Home / Artigos / Artigos em geral / Como identificar a versão do meu Passat?

Como identificar a versão do meu Passat?

GTS Pointer? LS? Sport? TS? LM? A dúvida mais frequente que recebemos aqui na Home-Page do Passat, seja via e-mail ou comentários nos artigos, está relacionada a proprietários que desconhecem a versão dos seus Passat. São, em geral, carros cujos documentos constam apenas o nome “Passat”, sem qualquer sigla ou algo a mais, e que podem ter sofrido algumas modificações ao longo do tempo, dificultando sua identificação. Outro tipo de dúvida muito frequente é “Como posso atestar que este Passat é mesmo um TS?” (ou troquem o TS por qualquer outra versão).

Antes de mais nada, cabe ressaltar que este artigo não trará um passo a passo onde ao final nós diremos que o seu Passat é, por exemplo, um LS Village ou Special. Devido a casos distintos e com grau variado de modificações ao longo dos anos, seria humanamente impossível fazer um tutorial com todas as informações específicas e suficientes para determinar com clareza a versão de todos os Passat. Nosso objetivo aqui é fazer um apanhado geral e esclarecer pontos importantes, mostrando o caminho para que o proprietário possa chegar a alguma conclusão ou que, pelo menos, possa eliminar algumas possibilidades.

 

Pesquisa

Vamos começar pelo item mais importante, porém que é o mais negligenciado: a pesquisa. Apesar de trazer vantagens, o uso das redes sociais e sua popularização trouxe à tona uma legião de pessoas que querem todas as respostas na palma da mão, sem se dar qualquer trabalho além de simplesmente publicar suas dúvidas antes de fazer qualquer pesquisa sobre o assunto. E isso vale não apenas para os casos tratados neste artigo ou mesmo para Passat ou carros em geral.

Como identificar o meu Passat?

Essa prática abre espaço para outra legião: a das pessoas que pouco conhecem sobre o assunto, mas que fazem questão de opinar. São popularmente conhecidos como “manjadores”. Em geral usam frases que começam com “Eu tenho um Passat que…” e que podem terminar, apesar da boa intenção, com alguns absurdos, já que o fim da frase pode se referir a um carro que já foi modificado e não ostenta mais aquela característica original que a pessoa irá descrever. Com isso, as informações só servirão para confundir ainda mais quem tem dúvidas. Pouco adianta perguntar qual é a versão do seu Passat se você mesmo não conhecer o mínimo sobre as características daquele ano.

Como identificar a versão do meu Passat?

Então, o primeiro grande conselho deste artigo é: comece pesquisando você mesmo. Leia. E não precisa ficar apenas aqui na Home-Page do Passat. Afinal, tentamos publicar aqui o máximo de informações e detalhes possíveis sobre o Passat brasileiro, mas o acervo é enorme e não temos tudo. O Google está aí pra ajudá-lo a encontrar o material disponível. Sites como o Bestcars, por exemplo, também guardam informações importantes sobre o Passat. Não esqueça das revistas de época (estamos aos poucos inserindo material deste tipo) e comerciais antigos que são ótimas fontes de informação. Dê preferência, sempre que possível, a fotos de época, para evitar usar como referência fotos atuais de carros que podem ter sido modificados e, assim, prejudicar a identificação do seu Passat. Se o carro já é seu, então não tenha pressa em desvendar o mistério sobre a versão. Vá com calma, leia e não tire conclusões precipitadas. Você pode perder um pouco mais de tempo, mas vai terminar conhecendo bem mais sobre o Passat e com mais senso crítico pra analisar quando alguém passar, por desconhecimento, alguma informação equivocada.

 

Documentação

Perdemos as contas de quantas vezes nos deparamos com Passat com erros de registro na documentação. Isso nos levou, inclusive, a uma matéria sobre o assunto (clique aqui para acessar) Antes da informatização dos Detrans estaduais, o risco de erros era bem maior do que atualmente, tanto em relação a versão quanto ao ano de fabricação ou modelo. Um caso mais extremo que podemos citar é o de um Passat 1979 registrado como Flash pelo Detran-RJ. Mas existem casos de erros simples, como os clássicos desaparecimentos das siglas da versão ou carros registrados com 1 ano acima ou abaixo. Este conjunto de erros nos brinda com o surgimento de Passat registrados como TS 1975, outros registrados como 89/89, exemplares supostamente 1976 porém ainda com as entradas de ar nas colunas C, entre outros. As dúvidas sobre ano/modelo são bem mais fáceis de descobrir e conferir, conforme veremos no item a seguir.

Vale lembrar que o campo “potência” também traz erros com frequência. Seja por preenchimento errado ou mesmo a ausência de informação, indicando nada mais que 0 cv.

Como identificar o meu Passat? - Documentos
Erros comuns nos documentos antigos: falta da informação sobre a versão e ausência da potência do motor.

Portanto, documentos de carros também podem conter informações erradas, especialmente nos campos de ano e marca/modelo. Não confie de olhos fechados e nem comemore uma suposta pré-série do Passat TS em 1975, ou um Passat 78/78 já com todas as características da linha 1979 como se fosse um protótipo perdido. Mudanças deste tipo estão bem documentadas, muitas vezes com o chassi inicial que recebeu a modificação.

 

Numeração do Chassi

A resposta para mais uma dúvida comum é: o chassi do Passat não informa a sua versão, em nenhuma hipótese. Porém, ele é útil pra identificar algum possível erro de registro no caso do ano/modelo de um Passat.

O chassi do Passat seguiu o mesmo padrão até o fim da produção dos modelos 1982, sendo iniciados pelas letras BT (modelos 2 ou 3 portas) ou BU (4 portas), seguidos de uma sequência numérica crescente. A Volkswagen determina a partir de que numeração de chassi cada ano/modelo teve sua produção iniciada.

A partir de 1983, o chassi passou a seguir o padrão de 17 caracteres, iniciando por 9BWZZZ32, seguido por um código de três caracteres e mais uma sequência numérica crescente de 6 dígitos. Este código de três caracteres identifica o ano modelo, começando por ZDP (1983), seguidos por ZEP, ZFP, entre outros, conforme o ano/modelo.

Como identificar o meu Passat? - Chassi
Os padrões de chassi utilizados pelo Passat: até 1982, com as letras BT para os modelos 2 e 3 portas ou BU para os 4 portas. Abaixo, o padrão utilizado a partir de 1983, onde o código ZxP indica o ano/modelo do carro.

  

Essa diferença entre o padrão utilizado já foi útil para definir algumas vezes, por exemplo, exemplares registrados erroneamente como 82/82, mas com características dos modelos 1983. O novo padrão de 17 caracteres, neste caso, atesta que o Passat foi produzido como modelo da linha 1983. No caso de anos posteriores, como já explicado no parágrafo anterior, a sigla ZxP solucionará qualquer dúvida.

Os códigos e números iniciais de produção podem ser vistos com maiores detalhes na tabela disponível aqui mesmo na Home-Page do Passat (clique aqui para acessar).

 

Carroceria

Como identificar a versão do meu Passat?
Carroceria de 2, 3 ou 4 portas: mais um passo para identificar a versão do seu Passat.

    

A carroceria do Passat pode ser um ótimo ponto de partida pra descobrir sua versão. Alguns modelos, como Surf, TS, Plus ou GTS Pointer, entre outros, foram produzidos apenas com a carroceria de 2 portas. Portanto, se você possui um modelo com 3 ou 4 portas, já poderá eliminar as versões que não ofereciam esta opção. 

Sabendo o ano/modelo correto do seu Passat, você poderá consultar a lista das versões com as respectivas opções de carroceria, neste artigo.

 

Motor

Caso você conheça o histórico do seu Passat e possa confirmar sem qualquer sombra de dúvidas que o seu motor é o original de fábrica, ele também pode ser utilizado em alguns casos como parâmetro para eliminação. Confira abaixo a tabela com os códigos dos motores que foram oferecidos para o Passat ao longo de sua produção. Este código é encontrado no bloco do motor, seguido da numeração do mesmo, pouco acima da bomba de combustível.

Como identificar o meu Passat? - Motor
A numeração do bloco do motor do Passat está localizado pouco acima da bomba de combustível e o código inicial de duas letras indica sua cilindrada.

O mesmo artigo mencionado no item anterior pode ser utilizado para consulta de que motor foi oferecido em cada versão de acordo com o ano. Como tivemos diferentes versões de motores com a mesma cilindrada, as informações sobre cada um deles, assim como o período em que foram montados nos Passat, podem ser encontradas em nossa área de Dados Técnicos.

 

Código Motor
BR 1.5, gasolina
BI 1.5, álcool
BS 1.6
UC 1.6, gasolina
BW 1.6, álcool
UN 1.6, gasolina
UP 1.6, álcool
UD 1.8, gasolina
UE 1.8, álcool

 

Cores

Determinadas cores não eram oferecidas em todos os modelos do Passat, dependendo do ano. Esta característica pode ser usada, portanto, para auxiliar na identificação da versão. Um suposto Passat Surf de cor metálica, por exemplo, só poderia ser confirmado de fato como Surf caso fosse um Cinza Grafite Metálico de 1980. Um Passat 1986 originalmente na cor Azul Reno só poderá ser um Special. No mesmo ano, podemos excluir a versão GTS Pointer se um Passat tiver as cores Cinza Himalaia ou Bege Vime. As variáveis são diversas, portanto cabe analisar cada caso em separado.

Como identificar a versão do meu Passat?
Os 3 primeiros dígitos da plaqueta indicam a cor original do Passat.

  

É possível verificar a cor original do carro, mesmo que ele tenha sido pintado de outra cor, através dos três primeiros números presentes na plaqueta que é fixada na travessa da(s) fechadura(s) do capô. Esse código passou a ser utilizado a partir de meados de 1977, sendo que os exemplares produzidos anteriormente traziam apenas os números 000. A tabela de cores pode ser acessada clicando aqui.

   

Equipamentos e acabamentos

Alguns equipamentos, opcionais ou não, não eram oferecidos em todas as versões. O temporizador do limpador do pára-brisa, por exemplo, não era um equipamento disponível no Passat L. O relógio no painel nunca foi oferecido no Passat Surf, assim como os LS/GL Village nunca tiveram a opção de conta-giros. Da mesma forma, alguns acabamentos eram utilizados em uma ou poucas versões de acordo com o ano. Ainda citando o Surf, durante a sua produção ele era o único Passat que era produzido com os frisos dos vidros pintados de preto. Posteriormente os frisos pretos foram utilizados em outras versões, como o Sport e GTS Pointer. Mas o Village só foi utilizar esse acabamento a partir dos modelos 1988. Estas são apenas amostras dentro do universo de equipamentos ou acabamentos que foram utilizados ao longo dos 14 anos de produção do Passat no Brasil. É o tipo de informação que ajuda, e muito, na hora de montar o quebra-cabeças para definir a versão de um Passat. Pela quantidade de variações que o Passat sofreu neste período, não é possível listar todos os acabamentos e opcionais disponíveis em um só artigo. Para isso, temos artigos em separado que tratam de itens como volantes e faróis.

Como identificar o meu Passat? - Painel
Características do painel também podem indicar a versão do Passat. Na foto de cima, um GL Village 1988, com relógio analógico. Embaixo, o painel do GTS Pointer do mesmo ano, com relógio digital e conta-giros.

  

Se você seguiu os passos até aqui, então podemos considerar que você já tem certeza do ano/modelo do seu Passat. E também é certo dizer que já eliminou, se era o caso, algumas versões do mesmo ano por conta do motor e cor original do seu carro. Se estes itens ainda não ajudaram a chegar a uma definição, os equipamentos do carro podem ajudar. Por isso, reforçando o que foi dito no início do texto, convém conhecer mais a fundo as opções disponíveis naquele ano. Temos aqui um resumo sobre as características de todas as versões produzidas para o mercado interno. Para algumas versões, como Plus, Special e LSE “Iraque”, publicamos artigos mais detalhados que podem ser acessados na área de artigos ou clicando sobre o nome das versões. E, como dito anteriormente, estamos aumentando a nossa área de matérias de revistas, sendo que testes como o do Passat Surf e GTS Pointer já podem ser acessados.

 

Caixa de fusíveis

Agora passamos a um nível mais profundo de pesquisa. A caixa de fusíveis poderia variar de acordo com as versões, por conta de equipamentos elétricos a mais. Como este item não é trocado com frequência, mesmo após alterações na aparência do carro, pode ser utilizado como um bom indício de sua versão. Esta peça tem o seu código gravado acima dos fusíveis, sendo necessário retirar o revestimento inferior do painel para visualizá-lo. O código ZBA.953.505 é, quase sempre, seguido de uma ou duas letras que indicam quais versões e o período em que a peça era montada. A relação de códigos é grande e infelizmente não conseguimos obter a relação de todos eles e as respectivas versões que equipavam. Algumas informações obtidas de material da própria Volkswagen eram conflitantes em relação a mesma peça. Portanto, é um trabalho que necessitará de mais pesquisa após a publicação deste artigo.

Como identificar a versão do meu Passat? - O código da caixa de fusíveis pode ajudar, em conjunto com outras características, a identificar a versão.
O código da caixa de fusíveis pode ajudar, em conjunto com outras características, a identificar a versão do Passat. Foto: Mercado Livre.

Listamos abaixo os códigos que tivemos acesso e as informações sobre período de montagem e versões que constam em catálogos de peças VW. 

 

Código Versões Período
Todas as versões, exceto TS Até 09/76
A TS Até 09/76
AE TS e LSE 10/78 até 08/82
AF TS e LSE (com ar-condicionado) 10/78 até 08/82
AK Todas as versões 09/82 até 01/84
B ND ND
BC Todas as versões 02/84 até 12/84
BE Todas as versões A partir de 01/85
C ND ND
J Todas as versões, exceto TS, LSE e 4M 10/76 até 03/79
K TS e LSE 10/76 até 09/78
L ND ND
M TS e LSE (com ar-condicionado) 10/76 até 09/78
N 4M Todos
P Surf A partir de 04/79
R Todas as versões, exceto Surf 04/1979 até 08/1982
T Todas as versões (com ar-condicionado), exceto Surf 04/1979 a 08/1982

*ND = Informação não disponível

  

Conclusão

Definir a versão de um Passat pode não ser tarefa das mais fáceis, como vocês devem ter percebido. Dependendo de como o carro foi modificado pelos proprietários ao longo dos anos de uso, é possível até que alguns casos nunca cheguem a um veredito. Mas esperamos que este texto tenha contribuído para, no mínimo, direcionar os proprietários que gostariam de saber a versão do seu Passat. Este artigo pode, e deve, sofrer alterações ao longo do tempo, dada a variedade de itens que podem ser observados sobre o assunto. Sempre será possível adicionar informações que possam enriquecer o seu conteúdo e ajudar ainda mais os leitores.

27 comments

  1. Bom dia amigos do Hp então estou negociando um Passat 83 o ano e a cor sugerem um GTS ou lá será que vocês sabem me responder segundo o vendedor é um Village 83 porém nunca vi um Village 83 muito obrigado agradeço desde já

    • Bom dia! Pode ser um LS, não Village. Conforme a tabela que temos ao longo da matéria (https://www.hpdopassat.com.br/versoes-do-passat-por-anomodelo/), os Village começaram em 1984. Porém, é comum que as pessoas chamem os 83 de Village também. De resto, é seguir os passos descritos aqui, pesquisando bem a diferença entre as versões e conferindo o que dessas características é mesmo original do ano, pra chegar a uma conclusão.

      • Obrigado André pela atenção sou seguidor do clube do Passat em São Paulo e já tive alguns também , eu tô pra dizer ser GTS ( o primeiro) pela cor e pelo ano ( dourado) porém agradeço mesmo a atenção prestada muito obrigado

  2. Olá boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizar pelos bons artigos, nos oferecem uma excelente ferramenta de consulta e aprendizagem… Sobre a caixa de fusíveis, olhei a do meu e identifiquei a letra “D” após o código ZBA.937.505, não localizei na tabela que publicaram… Poderiam me passar algo, mesmo que informações conflitantes? Obrigado

  3. Amigos, achei complicado identificar um POINTER original, tive um Maverick V8 GT 1974 e neste caso do Maverick a plaqueta era a fonte de todas informações do carro ( bem menos complicado para o nao do Maverick ), mesmo assim obrigado.

  4. Acabei de realizar um sonho e comprar um Passat (LS 1983 azul búzios). Que grata surpresa saber que existe um lugar onde eu posso ter muitas informações sobre essa nossa paixão . Parabéns é muito obrigado aos responsáveis pelo HP do Passat. Infelizmente o último dono do meu carro não tinha o cuidado que o Passat merecia e o estofamento do carro está todo destruído. Não encontrei no site informações sobre estofamentos originais. Alguém pode me ajudar no sentido d descobrir qual é o estofamento original do meu carro? Me desculpem se esse assunto já foi tratado aqui. Abraços

  5. Tenho um Passat 87 Preta motor 1.8 bancos do Flash vidros verdes console igual do pointe Painel carro e um flash mas o doc marca village gl

  6. Tenho um passat flash mas no doc está escrito passat village, e no manual tmbm está escrito village ” flash
    Com o ano de fab 1987 (ano do passat flash ) por que será que sai no doc passat village ?

  7. Luiz Marcelo Santos

    Boa Noite
    Uns tempos atras estava negociando um Passat Nigeria , ele é no documento 1986/1987 no Documento do Detran como de costume ta errado VW/ PASSAT VILLAGE GL 1986/1987 , tem motor MD270 , Caixa de 4 marchas , painel com conta giros e vacuometro mas sem o console do pointer , interior vermelho , e ar condicionado esse se perdeu nos 30 anos aproximado de historia .
    Agora vem a duvida , pode ser um Nigeria ? outra duvida sobre esse carro um ” tal ” entendido de internet disse que esse modelo foi comercializado em duas cores o azul exportação do iraque com interior cinza e esse em questão um vermelho quase metalico com interior vermelho , procede ?
    Li o artigo de voces e me ajudou muito principalmente sobre o mito da fabricação do modelo 1989 onde segundo ” entendidos ” sairam 60 Pointer e 120 Village .
    Abraços

    • Boa noite, Luiz! Sim, pela descrição que você passou, parecia ser um Nigéria autêntico. Até comento no artigo publicado hoje (https://www.hpdopassat.com.br/denatran-frota-e-erros-de-registro/) que o Nigéria é uma das versões do Passat que não tem cadastro próprio no sistema do Denatran. Então eles acabavam sendo registrados como apenas Passat, ou Village e também já vi como Plus. Não tenho de cabeça as cores que essa versão era oferecida, mas me recordo de um azul metálico (possivelmente Azul Búzios ou Copa) que vi fotos em um evento do Espírito Santo. As fotos desse carro até estavam na versão antiga do site, mas acabei removendo a área de eventos de lá por falta de atualizações. O interior era cinza mesmo. Além do Vermelho Fênix e, salvo engano, o Vermelho Verona. Não me recordo das demais cores ou mesmo se havia outras. Planejo fazer uma matéria sobre essa versão assim que possível, mas preciso coletar mais dados.

      • Luiz Marcelo Santos

        Eu sempre tive duvidas sobre esse modelo e até achei estranho quando vi , pensei na hora que o dono mandou pradronizar como Iraquiano mas duas portas , ai pesquisando achei pouca coisa e sempre material um pouco vago , ele em si ta bem derrubado tem as coisas a fazer e nao sei até que ponto vale a pena … mas normalmente a gente se apega a historia do carro , quem era o dono e como ele chegou na situação atual …. mas obrigado pelos esclarecimentos .

