Home / Dados Técnicos / Comandos de válvulas utilizados no Passat

Comandos de válvulas utilizados no Passat

O comando de válvulas, ou árvore de comando, é uma peça fundamental ao funcionamento de um motor. É bem verdade que alguns motores à combustão interna não os possuem, como os valentes propulsores de 3 cilindros dos DKW-Vemag e os demais motores 2 tempos. Outros possuem dois comandos (DOHC – Double Overhead Camshaft), como a maioria dos motores multiválvulas, de 16V, 20V, 24V, etc. Há casos até de motores que possuem quatro comandos, como alguns V8 de 32V e alguns Porsche. O Passat B1, fabricado no Brasil de 1974 a 1988, foi equipado com motores da família EA-827, que inicialmente equipou o Audi 80 a partir de 1972. O EA-827 possui um comando de válvulas no cabeçote (SOHC – Single Overhead Camshaft).

Motor do Passat: comando único no cabeçote.
Motor do Passat: comando único no cabeçote.

   

A importância do comando de válvulas para o funcionamento de um motor é que ele dita o regime de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. Assim, sua configuração dirá qual será a personalidade daquele motor. Em linhas gerais, sendo bem objetivo, há duas variáveis de fácil observação num comando de válvulas. Em primeiro lugar, a sua graduação. Este índice nos diz por quanto tempo a válvula acionada por aquele ressalto ficará aberta. Desta forma, um comando com 254º de duração na admissão manterá as válvulas abertas por menos tempo do que um comando com 268º. O mesmo vale para os ressaltos que acionam as válvulas de escape. Outro fator facilmente verificável em um comando de válvulas é o seu levante (ou lift). Esta variável nos diz quanto o ressalto que aciona aquela válvula a abrirá. Por exemplo, um comando com 11mm de levante abre mais aquela válvula do que um comando com 9,5mm de levante. Isto posto, podemos dizer que quanto maior for a graduação e o levante de um comando de válvulas, mais potência ele irá proporcionar. Obviamente, isso implica em uma sintonia com a carburação (ou injeção).

Diagrama do funcionamento do comando de válvulas em motores do tipo SOHC.
Diagrama do funcionamento do comando de válvulas em motores do tipo SOHC. O comando atua determinando o tempo e intensidade de abertura das válvulas.

 

Acerca do comportamento do motor, podemos dizer, de forma sucinta, que um comando de baixa graduação e levante moderado privilegiam o torque e a potência em baixas rotações, sendo mais indicados para o uso comum. Ao passo que comandos de graduação mais elevada (280º, 288º, 296º, 304º, entre outros) e levantes mais agudos (11,5mm, 12mm, 13mm, etc.), entregam o torque a e potência em rotações mais altas. Assim, além do aumento de potência, isso traz também um consumo mais elevado, além de uma marcha lenta irregular, sendo mais indicados para fins de performance.

Há outros quesitos a serem analisados em um comando de válvulas como o lobe center e o overlap (ou cruzamento de válvulas). Mas a explanação sobre esses índices implica em explicações mais técnicas que não são o foco desta matéria. Assim, debateremos agora os comandos e carburadores que o Passat utilizou no Brasil, cujas versões podem ser identificadas pela sigla estampada em alto relevo na peça.

  

Comando 049

Comando de válvulas 049

O comando 049 equipou, inicialmente, todos os Passat entre 1974 e 1982. Nesse período, eles foram produzidos com motorização BR (1.5) ou BS (1.6), à gasolina ou álcool. Posteriormente, nos anos de 1984 até meados de 1986, o comando 049 equipou também os motores 1.8 utilizados nos Passat Plus (versão produzida apenas em 1984) e GTS Pointer, que foram os primeiros Passat com esta cilindrada, até o lançamento do motor AP-1800S .

Com relação à medidas e à dirigibilidade, o comando 049 possuía 260º de duração com 9,8mm de levante tanto na admissão quanto no escape. Esta configuração proporcionava um regime de funcionamento polivalente, ou seja: bom torque em baixas rotações e fôlego de sobra para uma condução mais esportiva, notadamente nas versões com carburador de corpo duplo.

Tendo em vista que este comando equipou os Passats no Brasil por 11 anos, listamos abaixo as versões que ele equipou, designando também o motor e o carburador.

Motor (sigla) Cilindrada Carburador Versões
BR 1.5 Solex H-35 PDSIT de corpo simples L, LM, LS, Standard, Surf, 4M, TS (álcool)* e LSE (álcool)* até 04/ 1982
BS 1.6 Solex 32/35 TDID de corpo duplo TS e LSE (gasolina) até 04/1982
BS 1.6 Wecarbrás Mini-Progressivo (Weber 450) de corpo duplo LS, LS Série Especial, TS e LSE de 05/1982 até 08/1982
UE (até 077.953 – álcool)
UD (gasolina)
1.8 Brosol 2E7 de corpo duplo Plus** e GTS Pointer

* Os Passat TS e LSE à álcool produzidos até março de 1982 utilizavam o motor BR (1.5) como qualquer Passat à álcool neste período.

** O Passat Plus foi produzido apenas na versão à álcool.

 

Comando ZBA

Comando de válvulas ZBA

 

O comando ZBA surgiu na linha 1983 com o novo motor 1.6 MD-270, também chamado de “Motor Torque”. A nomenclatura se devia à nova diagramação do comando de válvulas que privilegiava o torque em baixas rotações. Este comando de válvulas possuía 254º de duração e 9,3mm de levante tanto para a admissão quanto para as válvulas de escape. Com essas características, a ideia da VW era proporcionar uma condução mais econômica, pois, teoricamente, o motorista sentiria menos necessidade de pressionar o acelerador. Empiricamente isso se traduz num motor com muito torque em baixa, mas “preguiçoso” em altas rotações.

O comando ZBA só equipou Passat com motor 1.6, seja MD-270 ou AP, à gasolina ou álcool, conforme a tabela abaixo.  

Motor (sigla) Cilindrada Carburador Versões
UC, BW, UN e UP 1.6 Wecarbrás Mini-Progressivo (Weber 450) de corpo duplo Special, LS, LS Village, GL Village, GLS, Sport, GTS, GTS Pointer*, LSE, LSE Paddock e LSE “Iraque”

* O Passat GTS Pointer utilizou o motor 1.6 até junho de 1984.

 

Comando 049G

Comando de válvulas 049G

O comando 049G foi utilizado no motor AP-800S, usado a partir da linha 1986 nas versões esportivas. O 049G é um comando de válvulas assimétrico: os cames da admissão tem 260º de duração com 9,8mm de levante, enquanto os cames de escapamento tem 266º de duração com 10,8mm de levante. Na prática, isso se traduz em um veículo ágil e veloz, com uma boa resposta em baixas rotações e elasticidade para girar rendendo até 5500/6000rpm. O Passat GTS Pointer foi um dos carros nacionais mais rápidos de sua época. Com uma velocidade final de cerca de 180km/h, ele protagonizou os sonhos de muitos jovens na segunda metade da década de 1980.

A tabela a seguir lista as versões do Passat que utilizaram o comando 049G.

Motor (sigla) Cilindrada Carburador Versões
UE (desde 077.954) 1.8 Brosol 2E7 de corpo duplo com 2º estágio à vácuo Flash e GTS Pointer

 

Sobre o autor

Roberto Vilela é professor e possui um Passat LS Village 1984 e um Ford Landau 1982. Ele também faz parte da Comissão Técnica do Passat Clube – RJ.

9 comments

  1. Ótima matéria. Mas ainda faltou citar o “ZBA-B”, que era uma alternativa ao ZBA, o 049H, que trazia junto como alternativa o 049J e ainda o 053-1, que foi usado nos ultimos 1.5 e posteriormente aproveitado na linha santana 2.0 a gasolina. tenho algum material oficial aqui e no que precisar para complementar, está a disposição.

  2. Muito obrigado pelas explicações acima!, aliás o site todo principalmente a parte do carburador miniprogressivo e h35, sou fanático por carburadores.
    Só faltou o 49g né?
    Obrigado

  3. Desculpe….quis dizer 49H hehehe

  4. Boa noite a todos! Por acaso alguém tem informações sobre o comando 056B? Meu LS 1976 está com um deste e não encontrei referência alguma no Google… Desde já agradeço.

    • Vinicius, o 056.B originalmente vinha de fabrica nos motores “AP” 1.3 ( que lá fora tinha a sigla ZF e ZA), que eram oferecidos lá fora. Não tivemos esse motor no brasil, mas ele é praticamente o mesmo motor BR 1.5 que tivemos aqui, porém com o curso reduzido para 1.3L. Esse comando que esta no seu carro, com certeza é original de fabrica e o motivo para ele ter saído com ele, é que a fabrica deve ter aproveitado algum lote desse comando, já que lá fora os BR 1.5 também usavam esse comando. Então ão haveria probelma em aproveita-los por aqui. apesar de não ser mencionado no catalogo oficial para o Brasil. Espero que tenha ajudado a esclarecer, na medida do possível.

  5. Boa pergunta Vinicius!, no ML tem um cara vendendo 2 desse à muito tempo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *