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Passat LS Série Especial

O Passat LS Série Especial foi uma edição limitada lançada pela Volkswagen no final de 1981, já como modelo 1982. Seu grande diferencial era vir equipado com o motor 1.6 (BS), até então exclusivo do Passat TS e LSE, além de um belo pacote de itens de série. A produção, segundo a VW, foi de 1200 unidades.

Passat LS Série Especial 1982
Fonte: revista Auto Esporte, novembro de 1981.

 

Na parte externa, o LS Série Especial foi a primeira versão do Passat a vir de fábrica com as calotas cromadas do centro de roda. As polainas dos pára-choques aparentavam ser retráteis. Esse tipo de polaina já era bastante popular em lojas de acessórios. Os pára-choques eram pintados na cor do carro, que só poderia ser Cinza Prata ou Verde Mármore. Uma outra característica importante é que o LS Série Especial não possuía nenhum emblema que pudesse identificar a edição limitada. Havia, porém, um emblema 1.6 colado nos pára-lamas.

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Um friso largo com detalhes em prata era utilizado nas laterais, ligando o pára-lamas dianteiro ao traseiro. A ponteira de escapamento era cromada. Outra alteração externa era o uso das rodas de aço de 5″, com pneus 175/70 R13. Ressaltamos que nesta época o Passat LS utilizava rodas 4,5″ com pneus 155. A grade não utilizava os frisos centrais, assim como acontecia com o Passat Surf. Fechando o belo conjunto, esta versão saía de série com vidros verdes e desembaçador traseiro.

   

O interior do Passat LS Série Especial trazia mais novidades. A forração dos bancos e laterais das portas era de veludo preto liso, assim como a forração do porta-malas. O ar quente era item de série. Com relação ao som, o LS Série Especial trazia um toca-fitas Bosch estéreo. Os alto-falantes tinham o posicionamento padrão, sendo um localizado no painel e o outro na lateral traseira esquerda. Já o console e volante eram os mesmos utilizados pelo Passat LS.

Atualmente, apesar de raros, temos notícias de alguns exemplares desta versão. Porém, não conhecemos nenhum em seu estado original para um ensaio fotográfico mais detalhado, como costumamos fazer em nossos artigos. Todas as imagens utilizadas neste artigo são de publicações da época.

Passat LS Série Especial: polainas retráteis
O Passat LS Série Especial foi o único a vir equipado de fábrica com as polainas que aparentavam ser retráteis, uma moda passageira da época. Fonte: Quatro Rodas, novembro de 1981.

    

Características externas

Características externas

– Cores: Cinza Prata ou Verde Mármore

– Vidros verdes

– Pára-choques pintados na cor da carroceria

– Polainas do tipo sanfonadas, com refletores laranjas na dianteira e vermelhos na traseira

– Logotipo 1.6 (adesivo) aplicado nos pára-lamas dianteiros

– Rodas tala 5″ e pneus 175/70 R13

– Calotas centrais cromadas

– Ponteira do escape cromada

– Friso lateral com filetes prata

– Retrovisor apenas do lado esquerdo

– Faróis com lâmpadas halógenas

– Grade sem os frisos centrais de alumínio

 

Características internas

Características internas

– Bancos e forrações laterais em veludo preto liso

– Apoios de cabeça revestidos com o mesmo tecido dos bancos

– Console, volante e painel da versão LS convencional

– Toca-Fitas Bosch LD-542 estéreo

– Alto-falantes posicionados no painel e lateral traseira esquerda

– Desembaçador traseiro

– Buzina dupla

– Porta-malas com carpete e forrações laterais

– Ar-quente

 

Características mecânicas

Características mecânicas

– Motor 1.6 (BS), gasolina

– Carburador Solex 32/35 TDID

One comment

  1. Tenho uma dúvida quanto à fixação das ponteiras dos para-choques. Todas possuem duas regiões de fixação: uma no para-choque e outra no para-lama. Sempre as do para-lama consistem em apenas um parafuso. Contudo, já vi ponteiras cuja fixação “dianteira” dão-se no borrachão do para-choque e outras cuja fixação dianteira se dá por um par de parafusos q prendem numa estrutura no interior do para-choque. Tenho um LS especial e tenho ponteiras com os dois tipos de fixação. Estou na dúvida sobre qual era o que saía de fábrica. Observando, pela estética, imagino q seja a fixação de duas ponteiras na “lateral interior” do para-choque, mas ainda não achei literatura que me comprove isso. As fotos de revista de época não aparecem em resolução boa o suficiente. O máximo que achei foi uma foto razoável da dianteira, na qual pude “sanar” minha dúvida, mas, ainda assim… fica aquela interrogação lá no fundo da mente.

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