  8. Boa noite senhores , tenho um Passat 82/82 4 faróis com toda interna dos 83 motor UC , regulagen de retrovisor interna , desembaçador traseiro etc , será que ele é original 4 farois mesmo ?, demontei o instrumentos dele e lá indicava o ano de fabricação 11/1982

  9. Caio Vicente Leossi

    boa tarde.. adquiri recentemente um 76/76 no documento, consta também modelo só ‘VW Passat’ cujo contem nas colunas traseiras as entradas de ar. pretendo fazer pedido de carta laudo na montadora para decifrar modelo correto. A pergunta é, existiu modelo/fabricação iguais nessa época?. Porque se não, as entradas de ar laterais estão dizendo ser 75 correto?

    • Boa tarde, Caio!

      As entradas de ar caracterizam o carro como sendo modelo 1975 sim. Os Passat eram montados assim até agosto de 1975. Dê uma conferida aqui mesmo neste artigo, na parte “Numeração do chassi”, onde falamos um pouco sobre isso, inclusive com um link para a respectiva tabela de numeração do chassi que indica a partir de que unidade houve a mudança de ano/modelo: https://www.hpdopassat.com.br/tabela-anomodelo/

      • Caio Vicente Leossi

        Boa André.. Conforme constatei no link que enviou, meu Passat tem chassi anterior a setembro de 75, sendo assim ano fabricação/modelo está errado, provavelmente trata-se de um LS 75/76 sem as entradas laterais por se tratar de modelo 76 correto..

      • Neste caso, o carro seria 75/75, por ser anterior a setembro. Os 75/76 começam em setembro. Se ele possui as saídas de ar na coluna C, parece que se trata de mais um caso bem comum de erro de registro (que comentamos aqui: https://www.hpdopassat.com.br/denatran-frota-e-erros-de-registro/ ).

      • Mesmo caso do meu (ex) L 76/76 mas com toda as caracteristicas do 75. E no documento consta apenas Passat.Só que o chassi é BT056623, numero menor ao primeiro de setembro que aparece na lista dos 76, entao ele é um 75/75.

  10. Sandro Zanotti da costa

    Bom dia pessoal ….vcs não citaram o passat Village nigeriano. Eu tenho um ele saiu no ano de 86 se trata de um passat 2portas interior vinho com motor md 1.6 na cor vermelho fênix….a princípio o modelo era exportado para nigeria mas.tem alguns rodando por aqui !! Se possível falem mais a respeito desse modelo raro …. obrigado bom dia

  11. Boa noite. Estou em uma negociação de um passat 84 prata 81cv com painel de instrumentos redondo. Minha pergunta, na consulta do DETRAN mostra Village e eu já me conformei porém o dono insiste em ser 1.8….. existiu Village 1.8?

    • Bom dia, Mattheus!

      O segundo parágrafo do item “Motor” traz o link do nosso artigo com todas as opções de versões e os motores que eram utilizados de fábrica. Por favor, dê uma conferida! Abaixo desse parágrafo também existe uma tabela pra você comparar a sigla que vem antes da numeração do bloco, confirmando se o seu carro é mesmo 1.8 ou não.

  12. Bom dia, li o artigo, consegui descobrir que meu Passat é mesmo um 82/82 pelo início do chassi BT, a cor é cinza original, Prata início 093 do cinza 82, no documento consta apenas Passat sem versao, ele tem todos os acessórios citados de um ts, volante, faróis, ano, cor, no carro tem os ts, existe algum Passat que não teria versão? E apenas Passat? Como no meu apenas consta passat no documento, seria um problema dos Detrans antigos, como citados no artigo, ou existe alguma versão apenas Passat no documento? E se não existe, teria como eu recolocar o ts no documento? Acabei de comprar o Passat gosto de informação, e sou totalmente leigo no assunto, tive apenas Fusca antes.

    • Bom dia! Conforme o artigo, é bem comum vir apenas “Passat” no documento. O que não significa que neste ano existisse um modelo assim. No artigo há o link para nossa matéria com a lista de versões por ano de fabricação. Seguindo os passos do texto, acredito que você consiga chegar a conclusão. Em caso de dúvidas, participe do nosso grupo do Facebook, que tem muitos proprietários que também podem ajudar. Abraços!

Deixe uma resposta