Home / Artigos / Lanternas

Lanternas

Após falarmos dos diversos tipos de faróis utilizados no Passat ao longo dos seus anos de produção, este artigo vai tratar de um assunto bem mais simples: lanternas. Mais um assunto teoricamente fácil, mas que ainda gera dúvidas.

Antes de apresentar os modelos de lanternas usados no Passat, cabem algumas observações. A primeira é ressaltar que nunca houve diferença conforme a versão. Ou seja, em determinado ano, todas as versões do Passat utilizavam a mesma lanterna. Assim, podemos evitar certas expressões como “lanterna do Pointer” (até mesmo porque esta versão utilizou dois modelos de lanternas). Apesar de sempre utilizarmos informações da própria Volkswagen para evitar dúvidas ou lendas em torno do que realmente acontecia na produção, desta vez não podemos deixar de usar também um pouco do que observamos ao longo dos anos. Apesar dos catálogos de peças não distinguirem os fornecedores das peças, exceto para a lanterna utilizada a partir de 1985, podemos confirmar que para todos os demais modelos havia a possibilidade do Passat sair de fábrica com lanternas das marcas Cibié ou Arteb-Hella. 

 

Lanternas vermelhas – 1974 a 1980

Lanterna vermelha do Passat - 1974 a 1980

O Passat utilizou lanternas com lentes vermelhas, com exceção óbvia para a luz de ré, por força da legislação brasileira. A lei exigia que as setas traseiras dos carros novos fossem na cor vermelha. As lojas de acessórios começaram a receber as lanternas “tipo exportação”, com lente da seta âmbar, porém elas não foram montadas na fábrica durante este período. É possível observar variação de tonalidade das lentes vermelhas, inclusive em peças do mesmo fabricante, assim como veremos no próximo modelo de lanternas. Porém não encontramos no material de fábrica qualquer observação sobre isso. Portanto, vale o alerta para que, em caso da instalação de um novo par de lanternas, seja verificado se ambas possuem a mesma tonalidade.

Lanterna vermelha do Passat - 1974 a 1980
Reprodução do folder da linha 1980, mostrando em detalhe a lanterna utilizada.

 

Lanternas tricolores sem friso – Linhas 1981 e 1982

Lanterna tricolor do Passat 1981 e 1982

A partir da linha 1981, a lente da seta das lanternas passou a ser âmbar. Além disso, segundo os catálogos da VW, havia duas tonalidades de vermelho. Entre setembro de 1980 e janeiro de 1981, as lanternas montadas nos Passat possuíam tonalidade de vermelho mais escura. As lanternas cuja tonalidade de vermelho era mais clara foram utilizadas entre fevereiro de 1981 e agosto de 1982. A diferença, apresentada na foto abaixo, pode não ser muito significativa. Entretanto, em caso de restauração, convém cuidado ao comprar o par para que ambos os lados sejam iguais.

Lanterna tricolor do Passat 1981 e 1982
A diferença entre as tonalidades de vermelho pode ser observada nesta foto. Créditos: Pedro Ruta Jr.

 

Lanternas tricolores com friso cromado – Linha 1983

Lanterna tricolor com friso cromado - Passat 1983

Esta lanterna é considerada por muitos como a mais bonita já usada no Passat. Ela foi utilizada na linha de montagem apenas nos modelos 1983. Sua montagem começou em setembro de 1982 e terminou em setembro de 1983.

Passat GLS 1983
Foto de divulgação do Passat GLS 1983. Apesar da imagem em preto e branco, é possível notar com clareza o friso cromado utilizado apenas neste ano.

  

Lanternas tricolores com friso preto – Linha 1984

Lanternas do Passat com friso preto - 1984

A lanterna usada nos modelos 1984 se diferenciava da utilizada no ano anterior pelo friso preto no lugar do cromado. Foi utilizada entre outubro de 1983 e dezembro de 1984.

Lanterna do Passat com friso preto - 1984
Reprodução de imagem de material publicitário do modelo 1984.

 

Lanternas frisadas – A partir de 1985

Lanterna do Passat a partir de 1985

O modelo de lanternas com frisos pretos foi utilizado a partir de janeiro de 1985. Seu uso ocorreu até o encerramento da produção do Passat, em dezembro de 1988.

5 comments

  1. Ótimo documentário….. muito útil no dia a dia….. Parabéns.

  2. Otima matéria, mas gostaria de fazer duas retificações.
    A primeira é que a lanterna totalmente vermelha foi utilizada, sim, ainda na linha 1981. Pelo menos em parte do periodo de produção. Meu pai possuiu um LS 3p 1980/1981, adquirido 0km em outubro de 1980, e ele ainda não veio com as lanternas tricolores. Mas já possuía aquele padrão de revestimento interno da linha 1981, com aquele tecido mais grosso e texturizado nos bancos.
    A segunda correção é em relação à última lanterna do Passat. Aquele modelo todo frisado surgiu juntamente com os para-choques envolventes, e essa geração que hoje podemos chamar de “1985 e meio” chegou ao mercado por volta de abril ou maio de 1985. Nesse caso o que pode ter ocorrido é a produção deste novo tipo de lanterna ter ocorrido, de fato, em janeiro, mas sua disponibilidade no mercado só ocorreu alguns meses depois. Tanto que são raros os modelos 1984/1985, com o visual ainda “antigo”, lembrando que o Passat chegou a sumir das concessionárias no primeiro trimestre de 1985 e se especulava até o fim de sua produção, o que, felizmente, não ocorreu.
    Um abraço!

    • Boa tarde, Leonardo!

      Agradeço os comentários, mas como dito, as datas foram retiradas de material editado e veiculado pela própria VW como referência de uso nas concessionárias. Não duvido que por excedente de peças possam ter utilizado lanternas vermelhas nos primeiros modelos de 1981, mas é o que consta até mesmo nas fotos de divulgação da linha na época, que sempre são feitas nos últimos meses do ano anterior. Assim como as alterações da linha 1985 como lanternas e pára-choques constam como janeiro de 1985.

      Por compromisso com o leitor, aceito as sugestões e vou pesquisar mais. Porém não terei como ir contra informações oficiais.

    • Concordo com o comentário do André referente à possibilidade de excedente de peças nessa situação das lanternas.
      E ratifico a informação de que os modelos com parachoque envolvente foram lançados em Janeiro de 85. Nunca houve no mercado nacional Passat fabricado em 85 com o visual do 84.

      • Ingo, eu não disse que houve modelos de Passat FABRICADOS em 1985 com o visual antigo… já se existem modelos 1984/85 com o visual antigo eu realmente não teria certeza em dizer, talvez realmente não existiram… o que aconteceu foi que o Passat sumiu do mercado no início de 1985 e haviam fortes rumores de que sua fabricação seria suspensa… e somente lá por maio ou junho é que ele “ressurgiu”, já com o visual novo.
        Portanto, se a VW começou a PRODUZIR os pára-choques envolventes em janeiro é outra coisa, que realmente não teríamos como saber. O que estou categoricamente afirmando é que NENHUM Passat com pára-choque envolvente chegou às lojas brasileiras antes de maio de 1985!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *