Home / Artigos / Home-Page do Passat: 20 anos

Home-Page do Passat: 20 anos

20anos_600px2Como acontece quase todo ano, mais uma vez fazemos o registro desta data. Ultimamente eles eram feitos no blog, mas desta vez o registro merece ficar aqui, mais acomodado na área de Artigos. Afinal, é uma data mais do que especial! Neste 19 de agosto de 2016, dia da publicação deste texto, comemoramos 20 anos da Home-Page do Passat, o primeiro site brasileiro totalmente dedicado ao nosso Passat!

Não é a intenção deste texto lembrar como tudo começou, apesar de ser difícil não pensar naquela época. E mais difícil ainda não se arrepender de ter perdido a primeira versão do nosso site, tão pequena que caberia em um disquete. Sobre isso, apenas preparamos uma simulação do título do site que o visitante visualizava ao acessar a página principal. Você pode ver isso tanto na imagem que abre este artigo quanto um pouco mais abaixo, em tamanho maior. O arquivo da imagem do GTS Pointer utilizado é exatamente o mesmo, digitalizado de uma revista Quatro Rodas há 20 anos, pois pelo menos este arquivo acabou se salvando.  Os demais detalhes sobre a criação do site já estão em nossa área “Quem Somos“, lembrando como não era tão simples fazer um site quanto se é hoje. A tecnologia avança, e felizmente isso nos ajuda. Se naquela época seria inviável hospedar um site de caráter pessoal com a quantidade de fotos e informações atuais, aos poucos esse cenário mudou e ficou mais fácil colocar todo tipo de material ao alcance dos cliques dos interessados.

E desde o início da Home-Page do Passat, outras coisas também mudaram. Em 1996, o Passat mais antigo era apenas um “rapaz” de 22 anos de uso e o mais novo uma “criança” no seu oitavo ano de vida. Havia poucas pessoas realmente interessadas em manter sua história, em preservar seus exemplares. O Passat estava em uma fase pelo qual passam todos os carros de produção em série, sendo em sua maioria apenas carros “velhos” de uso, que seriam trocados assim que possível por modelos mais novos. Hoje o Passat mais antigo produzido no Brasil tem 42 anos e o último tem 28 anos. Quase todas as unidades produzidas no Brasil podem ser consideradas oficialmente veículos antigos. Nesses últimos 20 anos surgiram clubes e colecionadores especializados no modelo, estes últimos quase sempre da geração que viu o Passat viver seu auge e sonhavam com um quando crianças ou adolescentes, e outros proprietários que podem não se considerar colecionadores, mas conservam um belo Passat em sua garagem. Se em 1996 um Passat em bom estado era apenas mais um carro pelas ruas, circulando de maneira discreta, em 2016 sua presença no trânsito é bem mais rara, chamam a atenção, despertam lembranças e curiosidade. As conhecidas frases então ouvidas por donos de outros carros antigos (“Meu tio teve um igual!”, “Foi meu primeiro carro”, “Quando eu casei, tinha um carro desses”, etc.), hoje são direcionadas  também aos donos de Passat.

Em 1996, era assim que os visitantes viam a parte superior da página principal do site.
Em 1996, era assim que os visitantes viam a parte superior da página principal do site.

 

Em agosto de 2015, no aniversário de 19 anos da Home-Page do Passat, trouxemos pra vocês um site totalmente reformulado, mais fácil de navegar e de atualizar. O resultado pôde ser visto neste período, com mais artigos novos do que o habitual, alguns assuntos mais aprofundados sobre a história do Passat contada por modelos que o antecederam e se relacionam diretamente com o seu lançamento, a volta das publicações dos eventos estaduais… Mas ainda temos bastante material pra publicar, dúvidas pra resolver e debater. E não, não esquecemos do nosso fórum. Continuamos estudando uma boa forma de voltar com ele ou pelo menos com uma forma de consultá-lo. Assim como continuamos com o ideal de fazer com que este espaço, criado há duas décadas sem grandes ambições, seja reconhecido por possuir um conteúdo diferenciado, com informações que ajudem os proprietários e admiradores do Passat a sanar dúvidas, resolver problemas, conhecer melhor o seu carro e a sua história. E não apenas ser um simples divulgador de fotos. Ou seja, queremos continuar sendo uma fonte de consulta para um público que gosta de ler e se informar.

Lá vamos nós, iniciando a terceira década de vida. E com fôlego renovado! Teremos mais 20 anos pela frente? Na velocidade com que a tecnologia avança e na internet tudo pode mudar, é impossível dizer. Mas o fato é que nossa estrada não chegou ao fim. Ainda temos muitos quilômetros de asfalto liso e sem limite de velocidade pra percorrer. A Home-Page do Passat agradece a companhia de todos os leitores ao longo desses anos! Continuem com a gente!

3 comments

  1. Parabens pessoal, um site otimo e cheio de informações.

  2. Sensacional, estas 2 décadas de espaço cibernético dedicado ao passat, parece até que passou rápido, mas a história que foi construída ao redor dessa primeira HP é animal, puxando rápido na memória aqui, em meados dos anos 2000 teve um grupo de emails, o grupo no Yahoo com os primeiros passateiros debatendo, depois o fórum (que jamais poderia ter saído do ar, :D), aí passou pelo Orkut, chegou no facebook, whatsapp, e sabe-se lá onde irá parar, mas o melhor disso tudo é a qualidade e quantidade de informações, materiais, fotos, documentos, etc.. que são importantes para a história do carro, para que as pessoas possam confirmar modelos pelo ano de fabricação, seus respectivos ítens de série e acessórios de época (de fábrica ou não), catálogos de cores, tipos de bancos e tecidos utilizados, rodas, e até mesmos sutis diferenças entre um ano e outro (em alguns casos de uma primeira série para outra), enfim, por mais que o passat saiu de linha à 28 anos, ainda temos muita coisa pra adicionar ao site, e para aprender tbm.
    No que precisar, saiba que pode contar comigo aqui, e parabéns pela manutenção da HP nestas décadas, e que o material do fórum volte com força, para adicionar ainda mais informações aqui!
    Abrs!

    Saymon / Naimme

  3. Parabéns home page do passat. Sou inscrito desde 2004 quando eu tinha apenas 15 anos. Sempre acompanhando e consultando o fórum mas sem grandes colaborações. Agora com 27anos já conheço e consigo sanar bastante dúvidas dos amantes com menos experiência. Agradeço a quem dedicou tempo a manutenção desta página e espero cada segundo que apareça uma solução para podermos acessar o conteúdo do fórum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *