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Motor 1.6 MD-270

Em setembro de 1982 (linha Passat 1983) entravam no mercado os Passat equipados com o novo motor MD-270, também chamado de “Motor Torque” nos anúncios publicitários. Este motor tinha como característica principal um bom nivel de torque mesmo a baixas rotações, assim como manter o desempenho em velocidades mais altas sem comprometer o consumo em nenhum destes casos.

Em termos técnicos, os pistões foram redesenhados de modo a suportar uma compressão de 12,0:1 na versão a álcool e 8,3:1 na versão a gasolina. Além disso, o redesenho dos cames do comando de válvulas alterou o diagrama de distribuição destes motores, o que significa dizer que as válvulas possuem sua abertura e fechamento em graus diferentes dos motores anteriores. Somado a isso, os carburadores Weber, que haviam sido introduzidos nos antigos motores 1.6 meses antes, possuiam nova calibragem.

Além do motor MD-270, a Volkswagen introduziu na linha 1983, como opcional nas versões LS e GLS, uma nova caixa de marchas, conhecida como 3+E. Este câmbio possuia relações mais longas e oferecia uma maior economia de combustível, permitindo que o motor trabalhasse em 4ª marcha a rotações menores, mantendo a velocidade.

O motor MD-270 foi utilizado em todas as versões das linhas 1983. Em 1984 este motor equipou todas as versões até meados daquele ano, quando a versão GTS Pointer passou a ser equipada com motor 1.8 e a série especial Plus foi lançada. As demais versões permaneceram utilizando o MD-270 até a introdução da linha AP, na linha 1986. Neste ano o MD-270 permaneceu sendo utilizado no mercado brasileiro equipando o Passat LSE “Iraque”, com pequenas diferenças de ajuste e no sistema de arrefecimento, adaptadas às condições do Oriente Médio.

Uma nota importante é que os motores anteriores, tanto na versão 1.5 e 1.6, não recebiam a denominação MD.

As tabelas abaixo listam as características dos motores MD-270, utilizando as siglas de identificação de fábrica, que são UC (gasolina) e BW (álcool).

Identificação do motor UC BW
Combustível Gasolina Álcool
Tipo de construção Motor de combustão interna, a quatro tempos arrefecido a água, instalado na parte dianteira do veículo, em sentido longitudinal e oblíquo
Número / disposição de cilindros 4 / verticais em linha
Diâmetro dos cilindros / Curso do pistão (mm) 79,5 / 80
Cilindrada (cm³) 1588
Volume total da câmara de combustão (cm³) 54,0 34,1 a 37,9
Razão da compressão 8,3:1 12,0:1
Compressão dos cilindros (atm) 9,0 a 11,0 14,5 16,5
Variação máxima admissível de compressão entre os cilindros (atm) 1,0
Potência máxima KW (cv) / rpm
NBR 5484 53(72) / 5200 60(81) / 5200
SAE J 1349 65(88) / 5600 72(98 ) /5800
Momento de força Nm (mkgf) / rpm
NBR 5484 120(12,0) / 2600 120 (12,0) /2600
SAE J 1349 133(13,3) / 3000 133 (13,3) / 3000
Rotação de marcha-lenta (rpm) 700 a 800 (1) 700 a 800
Índice de CO na marcha-lenta (%) 1,5 a 2,5 2,0 a 3,0
Peso do motor com óleo (kg) 124,5 124,5
Ignição Eletrônica
Ordem de ignição 1 – 3 – 4 – 2
Distribuição Dispositivo de avanço à vácuo e centrífugo
Ponto de ignição (APMA) a 1000 rpm – tomada de vácuo desligada 15º
Ângulo de permanência
1500 rpm 34º a 52º
2000 rpm 43º a 55º
3000 rpm 50º a 60º
4000 rpm 53º a 53º
5000rpm 52º a 63º
Velas de ignição
Bosch W8D W6D
NGK BP5ES BP6ES
Afastamento dos eletrodos (mm) 0,6 a 0,8
Diâmetro da rosca das velas M14 x 1,25
Volume de óleo lubrificante sem filtro / com filtro (litros) 3,0 / 3,5
Consumo de óleo (litros / 1000 km) 1,0
Capacidade do sistema de arrefecimento sem ar-quente / com ar-quente (litros) 5,1 / 5,6 (mais 0,58l com climatizador) (2)
Temperatura de abertura da válvula termostática (ºC) 78 a 82 93 a 97
Funcionamento do interruptor térmico do ventilador: Conecta em / Desconecta em (ºC) 90 a 95 / 85 a 90

Observações:

(1) Passat LSE “Iraque”: 950 a 1050 rpm

(2) Passat LSE “Iraque”: 6,1 litros

 

Tabela de rendimentos
Prefixo de identificação do motor UC BW UC (Passat “Iraque”)
Combustível Gasolina Álcool Gasolina
Equipado com câmbio Normal Longo Normal Longo PB
Velocidade máxima (km/h / rpm) 154 / 5444 153 / 4636 160 / 5684 160 /4871 160 / 5644
Vel. máxima em cada marcha (km/h)
45 45 45 45 46
81 92 80 92 81
122 147 121 147 122
154 153 160 160 160
Ponto ideal da troca das marchas para um dirigir mais econômico (km/h)
1ª – 2ª 20 25 20 25 20
2ª – 3ª 35 40 35 40 35
3ª – 4ª 50 65 53 65 50
Capac. de subida com meia carga (%)
39,8 39,8 39,8 39,8 39,8
25,3 21,8 27,2 23,4 25,3
15,6 12,3 16,9 13,4 15,6
9,7 7,5 10,7 8,3 9,7
Marcha a ré 42,5 42,7 45,6 45,5 42,5
Aceleração (segundos)
0 a 80 km/h 8,7 9,0 7,9 8,2 8,7
0 a 100 km/h 13,9 14,3 12,4 12,7 13,9

Fonte: Volkswagen do Brasil