Comandos de válvulas utilizados no Passat

O comando de válvulas, ou árvore de comando, é uma peça fundamental ao funcionamento de um motor. É bem verdade que alguns motores à combustão interna não os possuem, como os valentes propulsores de 3 cilindros dos DKW-Vemag e os demais motores 2 tempos. Outros possuem dois comandos (DOHC – Double Overhead Camshaft), como a maioria dos motores multiválvulas, de 16V, 20V, 24V, etc. Há casos até de motores que possuem quatro comandos, como alguns V8 de 32V e alguns Porsche. O Passat B1, fabricado no Brasil de 1974 a 1988, foi equipado com motores da família EA-827, que inicialmente equipou o Audi 80 a partir de 1972. O EA-827 possui um comando de válvulas no cabeçote (SOHC – Single Overhead Camshaft).

Motor do Passat: comando único no cabeçote.
Motor do Passat: comando único no cabeçote.

   

A importância do comando de válvulas para o funcionamento de um motor é que ele dita o regime de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. Assim, sua configuração dirá qual será a personalidade daquele motor. Em linhas gerais, sendo bem objetivo, há duas variáveis de fácil observação num comando de válvulas. Em primeiro lugar, a sua graduação. Este índice nos diz por quanto tempo a válvula acionada por aquele ressalto ficará aberta. Desta forma, um comando com 254º de duração na admissão manterá as válvulas abertas por menos tempo do que um comando com 268º.

O mesmo vale para os ressaltos que acionam as válvulas de escape. Outro fator facilmente verificável em um comando de válvulas é o seu levante (ou lift). Esta variável nos diz quanto o ressalto que aciona aquela válvula a abrirá. Por exemplo, um comando com 11mm de levante abre mais aquela válvula do que um comando com 9,5mm de levante. Isto posto, podemos dizer que quanto maior for a graduação e o levante de um comando de válvulas, mais potência ele irá proporcionar. Obviamente, isso implica em uma sintonia com a carburação (ou injeção).

Diagrama do funcionamento do comando de válvulas em motores do tipo SOHC.
Diagrama do funcionamento do comando de válvulas em motores do tipo SOHC. O comando atua determinando o tempo e intensidade de abertura das válvulas.

 

Acerca do comportamento do motor, podemos dizer, de forma sucinta, que um comando de baixa graduação e levante moderado privilegiam o torque e a potência em baixas rotações, sendo mais indicados para o uso comum. Ao passo que comandos de graduação mais elevada (280º, 288º, 296º, 304º, entre outros) e levantes mais agudos (11,5mm, 12mm, 13mm, etc.), entregam o torque a e potência em rotações mais altas. Assim, além do aumento de potência, isso traz também um consumo mais elevado, além de uma marcha lenta irregular, sendo mais indicados para fins de performance.

Há outros quesitos a serem analisados em um comando de válvulas como o lobe center e o overlap (ou cruzamento de válvulas). Mas a explanação sobre esses índices implica em explicações mais técnicas que não são o foco desta matéria. Assim, debateremos agora os comandos e carburadores que o Passat utilizou no Brasil, cujas versões podem ser identificadas pela sigla estampada em alto relevo na peça.

  

Comando 056B

No catálogo da Audi de 1975, ele consta como o comando de válvulas dos Audi 80 e 90 Avant. No Brasil este comando equipou os primeiros Passat com motorização 1.5. Porém, a partir dos chassis BU005165 e BT095132, todos os motores BR passaram a vir com o comando 049. No que tange às medidas de duração e levante, eles são idênticos. Tanto o 056B como o 049 tem 260º de duração, 9,8mm de levante e 110º de lobe center. Os motores BR com comando 056B sempre utilizaram o carburador Solex (H-35 PDSI) de corpo simples.

 

Motor (sigla)CilindradaCarburadorVersões
BR1.5Solex H-35 PDSIT de corpo simplesTodas, até os chassis BU005164 e BT095131

  

Comando 049

Comando de válvulas 049

O comando 049 equipou todos os Passat até 1982, a partir dos chassi BU005165 e BT095132. Nesse período, eles foram produzidos com motorização BR (1.5) ou BS (1.6), à gasolina ou álcool. 

Com relação à medidas e à dirigibilidade, o comando 049, assim como o 056B, possuía 260º de duração com 9,8mm de levante tanto na admissão quanto no escape. Esta configuração proporcionava um regime de funcionamento polivalente, ou seja: bom torque em baixas rotações e fôlego de sobra para uma condução mais esportiva, notadamente nas versões com carburador de corpo duplo.

Tendo em vista que este comando equipou os Passats no Brasil por um longo período, listamos abaixo as versões que ele equipou, designando também o motor e o carburador.

