Home / A história da Home-Page do Passat

A história da Home-Page do Passat

Em 1996 a internet ainda engatinhava no Brasil. O número de provedores de acesso começava a crescer e aos poucos o computador ia se popularizando. Se por aqui ainda eram poucos os usuários de internet, ainda mais raros eram os sites criados e hospedados por brasileiros. A Volkswagen havia deixado de produzir o Passat a apenas 8 anos e na visão da maioria era apenas mais um carro fora-de-linha. Não havia nada disponível na “grande rede” sobre o Passat brasileiro e surgiu a idéia: por que não homenagear este marco da indústria automobilística nacional?

Mas como criar um site na internet? Como hospedá-lo? Em 1996 não eram populares os sites de hospedagem gratuita, nem mesmo as ferramentas disponíveis hoje para montar um site. O primeiro passo foi juntar velhas revistas e digitalizar algumas fotos, utilizando um então atualíssimo scanner de mão (256 cores), gentilmente cedido por um amigo. O conhecimento de comandos básicos de HTML, assim como ícones e plano de fundo, foram obtidos através de um site português. E assim, em 19 de agosto de 1996, surgiu a Home-Page do Passat, um dos primeiros sites brasileiros sobre automóveis e o primeiro dedicado ao Passat nacional! A versão inicial do site era hospedada nos servidores gratuitos do Geocities e tinha um aspecto simples, poucas fotos e algumas curiosidades sobre o modelo. Na falta de ferramenta adequada, foi totalmente digitada no Bloco de Notas do Windows e testada no Netscape. Por característica do Geocities, a URL era complexa e não continha o nome do site.

Home-Page do Passat: logotipo usado na abertura do site aproximadamente entre 1998 e 2002
Logotipo usado na abertura do site aproximadamente entre 1998 e 2002

Curiosamente, após pouco mais de 1 hora do site no ar recebemos o primeiro e-mail, de um brasileiro que navegava pelos sites do Geocities quando encontrou a Home-Page do Passat. Dado o pequeno número de usuários de internet no Brasil em comparação aos dias atuais, o número de visitas ao site era modesto. Alguns amigos se mantém até hoje, após 2 décadas, como visitantes do site.

Em meados de 1997 o layout do site foi alterado pela primeira vez, ganhando um menu de opções no canto esquerdo da tela e novas áreas para os usuários. Logo foi criada a Galeria dos Visitantes, com a intenção de que os donos de Passat pudessem mostrar o seu carro para os demais “passateiros”. Nos anos seguintes o conteúdo do site foi sendo aprimorado e algumas informações técnicas adicionadas, contando com a colaboração de usuários. Uma área de classificados foi criada atendendo a pedidos.

Por volta do ano 2000 fomos obrigados a procurar um provedor com mais espaço para os arquivos. A Home-Page do Passat migrou para a hpG e finalmente conseguimos uma URL mais simples para os visitantes decorarem e por isso o site passou a ser conhecido popularmente como “HP do Passat”. O site ficou hospedado nesse provedor até o início de 2003, quando a compra do mesmo pelo iG limitou drasticamente o espaço disponivel e fomos obrigados a fazer a terceira mudança, desta vez para o provedor Kit.net.

Por ironia do destino, poucos meses depois o mesmo problema atingiu o novo provedor e a solução encontrada foi finalmente utilizar um domínio próprio. Em agosto de 2003, quando o site comemorava 7 anos no ar, a Home-Page do Passat inaugurou o domínio www.hpdopassat.com.br. Também em 2003 o site passou por uma grande reformulação, ganhando novo layout e novas áreas. O ano foi marcado ainda pelo início da interação entre os visitantes, com a criação da lista de discussão hospedada no Yahoo Grupos em janeiro e de uma área para o site no fórum do site Volkspage.

Home-Page do Passat: layout usado entre 2003 e dezembro de 2008
Layout usado entre 2003 e dezembro de 2008

A partir dessa época passamos a contar com a ajuda de amigos de diversos estados para publicar a cobertura dos eventos de Passat ou carros antigos em geral que acontecem no Brasil. Além disso, conversas na lista de discussão proporcionaram a realização do 1º Encontro Nacional de Passat, realizado em dezembro de 2004 na capital paranaense com a organização do Passat Clube de Curitiba. Aos poucos, o conteúdo foi sendo diversificado com a disponibilização de material de referência como propagandas, manuais e vídeos de comerciais antigos.

Home-Page do Passat: o fórum próprio foi criado em 2006 e no ano seguinte passou a exibir este layout
O fórum próprio foi criado em 2006 e no ano seguinte passou a exibir este layout

No final de 2005 a área do fórum foi transferida para o site Santana Fahrer Club, onde até hoje ela existe. Porém, em novembro de 2006, entrou no ar o fórum próprio da Home-Page do Passat, alcançando rapidamente um bom número de participantes e tópicos postados, além de oferecer a clubes de diferentes estados, alguns dos quais criados a partir da reunião de usuários do próprio fórum e da lista de discussão, a possibilidade de divulgarem seus eventos. E através do fórum surgiram os entendimentos para a realização do 2º Encontro Nacional do Passat, realizado em junho de 2007, novamente com total apoio e organização do Passat Clube de Curitiba. A partir daí, passou a ser natural a organização de novas edições do evento, realizadas em junho de 2009 e abril de 2011, com o mesmo sucesso de sempre. Em 2014 mudamos um pouco e experimentamos a cidade mineira de Caxambu, já conhecida dos donos de Passat por outros eventos, principalmente o Blue Cloud, para realizarmos o 5º Encontro Nacional do Passat, durante 3 dias, desta vez com a organização do Passat Clube – RJ. Com a migração de usuários para as redes sociais e alguns problemas técnicos, o fórum foi descontinuado em 2016.

Home-Page do Passat: layout usado pelo site entre 2008 e agosto de 2015
Layout usado pelo site entre 2008 e agosto de 2015

Em dezembro de 2008, uma nova reformulação no visual do site, além da reorganização das áreas existentes e a criação de outras novas, como esta. O blog é criado em junho de 2012, trazendo espaço para notícias rápidas e curiosidades. E em agosto de 2015 o site ganha um upgrade em sua plataforma, com novo desenho e compatibilidade com dispositivos móveis. Mesmo com mais 20 anos no ar e após quase 30 anos do Passat ter sido retirado de linha, o número de visitantes continua aumentando, mostrando que o nosso objetivo de preservar a história desse modelo vem sendo alcançado dia após dia, com a ajuda de todos os proprietários e admiradores do Passat.

4 comments

  1. Procurei um Passat 1975 + ñ axei vi q foi poblicado q o Passat começou a ser fabricado em 1976 + q eu seu começou em 1974 ,e eu possuo um Passat 1975 azul ok obgd.

  2. muito legal sou de sp como faço para participar dos encontros em sp

  3. Boa noite,
    Gostaria de saber se alguém pode me ajuda comprei um Passat azul 4 portas de 1986 e modelo 1987 ele ta 80% original tirando o motor que não é dele por dentro tudo original cinza e carpete alto só que tenho um amigo que tem um também mesma cor azul e ano maispor dentro é vinho e no documento costa LSE e o meu só consta LS alguém sabe por que

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *