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Passo a passo: consertando o botão do ar-quente

Um problema muito frequente para os proprietários de Passat equipados com ar-quente é a quebra do botão de acionamento.

Ocorre que por alguns motivos a força necessária para acionar o sistema é maior do que o suportável pela peça, e algum dia quebrará. O mais comum é trincar o “copo” que faz o encaixe do botão.

O objetivo desse passo-a-passo é recuperar a dita peça, bem como reforçar e prevenir a quebra de peças ainda em boas condições, já que não é mais encontrada no mercado. O processo consiste em envolver o encaixe do botão com uma cinta que não permitirá o surgimento/propagação da trinca e garantirá a resistência necessária para o acionamento.

Botão do ar-quente com trinca Visão lateral da peça

Deve-se inicialmente confeccionar um anel de aço ou de alumínio nas seguintes dimensões:

– Diâmetro interno: 14,5mm

– Diâmetro externo: 16,5mm

– Altura: 10,5 a 11,0mm

Caso você não consiga tornear o anel, pode improvisar com algum pedaço de tubo que tenha disponível. Se o anel for de aço, proteja contra oxidação (pintura).

Botão do ar-quente - Tutorial
Anel confeccionado nas medidas apropriadas (ainda sem pintura)

Monte o anel em torno do copo trincado e preencha os locais indicados na foto com massa plástica de latoeiro ou cola Araldite. Após secagem, remova os excessos com uma lixa.

Botão do ar-quente - Tutorial
Pontos de preenchimento com massa plástica ou cola

Agora você tem um botão de acionamento do ar-quente preparado para resistir por muito mais tempo.

Texto e fotos: Ingo Dittmar (ingoper@yahoo.com.br)

One comment

  1. pra quem tem ” intimidade”, reforçar com fibra de vidro fica bom tambem , fiz no meu passat ls e ficou otimo

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