Motor (sigla)CilindradaCarburadorVersões
BR1.5Solex H-35 PDSIT de corpo simplesL, LM, LS, Standard, Surf, 4M, TS (álcool)* e LSE (álcool)* até 04/ 1982, a partir dos chassis mencionados no texto
BS1.6Solex 32/35 TDID de corpo duploTS e LSE (gasolina) até 04/1982
BS1.6Wecarbrás Mini-Progressivo (Weber 450) de corpo duploLS, LS Série Especial, TS e LSE de 05/1982 até 08/1982

* Os Passat TS e LSE à álcool produzidos até março de 1982 utilizavam o motor BR (1.5) como qualquer Passat à álcool neste período.

 

Comando ZBA

Comando de válvulas ZBA

 

O comando ZBA surgiu na linha 1983 com o novo motor 1.6 MD-270, também chamado de “Motor Torque”. A nomenclatura se devia à nova diagramação do comando de válvulas que privilegiava o torque em baixas rotações. Este comando de válvulas possuía 258º de duração e 9,3mm de levante tanto para a admissão quanto para as válvulas de escape. Com essas características, a ideia da VW era proporcionar uma condução mais econômica, pois, teoricamente, o motorista sentiria menos necessidade de pressionar o acelerador. Empiricamente isso se traduz num motor com muito torque em baixa, mas preguiçoso em altas rotações.

O comando ZBA só equipou Passat com motor 1.6, seja MD-270 ou AP, à gasolina ou álcool, conforme a tabela abaixo.  

Motor (sigla)CilindradaCarburadorVersões
UC, BW, UN e UP1.6Wecarbrás Mini-Progressivo (Weber 450) de corpo duploSpecial, LS, LS Village, GL Village, GLS, Sport, GTS, GTS Pointer*, LSE, LSE Paddock e LSE “Iraque”

* O Passat GTS Pointer utilizou o motor 1.6 até meados de 1984.

  

Comando ZBA.B

Seguindo a lógica de poupar combustível, a VW introduziu o comando ZBA.B nas versões a álcool dos Passat com motor 1.8, GTS Pointer e Plus. Sua utilização ocorreu até a entrada do motor AP-800S na linha Passat, quando o comando foi substituído pelo 049G, entre outras modificações. O uso deste comando consta no Boletim Técnico de número 3 para os grupos 10 a 15, publicado em setembro de 1984 e enviado para as suas concessionárias junto com outras informações sobre a introdução do motor 1.8 na linha Passat.

Este comando de válvulas possui 254º de duração, 9,3 mm de levante, 110º de lobe center e 50º de overlap. Na prática isso o torna um pouco menos preguiçoso em altas rotações, mas nada que emocione os entusiastas da velocidade.

A tabela abaixo informa o período de utilização deste comando.
 

Motor (sigla)CilindradaCarburadorVersões
UE (até 077.953)1.8Brosol 2E7 de corpo duplo com 2º estágio à vácuoGTS Pointer e Plus

 
  

Comandos 049H e 049J

Comando de válvulas 049H

Estes comandos equiparam todos os motores 1.8 a gasolina dos Passat GTS Pointer e Plus, desde o início de sua produção em 1984. Assim como no caso do comando ZBA.B, esta modificação também é citada no Boletim Técnico de número 3 dos grupos de reparo 10 a 15, publicado em setembro de 1984. Muito embora os part numbers sejam diferentes, as medidas das peças são as mesmas. Eles possuem as mesmas medidas do comando ZBA.B, exceto pelo overlap, que neste caso é de 42º.

Na prática, isso se traduz no mesmo tipo de condução dos comandos ZBA.B. Ou seja, bastante torque em baixas rotações a fim de proporcionar maior economia de combustível. São comandos que não possuem uma pegada esportiva, pois não entregam um bom rendimento em altas rotações.

A tabela abaixo informa o período de utilização deste comando.

 

Motor (sigla)CilindradaCarburadorVersões
UD (todos)1.8Brosol 2E7 de corpo duplo com 2º estágio à vácuoGTS Pointer e Plus

 

Comando 049G

Comando de válvulas 049G

O comando 049G foi utilizado no motor AP-800S, usado a partir da linha 1986 nas versões esportivas. O 049G é um comando de válvulas assimétrico: os cames da admissão tem 260º de duração com 9,8mm de levante, enquanto os cames de escapamento tem 266º de duração com 10,8mm de levante. Na prática, isso se traduz em um veículo ágil e veloz, com uma boa resposta em baixas rotações e elasticidade para girar rendendo até 5500/6000rpm. O Passat GTS Pointer foi um dos carros nacionais mais rápidos de sua época. Com uma velocidade final de cerca de 180km/h, ele protagonizou os sonhos de muitos jovens na segunda metade da década de 1980.

A tabela a seguir lista as versões do Passat que utilizaram o comando 049G.

Motor (sigla)CilindradaCarburadorVersões
UE (desde 077.954)1.8Brosol 2E7 de corpo duplo com 2º estágio à vácuoFlash e GTS Pointer

 

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Sobre o autor

Roberto Vilela é professor e possui um Passat LS Village 1984 e um Ford Landau 1982. Ele também faz parte da Comissão Técnica do Passat Clube – RJ.

29 comentários

  1. Ótima matéria. Mas ainda faltou citar o “ZBA-B”, que era uma alternativa ao ZBA, o 049H, que trazia junto como alternativa o 049J e ainda o 053-1, que foi usado nos ultimos 1.5 e posteriormente aproveitado na linha santana 2.0 a gasolina. tenho algum material oficial aqui e no que precisar para complementar, está a disposição.

  2. Muito obrigado pelas explicações acima!, aliás o site todo principalmente a parte do carburador miniprogressivo e h35, sou fanático por carburadores.
    Só faltou o 49g né?
    Obrigado

  3. Desculpe….quis dizer 49H hehehe

  4. Boa noite a todos! Por acaso alguém tem informações sobre o comando 056B? Meu LS 1976 está com um deste e não encontrei referência alguma no Google… Desde já agradeço.

    • Vinicius, o 056.B originalmente vinha de fabrica nos motores “AP” 1.3 ( que lá fora tinha a sigla ZF e ZA), que eram oferecidos lá fora. Não tivemos esse motor no brasil, mas ele é praticamente o mesmo motor BR 1.5 que tivemos aqui, porém com o curso reduzido para 1.3L. Esse comando que esta no seu carro, com certeza é original de fabrica e o motivo para ele ter saído com ele, é que a fabrica deve ter aproveitado algum lote desse comando, já que lá fora os BR 1.5 também usavam esse comando. Então ão haveria probelma em aproveita-los por aqui. apesar de não ser mencionado no catalogo oficial para o Brasil. Espero que tenha ajudado a esclarecer, na medida do possível.

  5. Boa pergunta Vinicius!, no ML tem um cara vendendo 2 desse à muito tempo…

  6. Alex sabe mais dados desse comando?, já ouvi dizer que tem rendimento semelhante ao 49G em motores maiores.

  7. Vamos lá. Tenho um Voyage que utiliza ainda o motor MD270, que segundo a matéria, utiliza o comando ZBA.
    Estou montando um novo motor, todo std pra ele e vou comprar um novo comando de válvulas também.
    Qual será o adicional de potência que eu conseguirei ganhar, trocando o ZBA pelo 049 (até 82) e o 049G?

    • O ganho de potência não está ligado apenas a adoção de um modelo de comando de válvulas, a carburação também influi muito, de modo que não dá pra mensurar um ganho de potência assim. É um conjunto de fatores.

      • Obrigado, Roberto!
        Para evitar experimentações (e eu não tenho tempo para isso), acabei comprando o original ZBA mesmo.

        Valeu!!!

  8. Boa noite!
    Tenho um passat 78 com motor MD 1.5 quero dar um up no desempenho sem usar turbina.Estou pensando em uma bobina mi,cabos e vilas,um carburador 2e ou 3e,polia reguláveis,scape dimensionado e falta o comando.
    Alguém poderia me confirmar se o comando 049G serve para o motor MD1.5?
    Obrigado

    • Tudo o que vc cita aí é possível de ser feito, porém cabem algumas observações:
      1 – A adoção de um carburador 2E implicará na troca do coletor de admissão e, também, num reacerto da giclagem. Já que o mesmo, na linha Passat era usado em motores 1.8.
      2 – Pra usar bobina de MI é prudente substituir o seu distribuidor por um com sensor hall. Muitas pessoas utilizam a bobina de MI com distribuidor magnético, mas não é ideal. Em distribuidores com platinado, nem se fala.
      3 – Cabos de vela de competição, pro seu caso, não farão a menor diferença.
      4 – Com relação ao comando 049G não há problemas em instala-lo. Apenas verifique a folga dos tuchos.
      5 – Sobre a descarga dimensionada, pra o tipo de upgrade que vc está propondo, também não vejo grande necessidade. No sentido de que não te dará um ganho de potência que justifique o investimento. Talvez uma descarga original de AP600 te traga mais resultado.

      Abraços,
      Roberto Vilela.

  9. Ricardo da costa silveira

    Boa noite.
    Muito show esse fórum,aprendo pra caramba com as dicas obrigado

    Tenho uma Kombi 84 cabine dupla e estou montando um motor 1.8 virabrequim mancal std, biela 0,25 e comando 049G. Tirando o 049H q estava qual carburador usar. Pra ficar top e não tão gastona já q a criança é pesada ?

  10. Oi, eu tenho um Passat motor MD 1.6 gasolina, carburador semi progressivo, queria adquirir mais torque final, tem algum problema se eu colocar um comando 0.49 e um carburador 2e? Obrigado

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