornais de alguns estados tem recebido a coleção “Carros Inesquecíveis do Brasil”, vendida pela editora Planeta DeAgostini. De qualidade (e preço) bem superior as oferecidas na coleção do jornal e com direito a uma caixinha acrílica para preservar melhor a miniatura, a série prevê 75 modelos nacionais de todos os tipos, em escala 1:43, produzidos entre as décadas de 60 e 90. O valor cobrado nas bancas no seu lançamento é de R$42,99 (julho de 2013), sendo que nas duas ou três primeiras edições o valor era menor. Algumas regiões estão recebendo agora a segunda ou terceira miniatura da coleção, enquanto outras já estão bem mais adiantadas. E nestas áreas privilegiadas, a trigésima miniatura, tão esperada por muitos, chegou: o Passat LS 1975.

   

O nível de qualidade segue o mesmo das outras da série e impressiona quando comparada, por exemplo, ao Passat TS do jornal Extra. Há muitos detalhes bem feitos, como o retrovisor, grade, lanternas e o friso de alumínio que contorna todo o carro. Mas vamos com calma… Também há erros. O modelo 1975 deveria ter as saídas de ar na coluna C, porém estão ausentes. E numa primeira observação, nota-se que se trata de um modelo 3 portas, lançado apenas em 1976. As portas não abrem, assim como capô e porta-malas. Na tampa do porta-malas, a grafia dos emblemas é a mesma utilizada a partir de 1983. Ainda assim, é uma miniatura que agrada e decora qualquer ambiente de um apaixonado por Passat.

Confiram as fotos abaixo!

Um comentário

  1. Soube que haverá nesta mesma coleção o modelo GTS. Ed. 95.

Deixe uma resposta