Home / Dados Técnicos / Motores 1.8

Motores 1.8

O motor 1.8 foi introduzido na linha Passat a partir de meados do ano de 1984. Esse motor, apesar de ter sido lançado antes da denominação AP, já possuia quase todas as características da então futura linha de motores, como as mesmas medidas do diâmetro dos cilindros e curso do pistão, e equipava a versão GTS Pointer, além da série especial Plus (vendida apenas em 1984).

A partir de junho de 1985 a VW introduz uma série de alterações em sua linha de motores, como nova árvore de manivelas e bielas mais longas, dando início a denominação AP e a versão 1.8 passa a ser conhecida como AP-800. No ano seguinte, a partir do chassi 32ZGP006310, é introduzido na linha Passat o AP-800S, exclusivamente a álcool, já utilizado no Gol GT, com comando de válvulas 049G. Este motor foi utilizado não apenas no GTS Pointer, mas também na série especial Flash, produzida em 1987.

As tabelas abaixo listam as características dos motores 1.8, utilizando as siglas de identificação de fábrica, que são UD (gasolina) e UE (álcool).

Dados técnicos dos motores – Álcool
Identificação do motor UE até 038.963

De UE 038.964

até UE 077.953

Desde UE 077.954
Combustível Álcool
Tipo de construção Motor de combustão interna, a quatro tempos arrefecido a água, instalado na parte dianteira do veículo, em sentido longitudinal e oblíquo
Número / disposição de cilindros 4 / verticais em linha
Diâmetro dos cilindros / Curso do pistão (mm) 81 / 86,4
Cilindrada (cm³) 1781
Volume total da câmara de combustão (cm³) 39,3
Razão da compressão 12,0:1
Compressão dos cilindros: max/min (atm) 16,0 a 18,0
Variação máxima admissível de compressão entre os cilindros (atm) 1,5
Potência máxima KW (cv) / rpm
NBR 5484 68(92) / 5000 69(94) / 5000 73(99) / 5600
SAE J 1349 68(92) / 5000 69(94) / 5000 73(99) / 5600
Momento de força Nm (mkgf) / rpm
NBR 5484 149(14,9) / 2600 150(15) / 3400 146 (14,6)/ 3200
SAE J 1349 149(14,9) / 2600 150(15) / 3400 146 (14,6)/ 3200
Rotação de marcha-lenta (rpm) 700 a 800 700 a 800 900 a 1000
Índice de CO na marcha-lenta (%) 1,5 a 2,5
Peso do motor com óleo (kg) 120
Ignição Eletrônica
Ordem de ignição 1 – 3 – 4 – 2
Distribuição Dispositivo de avanço à vácuo e centrífugo
Ponto de ignição (APMA) a 1000 rpm – tomada de vácuo desligada 15º De UE 077.954
até UE 122.545: 15ºDesde UE 122.546: 9º
Ângulo de permanência
1500 rpm 34º a 52º
2000 rpm 43º a 55º
3000 rpm 50º a 60º
4000 rpm 53º a 63º
5000 rpm 52º a 63º
Velas de ignição
Bosch W6D
NGK BP6ES
Afastamento dos eletrodos (mm) 0,6 a 0,8
Diâmetro da rosca das velas M14 x 1,25
Volume de óleo lubrificante sem filtro / com filtro (litros) 3,0 / 3,5
Consumo de óleo (litros / 1000 km) 1,0
Capacidade do sistema de arrefecimento sem ar-quente / com ar-quente (litros) 5,4 / 6,1
Temperatura de abertura da válvula termostática (ºC) 93 a 97
Funcionamento do interruptor térmico do ventilador: Conecta em / Desconecta em (ºC) 90 a 95 / 85 a 90

 

Dados técnicos dos motores – Gasolina
Identificação do motor UD até 003.541

Desde UD 003.542

Combustível Gasolina
Tipo de construção Motor de combustão interna, a quatro tempos arrefecido a água, instalado na parte dianteira do veículo, em sentido longitudinal e oblíquo
Número / disposição de cilindros 4 / verticais em linha
Diâmetro dos cilindros / Curso do pistão (mm) 81 / 86,4
Cilindrada (cm³) 1781
Volume total da câmara de combustão (cm³) 60,2 60,0
Razão da compressão 8,3:1 8,5:1
Compressão dos cilindros: max/min (atm) 10,0 a 12,0
Variação máxima admissível de compressão entre os cilindros (atm) 1,5
Potência máxima KW (cv) / rpm
NBR 5484 63(85) / 5200 63(85) / 5000
SAE J 1349 63(85) / 5200 63(85) / 5000
Momento de força Nm (mkgf) / rpm
NBR 5484 146(14,6) / 2600 142(14,2) / 2600
SAE J 1349 146(14,6) / 2600 142(14,2) / 2600
Rotação de marcha-lenta (rpm) 700 a 800
Índice de CO na marcha-lenta (%) 3,0 a 4,0
Peso do motor com óleo (kg) 119
Ignição Eletrônica
Ordem de ignição 1 – 3 – 4 – 2
Distribuição Dispositivo de avanço à vácuo e centrífugo
Ponto de ignição (APMA) a 1000 rpm – tomada de vácuo desligada 18º
Ângulo de permanência
1500 rpm 34º a 52º
2000 rpm 43º a 55º
3000 rpm 50º a 60º
4000 rpm 53º a 63º
5000 rpm 52º a 63º
Velas de ignição
Bosch W7D W7D ou W8D
NGK BP5ES
Afastamento dos eletrodos (mm) 0,6 a 0,8
Diâmetro da rosca das velas M14 x 1,25
Volume de óleo lubrificante sem filtro / com filtro (litros) 3,0 / 3,5
Consumo de óleo (litros / 1000 km) 1,0
Capacidade do sistema de arrefecimento sem ar-quente / com ar-quente (litros) 5,4 / 6,1
Temperatura de abertura da válvula termostática (ºC) 78 a 82
Funcionamento do interruptor térmico do ventilador: Conecta em / Desconecta em (ºC) 90 a 95 / 85 a 90

Fonte: Volkswagen do Brasil