GTS Pointer? LS? Sport? TS? LM? A dúvida mais frequente que recebemos aqui na Home-Page do Passat, seja via e-mail ou comentários nos artigos, está relacionada a proprietários que desconhecem a versão dos seus Passat. São, em geral, carros cujos documentos constam apenas o nome “Passat”, sem qualquer sigla ou algo a mais, e que podem ter sofrido algumas modificações ao longo do tempo, dificultando sua identificação. Outro tipo de dúvida muito frequente é “Como posso atestar que este Passat é mesmo um TS?” (ou troquem o TS por qualquer outra versão).
Antes de mais nada, cabe ressaltar que este artigo não trará um passo a passo onde ao final nós diremos que o seu Passat é, por exemplo, um LS Village ou Special. Devido a casos distintos e com grau variado de modificações ao longo dos anos, seria humanamente impossível fazer um tutorial com todas as informações específicas e suficientes para determinar com clareza a versão de todos os Passat. Nosso objetivo aqui é fazer um apanhado geral e esclarecer pontos importantes, mostrando o caminho para que o proprietário possa chegar a alguma conclusão ou que, pelo menos, possa eliminar algumas possibilidades.
Pesquisa
Vamos começar pelo item mais importante, porém que é o mais negligenciado: a pesquisa. Apesar de trazer vantagens, o uso das redes sociais e sua popularização trouxe à tona uma legião de pessoas que querem todas as respostas na palma da mão, sem se dar qualquer trabalho além de simplesmente publicar suas dúvidas antes de fazer qualquer pesquisa sobre o assunto. E isso vale não apenas para os casos tratados neste artigo ou mesmo para Passat ou carros em geral.
Essa prática abre espaço para outra legião: a das pessoas que pouco conhecem sobre o assunto, mas que fazem questão de opinar. São popularmente conhecidos como “manjadores”. Em geral usam frases que começam com “Eu tenho um Passat que…” e que podem terminar, apesar da boa intenção, com alguns absurdos, já que o fim da frase pode se referir a um carro que já foi modificado e não ostenta mais aquela característica original que a pessoa irá descrever. Com isso, as informações só servirão para confundir ainda mais quem tem dúvidas. Pouco adianta perguntar qual é a versão do seu Passat se você mesmo não conhecer o mínimo sobre as características daquele ano.
Então, o primeiro grande conselho deste artigo é: comece pesquisando você mesmo. Leia. E não precisa ficar apenas aqui na Home-Page do Passat. Afinal, tentamos publicar aqui o máximo de informações e detalhes possíveis sobre o Passat brasileiro, mas o acervo é enorme e não temos tudo. O Google está aí pra ajudá-lo a encontrar o material disponível. Sites como o Bestcars, por exemplo, também guardam informações importantes sobre o Passat. Não esqueça das revistas de época (estamos aos poucos inserindo material deste tipo) e comerciais antigos que são ótimas fontes de informação. Dê preferência, sempre que possível, a fotos de época, para evitar usar como referência fotos atuais de carros que podem ter sido modificados e, assim, prejudicar a identificação do seu Passat. Se o carro já é seu, então não tenha pressa em desvendar o mistério sobre a versão. Vá com calma, leia e não tire conclusões precipitadas. Você pode perder um pouco mais de tempo, mas vai terminar conhecendo bem mais sobre o Passat e com mais senso crítico pra analisar quando alguém passar, por desconhecimento, alguma informação equivocada.
Documentação
Perdemos as contas de quantas vezes nos deparamos com Passat com erros de registro na documentação. Isso nos levou, inclusive, a uma matéria sobre o assunto (clique aqui para acessar) Antes da informatização dos Detrans estaduais, o risco de erros era bem maior do que atualmente, tanto em relação a versão quanto ao ano de fabricação ou modelo. Um caso mais extremo que podemos citar é o de um Passat 1979 registrado como Flash pelo Detran-RJ. Mas existem casos de erros simples, como os clássicos desaparecimentos das siglas da versão ou carros registrados com 1 ano acima ou abaixo. Este conjunto de erros nos brinda com o surgimento de Passat registrados como TS 1975, outros registrados como 89/89, exemplares supostamente 1976 porém ainda com as entradas de ar nas colunas C, entre outros. As dúvidas sobre ano/modelo são bem mais fáceis de descobrir e conferir, conforme veremos no item a seguir.
Vale lembrar que o campo “potência” também traz erros com frequência. Seja por preenchimento errado ou mesmo a ausência de informação, indicando nada mais que 0 cv.

Portanto, documentos de carros também podem conter informações erradas, especialmente nos campos de ano e marca/modelo. Não confie de olhos fechados e nem comemore uma suposta pré-série do Passat TS em 1975, ou um Passat 78/78 já com todas as características da linha 1979 como se fosse um protótipo perdido. Mudanças deste tipo estão bem documentadas, muitas vezes com o chassi inicial que recebeu a modificação.
Numeração do Chassi
A resposta para mais uma dúvida comum é: o chassi do Passat não informa a sua versão, em nenhuma hipótese. Porém, ele é útil pra identificar algum possível erro de registro no caso do ano/modelo de um Passat.
O chassi do Passat seguiu o mesmo padrão até o fim da produção dos modelos 1982, sendo iniciados pelas letras BT (modelos 2 ou 3 portas) ou BU (4 portas), seguidos de uma sequência numérica crescente. A Volkswagen determina a partir de que numeração de chassi cada ano/modelo teve sua produção iniciada.
A partir de 1983, o chassi passou a seguir o padrão de 17 caracteres, iniciando por 9BWZZZ32, seguido por um código de três caracteres e mais uma sequência numérica crescente de 6 dígitos. Este código de três caracteres identifica o ano modelo, começando por ZDP (1983), seguidos por ZEP, ZFP, entre outros, conforme o ano/modelo.

Essa diferença entre o padrão utilizado já foi útil para definir algumas vezes, por exemplo, exemplares registrados erroneamente como 82/82, mas com características dos modelos 1983. O novo padrão de 17 caracteres, neste caso, atesta que o Passat foi produzido como modelo da linha 1983. No caso de anos posteriores, como já explicado no parágrafo anterior, a sigla ZxP solucionará qualquer dúvida.
Os códigos e números iniciais de produção podem ser vistos com maiores detalhes na tabela disponível aqui mesmo na Home-Page do Passat (clique aqui para acessar).
Carroceria

A carroceria do Passat pode ser um ótimo ponto de partida pra descobrir sua versão. Alguns modelos, como Surf, TS, Plus ou GTS Pointer, entre outros, foram produzidos apenas com a carroceria de 2 portas. Portanto, se você possui um modelo com 3 ou 4 portas, já poderá eliminar as versões que não ofereciam esta opção.
Sabendo o ano/modelo correto do seu Passat, você poderá consultar a lista das versões com as respectivas opções de carroceria, neste artigo.
Motor
Caso você conheça o histórico do seu Passat e possa confirmar sem qualquer sombra de dúvidas que o seu motor é o original de fábrica, ele também pode ser utilizado em alguns casos como parâmetro para eliminação. Confira abaixo a tabela com os códigos dos motores que foram oferecidos para o Passat ao longo de sua produção. Este código é encontrado no bloco do motor, seguido da numeração do mesmo, pouco acima da bomba de combustível.

O mesmo artigo mencionado no item anterior pode ser utilizado para consulta de que motor foi oferecido em cada versão de acordo com o ano. Como tivemos diferentes versões de motores com a mesma cilindrada, as informações sobre cada um deles, assim como o período em que foram montados nos Passat, podem ser encontradas em nossa área de Dados Técnicos.
Código | Motor |
---|---|
BR | 1.5, gasolina |
BI | 1.5, álcool |
BS | 1.6 |
UC | 1.6, gasolina |
BW | 1.6, álcool |
UN | 1.6, gasolina |
UP | 1.6, álcool |
UD | 1.8, gasolina |
UE | 1.8, álcool |
Cores
Determinadas cores não eram oferecidas em todos os modelos do Passat, dependendo do ano. Esta característica pode ser usada, portanto, para auxiliar na identificação da versão. Um suposto Passat Surf de cor metálica, por exemplo, só poderia ser confirmado de fato como Surf caso fosse um Cinza Grafite Metálico de 1980. Um Passat 1986 originalmente na cor Azul Reno só poderá ser um Special. No mesmo ano, podemos excluir a versão GTS Pointer se um Passat tiver as cores Cinza Himalaia ou Bege Vime. As variáveis são diversas, portanto cabe analisar cada caso em separado.

É possível verificar a cor original do carro, mesmo que ele tenha sido pintado de outra cor, através dos três primeiros números presentes na plaqueta que é fixada na travessa da(s) fechadura(s) do capô. Esse código passou a ser utilizado a partir de meados de 1977, sendo que os exemplares produzidos anteriormente traziam apenas os números 000. A tabela de cores pode ser acessada clicando aqui.
Equipamentos e acabamentos
Alguns equipamentos, opcionais ou não, não eram oferecidos em todas as versões. O temporizador do limpador do pára-brisa, por exemplo, não era um equipamento disponível no Passat L. O relógio no painel nunca foi oferecido no Passat Surf, assim como os LS/GL Village nunca tiveram a opção de conta-giros. Da mesma forma, alguns acabamentos eram utilizados em uma ou poucas versões de acordo com o ano. Ainda citando o Surf, durante a sua produção ele era o único Passat que era produzido com os frisos dos vidros pintados de preto. Posteriormente os frisos pretos foram utilizados em outras versões, como o Sport e GTS Pointer. Mas o Village só foi utilizar esse acabamento a partir dos modelos 1988. Estas são apenas amostras dentro do universo de equipamentos ou acabamentos que foram utilizados ao longo dos 14 anos de produção do Passat no Brasil. É o tipo de informação que ajuda, e muito, na hora de montar o quebra-cabeças para definir a versão de um Passat. Pela quantidade de variações que o Passat sofreu neste período, não é possível listar todos os acabamentos e opcionais disponíveis em um só artigo. Para isso, temos artigos em separado que tratam de itens como volantes e faróis.

Se você seguiu os passos até aqui, então podemos considerar que você já tem certeza do ano/modelo do seu Passat. E também é certo dizer que já eliminou, se era o caso, algumas versões do mesmo ano por conta do motor e cor original do seu carro. Se estes itens ainda não ajudaram a chegar a uma definição, os equipamentos do carro podem ajudar. Por isso, reforçando o que foi dito no início do texto, convém conhecer mais a fundo as opções disponíveis naquele ano. Temos aqui um resumo sobre as características de todas as versões produzidas para o mercado interno. Para algumas versões, como Plus, Special e LSE “Iraque”, publicamos artigos mais detalhados que podem ser acessados na área de artigos ou clicando sobre o nome das versões. E, como dito anteriormente, estamos aumentando a nossa área de matérias de revistas, sendo que testes como o do Passat Surf e GTS Pointer já podem ser acessados.
Caixa de fusíveis
Agora passamos a um nível mais profundo de pesquisa. A caixa de fusíveis poderia variar de acordo com as versões, por conta de equipamentos elétricos a mais. Como este item não é trocado com frequência, mesmo após alterações na aparência do carro, pode ser utilizado como um bom indício de sua versão. Esta peça tem o seu código gravado acima dos fusíveis, sendo necessário retirar o revestimento inferior do painel para visualizá-lo. O código ZBA.953.505 é, quase sempre, seguido de uma ou duas letras que indicam quais versões e o período em que a peça era montada. A relação de códigos é grande e infelizmente não conseguimos obter a relação de todos eles e as respectivas versões que equipavam. Algumas informações obtidas de material da própria Volkswagen eram conflitantes em relação a mesma peça. Portanto, é um trabalho que necessitará de mais pesquisa após a publicação deste artigo.

Listamos abaixo os códigos que tivemos acesso e as informações sobre período de montagem e versões que constam em catálogos de peças VW.
Código | Versões | Período |
---|---|---|
– | Todas as versões, exceto TS | Até 09/76 |
A | TS | Até 09/76 |
AE | TS e LSE | 10/78 até 08/82 |
AF | TS e LSE (com ar-condicionado) | 10/78 até 08/82 |
AK | Todas as versões | 09/82 até 01/84 |
B | ND | ND |
BC | Todas as versões | 02/84 até 12/84 |
BE | Todas as versões | A partir de 01/85 |
C | ND | ND |
J | Todas as versões, exceto TS, LSE e 4M | 10/76 até 03/79 |
K | TS e LSE | 10/76 até 09/78 |
L | ND | ND |
M | TS e LSE (com ar-condicionado) | 10/76 até 09/78 |
N | 4M | Todos |
P | Surf | A partir de 04/79 |
R | Todas as versões, exceto Surf | 04/1979 até 08/1982 |
T | Todas as versões (com ar-condicionado), exceto Surf | 04/1979 a 08/1982 |
*ND = Informação não disponível
Conclusão
Definir a versão de um Passat pode não ser tarefa das mais fáceis, como vocês devem ter percebido. Dependendo de como o carro foi modificado pelos proprietários ao longo dos anos de uso, é possível até que alguns casos nunca cheguem a um veredito. Mas esperamos que este texto tenha contribuído para, no mínimo, direcionar os proprietários que gostariam de saber a versão do seu Passat. Este artigo pode, e deve, sofrer alterações ao longo do tempo, dada a variedade de itens que podem ser observados sobre o assunto. Sempre será possível adicionar informações que possam enriquecer o seu conteúdo e ajudar ainda mais os leitores.
Boa noite. Estou em uma negociação de um passat 84 prata 81cv com painel de instrumentos redondo. Minha pergunta, na consulta do DETRAN mostra Village e eu já me conformei porém o dono insiste em ser 1.8….. existiu Village 1.8?
Bom dia, Mattheus!
O segundo parágrafo do item “Motor” traz o link do nosso artigo com todas as opções de versões e os motores que eram utilizados de fábrica. Por favor, dê uma conferida! Abaixo desse parágrafo também existe uma tabela pra você comparar a sigla que vem antes da numeração do bloco, confirmando se o seu carro é mesmo 1.8 ou não.
Boa noite tenho um passat ano 84 plus está no documento assim. Mas estava pesquisando parece q a versão plus só saiu 1.8. E o meu é 1.6 ..
Sabem me dizer se existe a versão plus 1.6??
Bom dia, li o artigo, consegui descobrir que meu Passat é mesmo um 82/82 pelo início do chassi BT, a cor é cinza original, Prata início 093 do cinza 82, no documento consta apenas Passat sem versao, ele tem todos os acessórios citados de um ts, volante, faróis, ano, cor, no carro tem os ts, existe algum Passat que não teria versão? E apenas Passat? Como no meu apenas consta passat no documento, seria um problema dos Detrans antigos, como citados no artigo, ou existe alguma versão apenas Passat no documento? E se não existe, teria como eu recolocar o ts no documento? Acabei de comprar o Passat gosto de informação, e sou totalmente leigo no assunto, tive apenas Fusca antes.
Bom dia! Conforme o artigo, é bem comum vir apenas “Passat” no documento. O que não significa que neste ano existisse um modelo assim. No artigo há o link para nossa matéria com a lista de versões por ano de fabricação. Seguindo os passos do texto, acredito que você consiga chegar a conclusão. Em caso de dúvidas, participe do nosso grupo do Facebook, que tem muitos proprietários que também podem ajudar. Abraços!
Boa tarde comprei um passat 1987 no documento esta q é GL .mas os. Bancos e os acabamentos estão escrito flash .alguem tem informações sobre esse modelo ?
Tenho 1 passat flash 87 porque no doc vem vilage?
Boa tarde! Explicamos aqui sobre o assunto: https://hpdopassat.com.br/denatran-frota-e-erros-de-registro/
Bom dia! Acabei de receber de uma dívida um passat ano 86 cor cinza e pretendo restaurá-lo. Consta no documento que é um passat GTS com motor de 99cv. O que me causa estranhamento é que não encontrei notícia de passat GTS neste ano, a não ser o pointer. Existe a possibilidade de ser uma versão inferior?
Agradeço a atenção!
Boa tarde tenho uma miura ano 82 nas não consigo saber se o motor e 1.5 ou 1.6 pois aonde deveria ter as letras pra identificá-lo esta liso mas no cabeçote existe um número 2-BR bem grande e em alto relevo, estou com um problema de consumo no meu miura pois estou usando um carburador w mine progressivo minha duvida seria se estou usando um carburador erado para o motor?
Bom dia! O 2-BR no cabeçote não ajuda a identificar o motor. Se você puder mandar fotos dele através do formulário de contato, mesmo da parte lisa onde deveria estar a numeração posso tentar ajudar.
De toda forma, mesma que seja um carburador mini-progressivo em um motor 1.5, isso não atrapalharia o seu consumo. É uma modificação até comum. Acredito que o consumo alto esteja relacionado a outras coisas, talvez ate a giclagem errada do carburador, ou mesmo outros motivos.
Existiu passat 4m 77? Minha mãe teve um passat ls 1977 3 portas cinza e pelo q vi n existe passat 77 cinza
Oi André, primeiro parabéns pela página que é sensacional e esse artigo é maravilhoso.
Eu fiz essa pesquisa a um tempo já e fiquei com dúvida se tenho um modelo 86 comprado antes do lançamento oficial em setembro e registrado errado no Detran ou se tenho um 85/85 fim de produção que saiu já com o AP-600, o que acho mais provável.
O que eu levantei:
No documento 85/85 LS Village compatível com a data de compra: 16 de agosto de 1985 (no manual do proprietário) assinado e carimbado pela concessionária.
Cor cinza plus Metálica código 099 de 1985
Chassis zfp seria produção entre janeiro e setembro de 1985. Nessa época pela pesquisa o motor seria o MD-270.
O meu motor começa com UN e segundo a pesquisa seria um AP-600 e no cabeçote a entrada de água está na posição que seria o AP-600 mas a pesquisa diz que esse motor só saiu no modelo 86 produzido a partir de setembro.
Outra coisa que me levando a crer que tenho um dos primeiros AP-600 é que o número dele é bem baixo (menor que 000099)
Potencia no documento 078cv
Caixa de fusíveis final BE: segundo a pesquisa vinha em todas as versões a partir de 01/85.
Carburador mini-progressivo a pesquisa diz que esse carburador foi usado nós motores AP a partir de 06/1985 e no MD-270 até 05/1985 (meu carro é de agosto)
Dúvida: será que tenho um 85/85 com motor AP? Cheguei a pensar que poderia ser um registro errado no Detran mas o chassis é zfp.
Se puder me ajudar a resolver esse “mistério” ou algum colega, agradeço!